logo-blog
Search
cuidador de idosos

Cuidadora de idosos particular em 2022

Índice

Se você está à procura de informações sobre cuidadora de idosos particular, esse post vai te ajudar. Reunimos as informações mais importantes de 2022 para te ajudar com sua pesquisa. Leia e compartilhe com os amigos.

Nos dias de hoje, é natural termos ou conhecermos alguém que tenha um idoso em casa e com a necessidade de um cuidador seja ele um familiar ou uma pessoa contratada para esta finalidade. 

No entanto, só o fato de ser idoso justifica a necessidade de um cuidador? Não! É necessário observarmos outros aspectos relacionados à segurança e bem estar desse idoso. O ideal é a família estar próxima para identificar a real necessidade de ajuda, como, por exemplo: 

É capaz de realizar sozinho as atividades de autocuidado (banho, vestir, ir ao banheiro) sem riscos?

– Ao andar pela casa há risco de falta de equilíbrio ou quedas?

– A memória está preservada para que ele monitore os próprios remédios?   -Apresenta muitas falhas de adesão ao tratamento?

– Consegue manter a rotina da casa?

– A alimentação está adequada? Existem alimentos vencidos em casa? 

Como eu sei que preciso de uma cuidadora de idosos particular?

Veja algumas situações que demonstram que um cuidador profissional pode ajudar você e sua família

  • Amo meus avós mas estou cada vez mais estressada em função do cuidado com eles
  • Cuido de meus pais e não consigo descansar nem aos finais de semana
  • Estou preocupado com meu pai idoso e isto tem atrapalhado meu sono
  • Eu e meu irmão estamos trabalhando e estudando muito e não temos tempo para cuidar da minha mãe
  • Meus irmãos não ajudam no cuidado com papai e mamãe, que já estão senis
  • Meu cuidador particular conseguiu um outro emprego e não conheço ninguém de confiança para cuidar de meu avô
  • Meu cuidador de idosos precisa tirar férias e preciso de um cuidador folguista
  • É a segunda vez que minha avó caiu esta semana, estou com medo que quebre um braço ou uma perna
  • Não tenho mais vida social desde que passei a cuidar de minha mãe
  • A cuidadora de idosos que contratei não veio trabalhar
  • Gasto cada vez mais com cuidadores de idosos mas isto não se reflete em mais qualidade de vida para meus idosos queridos
  • Não tenho mais tempo para cuidar de mim, só tenho tempo para cuidar de meus pais
  • Meus pais ofereceram o melhor para mim, só posso retribuir todo esse cuidado a eles
  • Deixei minha mãe internada no hospital e deram uma medicação errada, preciso de alguém que acompanhe isso
  • Faço o que posso, mas não é suficiente. Estou cansada, preciso de ajuda!

Qual a idade para ser uma cuidadora de idosos particular?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos e capacitação pode ser um cuidador de pessoas da terceira idade e não é necessário ter diploma na área da enfermagem para se tornar um profissional.

Além do mais, o cuidador de idoso também deve ser uma pessoa paciente e desenvolver a empatia para se colocar no lugar do outro. Afinal, cuidar de pessoas mais velhas demanda um perfil tolerante e responsável.

Qual a jornada de trabalho do cuidador de idoso?

Precisamos esclarecer que o cuidador de idoso é sim um empregado doméstico, isto porque, mesmo que o trabalhador seja um técnico em enfermagem, ao trabalhar na residência pode ser enquadrado nas leis que regulamentam o trabalho doméstico, a Lei Complementar 150.

Contudo, quando falamos sobre a jornada de trabalho que esse profissional deve cumprir, o patrão e a própria empregada doméstica começam a ter dúvidas se estão cumprindo com o que estabelece a lei. 

Decidido a jornada de trabalho a ser cumprida, é importante que a atenção seja redobrada para não descumprir o que foi combinado no ato da contratação. Caso a doméstica se sinta injustiçada por trabalhar além do combinado, pode entrar com uma ação na justiça.

Cuidadora de idoso Jornada 12×36

É usualmente utilizada pelos patrões domésticos que têm a necessidade de contratar um cuidador de idoso. Nesse regime de trabalho, já compreende 1 hora de descanso para intervalo. 

Sendo assim, se o empregador não conceder o tempo de descanso determinado pela lei, deverá pagar esta hora como extra. Lembre-se: a jornada 12×36 não permite que o trabalhador realize horas extras, e o período de descanso de 36 horas entre o expediente deve ser respeitado de forma obrigatória!

Cuidadora de idoso Jornada integral de 44 horas semanais

É aquela que o empregado doméstico cumpre até 44 horas de trabalho semanalmente. Geralmente, nessa jornada o trabalhador vai à casa do patrão diariamente, com 8 horas de trabalho diário. 

Alguns patrões domésticos solicitam o trabalho aos sábados, sendo a carga horária somente de 4 horas, completando assim as 44 horas semanais.

Também pode acontecer de as 44 horas serem distribuídas de segunda a sexta, e isso não quer dizer que o trabalhador está trabalhando além do permitido.

Não esqueça: é permitido ao empregado o mínimo de 30 minutos e o máximo 2 horas de intervalo para almoço, além das 8 horas de trabalho no dia. Já quem for dormir a semana toda no local de trabalho, o intervalo poderá ser de no máximo 2 horas.

Cuidadora de idoso Jornada parcial de até 25 horas por semana

É aquela que o empregado doméstico cumpre até 25 horas semanais de trabalho, sendo que não pode ultrapassar 6 horas de trabalho diário. 

Essa opção é para o patrão doméstico que não precisa dos serviços diariamente, e dessa forma, o salário é proporcional a carga horária de trabalho. O período de férias também é proporcional. Fique atento às regras de contratação nesse regime!

Conclusão.

Se você busca contratar uma cuidadora de idosos particular, o aplicativo Famyle é o mais indicado. Conheça clicando aqui.

O Famyle foi considerado a melhor startup brasileira e cresce a cada dia sua base de clientes e prestadores de serviços. Com tecnologia moderna, garante integração com diversos agregados como Google Jobs entre outros.

A Famyle é uma dessas empresas, que cuida de toda a burocracia com documentos, além de oferecer um suporte personalizado. Assim, você fica livre de toda a parte cansativa de ser um empregador e fica com mais tempo livre para o trabalho e família

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades