img-famyle-logo-cor-horizontal
home care

Existe alguma empresa especializada em home care?

Índice

As empresas de home care são uma excelente alternativa para aquelas pessoas que possuem um familiar que precisa de cuidados de enfermagem, pois o paciente recebe toda a assistência necessária, só que no conforto do lar e ao lado de quem ama.

Já faz um tempo que a expectativa de vida das pessoas tem aumentando, e a terceira idade pode ser muito gratificante, seja para passar um tempo com os netos, filhos ou os demais parentes, mas é justamente nessa etapa da vida que os cuidados devem ser redobrados.

Esses cuidados em alguns casos podem acabar sobrecarregando um parente específico, afinal todos têm suas vidas, seja como dono de uma fábrica de sacos plásticos para embalagem ou funcionária de uma indústria, enfim.

Neste cenário o idoso não quer ser um peso na vida de ninguém, afinal ele entende o amor e carinho do cuidado, mas sabe que a outra pessoa precisa viver a vida dela, nesse caso muitas vezes pode acabar negando o serviço, só para não parecer um estorvo.

É importante entender que cuidar da pessoa idosa vai muito além que instalar rampa de acessibilidade e tornar a casa mais acessível, essas pessoas precisam de cuidados especiais e muita atenção.

Por isso que as empresas de home care podem auxiliar e muito em todo esse processo. Para entender melhor sobre esse assunto e como essas empresas podem ajudar você a cuidar do seu familiar, continue lendo este artigo.

Afinal, o que é home care?

Esse termo vem do inglês e significa cuidados do lar, para uma empresa que atribui esse termo oferece serviços exclusivos e direcionados ao atendimento em domicílio para pessoas que precisam de cuidados especiais, como no caso dos idosos.

Esse serviço ajuda com algumas dificuldades como a de locomoção, medicação, além de cuidados de enfermagem. É como se fosse um hospital, só que na tranquilidade do seu lar.

O serviço de home care é diferente de uma cuidadora de idosos particular, pois nesses casos é uma pessoa que cuida do idoso, sem nenhum preparo médico.

O máximo que esse cuidador pode fazer é dar medicamentos, realizar o descarte de lixo hospitalar, mas não terá a experiência de um enfermeiro que sabe exatamente como cuidar dessa pessoa.

Além disso, essas empresas oferecem serviços de profissionais que são capacitados para acompanhar esse idoso ou pessoas com necessidades especiais em sua rotina, sejam eles com dificuldades de comunicação ou outras limitações físicas.

O objetivo principal dessas empresas é possibilitar para essas pessoas:

  • Qualidade de vida;
  • Atendimento humanizado;
  • Acolhimento;
  • Atendimento personalizado.

Com isso os familiares podem ficar tranquilos quanto aos cuidados com os seu ente querido, podendo assim se preocupar com as necessidades da vida, seja em sua fábrica de copo de acrílico descartável com tampa ou nas suas necessidades pessoais.

Como funciona o atendimento médico domiciliar?

Agora que você já sabe como funciona o serviço de home care, saiba como é o atendimento domiciliar aqui em nosso país. Ele costuma ser indicado por um profissional que visa dar mais conforto ao paciente durante o seu tratamento.

Esse serviço é prestado por uma equipe multidisciplinar, que é indicada de acordo com as necessidades da pessoas, e são incluídos serviços como:

  • Exames;
  • Consultas;
  • Aplicação de medicamentos;
  • Internação domiciliar.

Caso ocorra a necessidade de internação, é montada uma estrutura com equipamentos de suporte de vida e monitoramento de forma remota na casa do paciente, afinal esses casos necessitam de cuidados contínuos.

Geralmente o atendimento médico domiciliar mais utilizado é o ambulatorial, que é indicado para pacientes que possuem doenças crônicas ou alguma dificuldade de locomoção.

Quando se contrata esse tipo de serviço, o paciente tem acesso a todos os cuidados que precisam, recebendo assim visitas de outros profissionais de saúde como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos.

Como já dito anteriormente, o serviço de home care é bem diferente de um cuidador de idosos não só pelas roupas brancas e calça para uniforme, mas porque o paciente possui muito mais suporte e cuidados personalizados.

Só para você entender melhor essa diferença, o serviço de home care demanda conhecimentos técnicos na manutenção da saúde para procedimentos específicos que podem ser realizados na casa do paciente.

Sendo assim, os profissionais de home care possuem formação na área da saúde e conseguem administrar medicamentos, além de que o paciente irá receber visitas de outros profissionais para analisar seu quadro clínico e a evolução do tratamento.

Já uma cuidadora de idosos particular funciona como uma espécie de auxílio básico para as pessoas que têm a saúde debilitada ou sofrem com alguma doença realizarem as tarefas do dia a dia, seja tomar um banho, utilizar um tubo de silicone para executar alguma tarefa, enfim.

Desafios do atendimento médico domiciliar?

É importante saber que existem alguns desafios quando o paciente opta por ter um atendimento domiciliar médico, afinal o tratamento é realizado fora da unidade de saúde especializada, com isso podem surgir algumas limitações, principalmente em internações.

Por isso é muito importante estabelecer contato com outros profissionais de saúde que compõem a equipe multidisciplinar do home care, isso ajuda com que todos envolvidos no caso consigam oferecer ajuda no tratamento.

Podemos destacar algumas dificuldades presentes na rotina desses profissionais, como atender a individualidade de cada paciente.

É preciso que tanto a família como a pessoa que está sendo cuidada entenda que é preciso que técnicas e procedimentos precisam ser seguidas, por mais que cada pessoa seja única, os cuidados são universais e precisam ser respeitados.

Nesse caso, esses profissionais precisam da confiança de todos, afinal ele está preparado para realizar todos os cuidados que o paciente necessita.

Além disso, incentivar a autonomia dos cuidadores é um grande desafio, pois como esses profissionais acompanham o paciente a maior parte do tempo, as pessoas podem não saber ao certo até onde vai o trabalho do cuidador e do médico e misturar os papéis.

Uma grande dificuldade também pode ser encontrar profissionais qualificados para o atendimento domiciliar.

Afinal você está a procura de alguém que irá salvaguardar a vida do seu ente querido e não é uma coisa simples como comprar saco de papel branco, muito pelo contrário, é uma decisão difícil que exige muitas etapas.

A escolha errada pode acabar colocando em risco a vida do seu familiar, além que alguns profissionais não cumprem as exigências de registros e conselhos de classe, por isso é fundamental que você cheque todas as informações necessárias antes da contratação.

Normas técnicas necessárias para esse atendimento?

É importante que você saiba que o atendimento domiciliar é regulamentado no Brasil, com isso as empresas responsáveis pelo atendimento médico domiciliar devem possuir convênio com um hospital de retaguarda.

Essa é uma especificação bem importante, pois se por algum motivo o paciente não conseguir continuar o tratamento em casa, ele precisa ser levado para um hospital e ser internado.

Também é preciso que a empresa disponibilize um médico de plantão 24 horas, mas isso não significa que o médico irá ficar na residência, só que ele precisa estar disponível para possíveis emergências.

Em casos que é necessário uma equipe multidisciplinar de atendimento para aqueles pacientes que se encontram internados em domicílio, é importante que ela seja formada por:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Fisioterapeutas;
  • Terapeutas ocupacionais;
  • Fonoaudiólogos;
  • Nutricionistas;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais.

Com isso o paciente será assistido e terá todas as suas necessidades supridas de acordo com o seu quadro clínico e tratamento.

Além disso, é importante que você verifique se a empresa está autorizada a prestar serviço de home care no seguintes órgão:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alvará de funcionamento;
  • Conselho Federal de Enfermagem (COREN) para profissionais de enfermagem;
  • Conselho Regional de Medicina (CRM) para médicos especialistas.

É crucial que todas as normas sejam seguidas e que as empresas estejam regulamentadas dentro da lei, com isso você se sentirá mais seguro e não precisará largar seu emprego na loja de camisetas sublimadas personalizadas, por exemplo, para cuidar do seu familiar.

Pois ele estará em boas mãos, com toda a assistência necessária que ele precisa, sendo bem cuidado por todos os profissionais que estariam presentes em um hospital, só que em casa junto com toda a família.

Só quem já esteve internado sabe como o ambiente hospitalar pode ser estressante, e nada melhor para esses pacientes que são idosos e não querem passar por isso, ou para aqueles que possuem necessidades especiais, estarem sendo cuidados em casa.

Isso ajuda o paciente a se sentir melhor e mais confortável e tranquiliza os familiares e amigos sabendo onde e como essas pessoas estão sendo cuidadas.

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados