logo-blog
Search
flor com sol ao fundo e céu azul

Dicas de saúde para a quarentena

Índice

Nesse momento de quarentena e isolamento, a nossa rotina mudou completamente, estamos preocupados com o emprego e com a saúde de nossos familiares. Assim, com tantas preocupações, fica muito difícil pensar na própria saúde física e mental.

Pensando nisso, separamos algumas super dicas que vai te ajudar a passar melhor esse momento!

Busque organizar uma rotina

Como essa situação de pandemia e quarentena é uma coisa única, é comum que o dia todo perca seus limites que antes eram muito claros: A hora de acordar, de cuidar de si, de cuidar dos filhos, de fazer as refeições. É comum que esses horários comecem a ser mudados e até mesmo que comecem a se misturar.

Embora isso possa até mesmo ser agradável no começo, pode se tornar uma confusão e gerar problemas depois de um tempo.

Marketing

Por isso é muito importante que, mesmo que possa ter uma rotina mais fluída, você busque manter alguma organização dos seus horários e permitindo dedicação completa as atividades que está realizando. Isso garante maior valorização do seu tempo e diminui consideravelmente o stress a longo prazo.

Realize exercícios mesmo em casa

Já é um fato bem conhecido que o exercício é fundamental para a saúde. O corpo precisa de movimento para poder se manter saudável. Movimentar-se faz circular o sistema linfático, fundamental para uma boa imunidade e algo fundamental para garantir a segurança contra doenças comuns e o próprio coronavírus.

Além disso manter-se ativo contribui com a saúde geral do corpo evitando dores nos músculos e articulações, ajuda a manter saudável o sistema circulatório, ajuda a evitar stress e depressão e ainda de quebra pode ajudar a regular o metabolismo ajudando a evitar insônia e alterações indesejadas do peso.

Não deixe de tomar sol

A luz solar é importante para a produção da vitamina D que ajuda a manter o organismo equilibrado. Além disso, também ajuda no controle da sonolência e a melhorar a disposição durante o dia.

Se você anda se sentindo mais cansada do que de costume nesse período, experimente tomar sol logo pela manhã. É provável que isso ajude bastante.

E não é necessário se expor para isso: Vale tomar sol em qualquer cantinho da casa ou até mesmo no portão no caso na sua casa não bata sol, além disso, não é necessário ficar horas tomando sol, 30 minutinhos já é mais que o suficiente.

Cuide da sua saúde mental tanto quanto do seu corpo

É importante manter a saúde mental em dia. Essa situação de pessimista pode causar danos significativos aos estados psicológicos levando ao surgimento de desânimo ou até mesmo de stress.

É nesse momento que temos que redobrar os cuidados com nosso corpo e mente. Se você já possui um psicólogo e tem condições de continuar pagando pelos serviços desse profissional não o dispense nesse momento.

Se sentir necessidade de contratar um psicólogo para ajudar nesse momento saiba que também é possível. As consultas podem ocorrer a distância através de vídeo chamadas e alguns profissionais atendem com preços populares (bem reduzidos) ou até mesmo gratuitamente através do SUS. Vale a pena tentar conhecer as iniciativas da sua cidade e conhecer os programas de apoio a saúde mental;

Cuidando-se de casa

Existe ainda a possibilidade de encontrar ajuda online de forma gratuita. Vários canais, sites e blogs têm conteúdos muito úteis.

Podemos encontrar rotinas de exercícios, dicas de como lidar com sentimentos difíceis, dicas de yoga, meditações dentre tantas outras coisas.

Você pode conhecer algumas dessas iniciativas logo abaixo:

O canal da Patrícia (Pazu) está preparando uma série muito interessante para lidar com a quarentena. Você pode conferir o conteúdo clicando aqui.

Outro canal que tem se dedicado a nos ajudar no enfrentamento desse período é o canal da monja Coen. Nele, a monja nos dá alguns conselhos sobre a nossa vida e nos convida a refletir o nosso tempo e a nossa realidade, podendo ser um ótimo canal para trazer paz em momentos mais difíceis. Vale a pena conferir.

Além disso, em uma perspectiva um pouco mais prática, temos a Pri Leite que disponibiliza várias rotinas de yoga em seus vídeos de forma gratuita. Clique aqui para conhecer o canal da Pri Leite.

Para manter-se bem, acima de tudo, respeite a si mesmo

Mais importante que tudo, é saber respeitar o seu corpo e o seu tempo. Todo mundo está tendo que lidar com incertezas sobre o futuro, e precisando refazer planos e adaptar suas vidas e por isso é um momento muito difícil de lidar.

Assim, siga nossas dicas, mantenha uma rotina de exercícios e cuidados que seja disciplinada o suficiente para que possa te orientar, mas flexível o suficiente para que te permita ser gentil consigo mesmo e com os seus ritmos.

Todos esses cuidados te ajudarão e irão favorecer seus esforços;

Desejamos todo o sucesso nessa fase e esperamos contribuir um pouco com a sua rotina e saúde.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar