logo-blog
Search
cuidador de idosos 24 horas

Cuidador de Idosos: Profissão em destaque em 2022

Índice

Você já ouviu falar em cuidador de idosos? Uma profissão aspirante que vem com uma série de responsabilidades. Leia nosso artigo dedicado para saber mais sobre essa carreira! 

Atualmente, com o aumento da expectativa de vida da população, o número de idosos tem aumentado, por isso esta nova carreira surgiu e vem ganhando grande importância no mercado pessoas mais velhas, com paciência, cuidado e profissionalismo, torna-se cada vez mais importante para proporcionar aos idosos uma melhor qualidade de vida. 

Passaremos agora a explicar o papel e a importância do enfermeiro geriátrico, as principais responsabilidades deste profissional e falar sobre os requisitos para atuar nesta área. Entenda mais detalhes e ótima leitura!

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Importância do Cuidador de idosos em 2022


É muito comum que os familiares realizem os próprios cuidados básicos do idoso, como alimentação, remédios, higiene, entre outros, mas para realizar as tarefas de forma adequada, o idoso necessita de cuidados e atenção mais minuciosos. 

Cabe ao cuidador manter as relações sociais com o idoso e incentivá-lo da melhor forma possível, praticar a empatia, incentivar as atividades e, sobretudo, cultivar a comunhão com o paciente. 

Além dos cuidados direcionados ao setor de saúde, o profissional deve estar atento aos sintomas que o idoso pode apresentar no dia a dia e comunicar-se com a família, como: B. Assistência com exercícios, higiene e outros cuidados.

Como podemos constatar, as atividades realizadas exigem profissionalismo, especialização e formação para que sejam realizadas de forma correta e ofereçam maior conforto e bem-estar social aos idosos. 

Em muitos casos, as famílias contratam profissionais que não são capacitados para atuar nessa área, seja por desconhecimento da profissão, mas que acabam prejudicando o paciente por não cuidarem adequadamente dele.

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Tarefas desempenhadas por um cuidador de idosos

Para ajudar na contratação de um profissional e entender melhor o que isso significa, é interessante saber quais são as funções que o cuidador desempenha. Na seção a seguir, listamos algumas das diferentes tarefas que são realizadas na vida cotidiana do trabalho. 

Vale ressaltar que as atividades variam de acordo com a família, paciente e necessidades especiais de cada indivíduo:

  • Manutenção e Administração da Casa
  • Receber correspondências;
  • Pagar contas;
  • Ir à farmácia;
  • Realizar compras;
  • Preparo refeições.
  • Cuidados Pessoais
  • Auxílio em higiene (banho, escovar os dentes, lavar mãos, cuidados com o cabelo);
  • Troca de fraldas;
  • Cortar unhas;
  • Administrar os remédios em doses e horários;
  • Auxiliar em exercícios fisioterápicos;
  • Não deixar faltar materiais para curativos;
  • Realizar leituras e proporcionar diálogos;
  • Realizar curativos;
  • Auxiliar em pós cirúrgicos.
  • Requisitos para ser um Cuidador de Idosos

O cuidador de idosos deve ter algumas características importantes para atuar de forma segura, eficiente e humanizada. Listamos abaixo alguns dos requisitos que devem ser analisados na contratação do cuidador de idosos. Confira:

Ter o máximo de Paciência

Quando atingimos a terceira idade, é perfeitamente normal que nosso corpo não se comporte mais da mesma maneira de antigamente. Já não temos a mesma velocidade de movimentos e reflexos, nem a mesma flexibilidade.

Dessa forma, é de extrema importância que o cuidador saiba ser paciente e respeitar as limitações que o corpo atingiu, sem apressá-los ou tratá-los de forma grosseira.

Ter o máximo de Empatia

Se colocar no lugar do próximo é uma tarefa bem complicada, não é mesmo? Para esse profissional, é um requisito essencial ter compaixão e empatia, afinal, um dia você também atingirá a terceira idade e suas limitações serão parecidas com as presentes em seu paciente. 

Tratá-lo da forma como você gostaria de ser tratado é o ponto chave para o cuidador de idosos.

Ser Responsável sempre

É comum ao chegar na terceira idade precisar de diversas medicações e curativos, sendo importante também atenção especial com horários e doses. Por isso, a responsabilidade é fundamental para ser um cuidador.

O profissional deve sempre estar atento aos horários das medicações prescritas pelos médicos e as doses de cada uma.

Fazer cursos de atualização de Conhecimentos na Área

É um diferencial para o cuidador ter conhecimentos na área de atuação, uma vez que existem as maneiras certas de dar banho, trocar as fraldas e realizar toda a higiene pessoal do paciente.

Outro ponto que deve ser considerado requisito, é conhecimento sobre saúde, dessa forma o cuidador pode alertar os familiares sobre quaisquer sintomas que o idoso possa apresentar, ajudando na manutenção da saúde e realizando a busca de um médico especialista.

Ter o máximo de atenção em todo tempo.

Não podemos deixar de fora dos requisitos a atenção. O cuidador deve estar sempre em alerta com o paciente para caso precise de ajuda.

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que