img-famyle-logo-cor-horizontal
cuidador de idosos

Cuidador de Idosos pode ser acompanhante hospitalar de seu paciente?

Índice

Conciliar nossa rotina de trabalho, afazeres e cuidados com a família pode ser um desafio, e analisando isso entendemos porque as famílias estão contratando cada dia mais os profissionais da área de cuidador de idosos.

Quando nossos pais, ou avós, já em idade avançada precisam ficar em hospitais, a atenção que eles demandam é ainda maior e por ser muito cansativo para a família, muitos optam por contar com o apoio de acompanhante hospitalar também. Mas se meu familiar já tem um cuidador de idosos, esse cuidador pode ser o seu acompanhante hospitalar? Vamos descobrir neste artigo, acompanhe!

O idoso tem direito a um acompanhante hospital em casos de internação?

De acordo com o artigo 16 da Lei Federal n°10.741, de 1° de outubro de 2003, todos os idosos em casos de observação ou internação hospitalar têm direito a um acompanhante, seja em hospitais públicos com sistema do SUS ou em hospitais de convênios particulares. 

A presença do acompanhante tem como objetivo assegurar o cuidado com o idoso, proporcionando condições adequadas para a presença do idoso no ambiente médico.

Ao idoso, ainda é assegurado que a presença do acompanhante hospitalar seja realizada por pessoas da família, acompanhante hospitalar particular ou mesmo cuidador de idosos particular. Portanto, as famílias que já contam com o auxílio de um profissional cuidador de idoso, não precisa expor o cuidado do seu familiar à outra pessoa, outro acompanhante.

Se for acordado com  cuidador de idosos o serviço de acompanhamento hospitalar, ele poderá realizar a função sem problema algum.

Para que o idoso tenha seu acompanhante, é preciso que a equipe médica assegure esse direito através da solicitação expressa de acompanhamento do idoso. Dessa forma as instituições de cuidado permanecem regularizadas com o atendimento médico e trabalham em conjunto com a família para proporcionar o bem estar deste idoso.

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Por que o cuidador de idosos deve acompanhar o idoso em caso de internação?

Quando as pessoas chegam à fase da velhice, suas relações de confiança podem ficar mais estreitas, afinal neste momento o que mais desejam é ter proximidade de confiança e rotinas em que se sintam confortáveis, seguros. 

Pensando nisso, os idosos que possuem cuidador particular tendem a preferir a companhia e confiança em seus cuidadores, justamente por isso é se sentem melhor quando são acompanhados por seu próprio cuidador de idosos em casos de internação.

Além de garantir a sensação de bem-estar do idosos, manter o cuidador de idosos como acompanhante hospitalar proporciona a colaboração e tranquilidade do idoso no ambiente externo. 

O cuidador de idosos que acompanha um paciente há algum tempo também pode contribuir para passar informações à equipe médica sobre a rotina do idoso, a alimentação, as medicações e os cuidados que ele já toma diariamente na rotina com seu cuidador e a família.

A relação de segurança também é construída entre o cuidador e a família. Por isso, quando não é preciso contratar uma segunda pessoa para ser acompanhante daquele idoso em internação, a família também fica mais tranquila por já conhecer o trabalho do cuidador. 

A família também pode acabar economizando tempo e dinheiro deixando que o cuidador de idosos se torne o acompanhante hospitalar, pois não é necessário contratar outra pessoa, apenas ajustar o valor pago ao cuidador de acordo com as horas e dias de acompanhamento ao idoso. Além de não precisarem passar pelo processo de adaptação do idoso com mais uma pessoa cuidadora.

Quais as vantagens de ter um cuidador para meu familiar idoso?

cuidador de idosos
Nurse feeding elderly senior man to eat breakfast at nursing home

A principal vantagem de contratar um cuidador de idosos, é que ele não apenas cuida das necessidades físicas do paciente, mas proporciona bem-estar psíquico e social para o idoso e sua família. 

O Doutor Marcelo Levites, em sua coluna Viva Mais e Melhor no site Estadão, publicou que estudos científicos demonstram que quando o idoso está acompanhado de algum familiar ou pessoa próxima, ele se sente mais tranquilo e a resposta clínica aos tratamentos pode fluir muito melhor.

Existem uma série de vantagens de ter um cuidador de idosos para o familiar idoso, como a melhora da comunicação social, afinal de contas é ter alguém para conversar. 

Além dessa vantagem, também assegura-se com a contratação do cuidador, que o idoso se sinta mais calmo, tenha menos medo, consiga desenvolver atividades prazerosas com segurança e supervisão, proporciona autoconfiança, faz com o idoso tenha com quem se queixar de dores ou mal estar buscando ajuda, e claro, garante que o idoso seja bem cuidado, não corra riscos por estar sozinho e tome seus devidos cuidados diários.

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Funções do cuidador de idosos

Dentre as funções que um cuidador de idosos pode exercer, está o acompanhamento hospitalar, como dito anteriormente. Mas é importante entender que essa função não é uma obrigatoriedade do cuidador, por isso quando necessário, é preciso que a família formule o acordo dessa função no contrato de trabalho, evitando possíveis problemas com o profissional.

As funções principais que um cuidador de idosos vai ter em seu trabalho é o cuidado com a higiene do paciente, administração de medicamentos receitados pelo médico do idoso, cuidado com a alimentação, auxílio com o deslocamento seja pela casa ou para lugares externos, avaliação diária do bem-estar do paciente, comunicação com a família sobre a rotina e as necessidades do idoso, entre outras coisas.

Para contratar um cuidador é necessário que seja feito o devido processo de registro CLT ou formulação do contrato de trabalho. Na formulação do contrato é que se estabelece a possibilidade do cuidador de idosos atuar como acompanhante hospitalar quando necessário, por isso antes de contratar um profissional da área, converse e consulte se ele atua como acompanhante hospitalar.

Nos casos de acompanhamento do idoso em internações, o cuidador deverá cuidar de funções como monitoramento do bem-estar e quadro clínico do idoso, auxiliar no cuidado de higiene, alimentação, troca de roupa e banho. Além disso, o cuidador de idosos como acompanhante hospitalar deverá comunicar a família diariamente sobre o estado e as necessidades do idoso.

Como contratar um cuidador de idosos?

Para contratar um cuidador de idosos a família pode solicitar indicações ou buscar agências e plataformas de contratação desses serviços. A Famyle possui profissionais de várias áreas que contribuem com as famílias para o cuidado diário, e uma das áreas que disponibilizamos é a de contratação de cuidador de idosos.

Com as plataformas online, é possível consultar todo o currículo e o perfil de um cuidador de idosos, e assim escolher de forma segura o profissional para contratar. Após realizar a escolha do profissional você deve combinar as condições de trabalho de acordo com as funções exigidas da profissão e as funções extras que a família pode necessitar.

É possível contratar de forma online um cuidador que atue como acompanhante hospitalar, e também é possível consultar indicações de profissionais nas unidades de tratamento e cuidado com idosos.

Contrate cuidador de idosos qualificados perto de sua casa

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas