logo-blog
Search
checklist

Faça um checklist de deveres para sua empregada doméstica

Índice

Para garantir que você não esteja esquecendo nenhum item na sua compra mensal no supermercado, é importante contar com o auxílio de uma lista, uma espécie de catálogo onde possa ser possível fazer um checklist sobre cada produto a ser adquirido.

Contexto esse que também é válido para muitos outros projetos, desde as suas tarefas a serem concluídas no seu trabalho, os níveis a serem alcançados dentro de um investimento ou até mesmo as atividades de faxina a serem feitas em sua casa.

Uma organização que se mostra cada vez mais importante se levarmos em conta a alta quantidade de afazeres que uma pessoa recebe todos os dias. Isso com um tempo cada vez mais escasso, resultado do estilo dinâmico que a sociedade vem adotando para si.

Ponto esse que pode envolver as suas responsabilidades no trabalho, o tempo reservado para navegar nas redes sociais, assim como o seu projeto de ficar em dia com todos os seriados e programas televisivos que você possa estar assistindo no momento.

Uma alta quantidade de atividades que acaba fazendo com que as pessoas recorram à ajuda profissional para conseguirem lidar com todas suas tarefas e responsabilidades, o que inclui uma empresa de reforma de apartamento para quem busca renovar sua casa.

Mesmo frente a isso, ainda existem certas exigências a serem feitas a esse indivíduo, até mesmo para que seja possível garantir com que o melhor tipo de trabalho seja concluído, sendo preciso sua aprovação para certas decisões, assim como compra de materiais.

Relação similar a quem contrata os serviços de uma profissional de limpeza, sendo necessário manter sua despensa cheia dos produtos que serão usados na faxina, explicar como cuidar de alguns itens mais delicados, além de outras atividades similares.

Situação válida tanto para o campo residencial como para o meio empresarial, com um escritório tendo que adquirir uma varredeira manual de piso para garantir um melhor resultado em relação a limpeza diária da empresa para receber bem seus clientes.

Esse próprio escritório em si precisa adotar um bem estruturado sistema interno para garantir com que seus colaboradores recebam suas ordens de forma adequada, facilitando a conclusão de suas responsabilidades conforme é esperado pelos seus contratantes.

Cenário que acaba também por se relacionar com a conexão a ser desenvolvida entre um indivíduo e o seu profissional doméstico de limpeza contratado, que devem se comunicar de forma adequada para garantir até mesmo uma arrumação mais adequada de sua casa.

Limpeza essa que pode ser facilitada através de algo simples, mas importante, como é o caso de uma lista de atividades domésticas.

As vantagens de se montar uma planilha de limpeza

O melhor controle das suas finanças pode ser conquistado por meio de uma planilha de gastos, uma tabela onde é possível registrar os seus mais diversos gastos, de moradia à alimentação, facilitando a identificação de custos que poderiam até mesmo ser reduzidos.

A grande questão em relação a essas listas é que elas podem ter uma aplicação não apenas em relação às suas finanças, mas também para muitos outros projetos a serem mantidos dentro do seu cotidiano, o que pode incluir a sua citada lista de compras.

Instrumento este de grande valor também para quem pensa em se casar, montando uma lista com presentes a serem recebidos para evitar que o casal seja presenteado com vários pratos, quando na verdade a dupla precisa de uma capa coladinha para sofá retrátil.

Essa valorização em cima de tais listas de atividades acaba ocorrendo também quando falamos sobre o desafio de manter uma casa bem organizada, começando pela ordenação das tarefas que devem ser executadas no dia a dia para manter um ambiente limpo.

Um checklist que deve ser desenvolvido até mesmo em parceria entre uma empregada doméstica e a pessoa que a contrata, para assim garantir a melhor organização possível de uma casa, de acordo com as necessidades de todos os envolvidos nessa relação.

Ação que pode garantir então:

  • Limpeza constante;
  • Serviço de maior qualidade;
  • Melhor uso do tempo;
  • Redução de gastos com produtos de limpeza.

Pontos esses que podem ser garantidos através de algo simples como uma lista organizada sobre as atividades de limpeza a serem executadas em sua casa. O que deve incluir também o tipo de arrumação a ser garantido, existindo três tipos a serem considerados.

Diferente formatos de limpeza

A arrumação de uma casa e de uma empresa passa por diferentes responsabilidades, com o mesmo podendo ser dito sobre muitas outras particularidades, como os diferentes projetos a serem adotados em relação a uma instalação de ar condicionado multi split.

Especificamente sobre os métodos de limpeza, é preciso destacar três formatos em especial, sendo eles:

Limpeza simples

A limpeza em si lida com aquelas atividades a serem executadas para garantir com que um ambiente seja arrumado da melhor forma, o que inclui atividades como passar o pano, tirar a poeira dos móveis, entre outras ações necessárias para que tudo fique limpo.

Faxina pesada

Já a faxina trabalha com ocupações que exigem uma maior atenção e esforço, como o hábito de lavar o banheiro, limpar os armários da cozinha com um desengordurante ou até mesmo limpar a cascata em inox presente na sua banheira.

No geral se tratam daquelas atividades que costumam ser feitas em um ritmo menor, como uma ou duas vezes ao mês.

Arrumação constante

Por último se destacam aquelas ações que são feitas no seu cotidiano, o que inclui atividades como:

  • Varrer a casa;
  • Arrumar a estante;
  • Lavar a louça.

Até mesmo a Aplicação de insulfilm residencial pode entrar nessa lista de atividades a serem executadas dentro de um maior ritmo.

De uma forma geral, cada uma dessas ações deve contar com o auxílio de uma boa organização, seja para quem arruma a própria casa ou então trabalha junto de uma empregada doméstica, o que pode ser garantido através de um bom checklist.

E para que essa lista seja construída da melhor forma possível, existem alguns pontos que merecem uma atenção em particular.

Produzindo uma boa lista de afazeres

Se uma organização na sua limpeza pode fazer ela seja feita de maneira mais eficaz, não é preciso destacar muito sobre a necessidade de lidar com um método melhor de arrumação também acerca da lista de afazeres domésticos.

Para garantir a qualidade desse checklist, é essencial começar pela listagem de tudo o que precisa ser feito na arrumação da casa, desde atividades básicas, como tirar a poeira todos os dias, até pontos que precisam de uma atenção mais específica.

Questão que vale tanto para sua casa como para a organização de um negócio, como um restaurante que precisa limpar o seu elevador de carga alimentos de forma periódica, até mesmo para evitar que seus produtos sejam prejudicados por contato com bactérias.

Diante disso, é válido também definir qual deve ser a frequência acerca de cada uma dessas atividades de limpeza, seguindo um período que pode ser:

  • Diário;
  • Semanal;
  • Quinzenal;
  • Mensal.

Uma frequência que deve ser discutida até mesmo de forma a anterior à contratação deste profissional de limpeza, optando pelos serviços de uma diarista ou pela admissão de uma funcionária que possa limpar sua casa todos os dias da semana.

Ponto esse que deve levar em conta o próprio tamanho de sua residência, já que diferente de um apartamento, uma mansão pode exigir tanto o auxílio de diversos profissionais, como também pela presença de um ritmo maior de limpeza e higiene.

Além da produção de uma lista sobre as tarefas a serem cumpridas, é importante conversar com sua empregada doméstica para que a própria possa produzir sua própria lista, nesse caso sobre os materiais de limpeza que devem ser comprados para realizar uma faxina.

Acerca da construção de um checklist de atividades domésticas, também é importante desenvolver uma organização acerca da ordem das tarefas a serem realizadas, levando em conta a precisão de uma faxina por locais ou até por dias da semana.

Um cronograma que pode ser produzido de forma mais prática ao recorrer aos serviços de sites e aplicativos de grande utilidade nesse sentido, sendo possível até mesmo marcar quais foram as atividades que já foram executadas, assim como aquelas que faltam.

Tudo isso a garantir uma melhor rotina de limpeza em sua casa, incluindo o ato de varrê-la todos os dias, assim como a higienização semanal de uma porta para sala de alumínio, evitando o acúmulo de sujeiras que podem até mesmo prejudicar o seu uso.

E de uma maneira geral, para se garantir uma boa relação com sua empregada doméstica, mantendo também uma melhor arrumação da sua casa, é ideal a produção de uma lista de tarefas, de forma a manter um controle sobre tudo o que precisa ser feito nessa residência.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar