logo-blog
empregada domestica

Faxina e os principais cuidados de limpeza no verão

Índice

A limpeza no verão pede um cuidado redobrado, pois essa é a época mais quente do ano e precisamos de um local agradável para estar. Nessa época ocorrem mudanças repentinas no tempo, com chuvas de curta duração e elevação na temperatura.

Para que os ambientes fiquem limpos, é importante que haja colaboração de todos que frequentam aquele lugar.

Isso não significa que todos os dias precisa de alguém para fazer uma faxina geral no local, mas o ideal é realizar essa tarefa uma ou duas vezes no mês, podendo contratar uma empresa especializada.

O verão é uma das estações que as pessoas mais esperam durante o ano, pois sol e calor são ótimos convites para aproveitar o dia.

Mas apesar desse clima favorável, não podemos esquecer os cuidados com a casa, que devem ser redobrados, uma vez que o verão é propício para o surgimento de:

  • Moscas;
  • Baratas;
  • Mofo;
  • Umidade.

Neste artigo abordaremos as principais dicas de limpeza para você manter sua casa sempre eaconchegante no verão.

Algumas dicas para limpeza no verão

Pontuamos os principais itens que você precisa estar atento durante o verão para manter a faxina de sua casa em dia.

Persianas e cortinas

É preciso limpar persianas com frequência, pois elas acumulam muita poeira, o que acaba prejudicando a saúde de pessoas com problemas respiratórios.

As cortinas podem ser facilmente afetadas pelo mofo, principalmente pelo fato delas ficarem em um ambiente fechado boa parte do tempo.

Uma mistura de vinagre e bicarbonato podem resolver o problema, passando na região afetada e deixando agir por um dia, tirando o excesso no dia seguinte. Depois você deve deixar secar ao sol, caso o tecido permita, ou então coloque em um local arejado.

Mas caso você não consiga ou possa fazer isso sozinho, pode contratar uma empresa especializada, como uma empresa de lavagem de persianas.

Olhe a conservação das mangueiras da máquina de lavar

Se as mangueiras da máquina de lavar já tiverem mais de dois anos de uso, pode ser a hora de trocá-las. Fique atento para trincas ou saliências nas extremidades da mangueira, pois isso significa um estado de má conservação.

Móveis

É importante e sempre bom manter os móveis limpos, principalmente aqueles que não utilizamos muito, pois pode ocorrer dele acumular muito mais pó.

Ar-condicionado

Para se ter um ambiente climatizado que gere conforto e bem-estar, é fundamental manter a limpeza do ar-condicionado em dia. É importante limpar filtros, as entradas de ar e a bandeja de condensado, onde a água é despejada.

Jamais faça a limpeza do ar-condicionado com ele ligado na tomada, e caso não saiba manusear, procure a ajuda de um profissional. Empresas que fazem a instalação de ar condicionado split contam com profissionais técnicos e credenciados.

Estar limpo e com as manutenções em dia vai prevenir seu equipamento contra panes por acúmulo de poeira, dando um maior tempo de vida para o aparelho.

Além disso, pode ajudar a economizar energia, pois um ar-condicionado em mau estado costuma gastar mais eletricidade, e preservar a saúde de quem o utiliza.

Área de lazer

Cuide da área de lazer para que ela esteja sempre limpa e arejada. Regue as plantas do local e cuide para não ficar água parada onde podem proliferar mosquitos transmissores de doenças, como a dengue.

Cuide da piscina

Durante o verão, é essencial utilizar uma capa para proteção de piscinas, evitando folhagens e insetos indesejados.

O serviço de manutenção de piscinas é essencial para mantê-la limpa devido à frequência de uso dela durante essa época do ano, além de simplesmente utilizar os produtos certos na água.

Fatores como o excesso de protetor solar cria uma camada gordurosa na superfície da água, que dificulta o tratamento e colabora para a corrosão e incrustação do sistema de filtragem.

Principalmente durante os períodos chuvosos, é preciso estar atento para o aparecimento de algas e demais microorganismos que podem liberar toxinas que causam conjuntivites, otites e outras inflamações leves.

Para a proteção de sua piscina, invista em uma boa tela para piscina e mantenha-a limpa por mais tempo.

Limpe os vidros das janelas e portas

Como nessa época do ano ocorrem muitas tempestades e chuvas esporádicas, isso suja e danifica os vidros da casa. O ideal é fazer a limpeza a cada 15 dias para mantê-los em bom estado.

Enquanto estiver tomando banho, deixe as janelas abertas

Essa é uma dica que vale para todas as estações do ano, pois com as janelas abertas você impede que a umidade fique retida no cômodo e crie mofo nos cantos.

Como cuidar do jardim

É durante o verão que as pragas mais se proliferam, então é necessário ficar muito atento com suas plantas. Evite podas durante essa estação, uma vez que as plantas estão na fase dos novos brotos, que florescerão na primavera.

Não se esqueça de regar suas plantinhas com maior frequência, pois elas sentem o calor e transpiram mais durante o verão.

Limpeza de peças em tecidos de fibra natural

Se a sua banqueta inox piscina possui fibra natural, você deve ficar atento. Principalmente tecidos de algodão que ficam muito tempo guardados acabam sofrendo com o mofo.

Para ajudar a eliminar esse vilão, o limão é um grande aliado, de forma que você pode aplicar suavemente na região afetada e depois lavar a peça.

A cozinha é o principal cômodo

Um dos grandes problemas do verão é o aparecimento de moscas, pois o clima é favorável para a proliferação desses insetos. Elas são atraídas normalmente pelo cheiro de comida, em especial das frituras.

Outro inseto muito comum são as baratas, que aparecem principalmente à noite, sendo atraído principalmente pelo cheiro, por isso é tão importante manter a casa limpa.

Moscas e baratas adoram a cozinha, e dessa forma é fundamental manter a limpeza desse cômodo sempre em dia. Limpe louças e armários com frequência, bem como o chão. Existem muitos produtos que você pode utilizar para sua faxina.

Lembre-se de limpar esquadrias de alumínio portas e janelas para evitar o acúmulo de poeira, e não se esqueça: evite de todas as formas deixar restos de comida descobertos, pois isso é um prato suculento para moscas e baratas.

Evite o mofo

Como vivemos em um país tropical, com o verão costumam vir as chuvas, e o mofo adora o aumento da umidade. Se a casa ficar muito tempo fechada, é ainda mais propício para a formação desse grande inimigo dos problemas respiratórios.

Dessa forma, é fundamental criar o hábito de abrir portas e janelas sempre que possível, visando garantir a ventilação da casa, bem como a entrada de luz solar.

Nesse sentido, o banheiro é o cômodo que mais merece atenção, pois além da umidade natural do ar, o chuveiro pode viabilizar o aparecimento de mofo e limo no box e nos rejuntes.

Não se esqueça da área dos pets

Para quem tem animais de estimação em casa, é preciso também manter todo o cuidado durante o verão, afinal eles soltam pelos, sujam as patas e podem fazer suas necessidades no lugar errado uma vez ou outra.

O grande problema é que durante o verão o cheiro de urina se alastra pela casa toda, tornando o ambiente desagradável. Para limpar corretamente o chão de sua casa, você pode investir em uma lavadora elétrica de piso.

Conserve a limpeza do seu carro

Para a conservação do seu veículo durante o verão, a principal dica diz respeito à limpeza. Jamais lave o carro em dias excessivamente quentes e diretamente sob o sol, pois os raios solares podem prejudicar a pintura.

Além disso, o calor aliado com o sabão pode fazer o produto secar muito rápido, deixando manchas na lataria. Outra dica antes de lavagem é se certificar que o motor e a carroceria estejam frios, evitando choques térmicos.

Esteja sempre atento quanto aos líquidos do carro para que não sequem. Você deve sempre verificar a água do limpa-vidros e principalmente o nível de água e aditivo do radiador.

Considerações finais

O verão é uma época do ano que nos remete calor, relaxamento e férias. É a época de tirar os guarda-sóis do armário e aproveitar os móveis de fibra sintética área externa.

É hora de ir à praia, piscinas e clubes, mas não podemos nos esquecer de nossa casa e dos cuidados com ela.

Neste artigo você viu uma série de dicas de como cuidar de sua casa no verão, minimizando os problemas gerados nessa estação, como o mofo.

Todos os cantinhos da casa devem ser bem cuidados para oferecer qualidade de vida e bem-estar para todos que moram ali.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

cozinheira

Benefícios de contratar um cozinheira profissional

Contratar uma cozinheira profissional vai além de simplesmente trazer alguém para preparar refeições; é investir em uma experiência gastronômica personalizada que transforma o ato de

Categorias