logo-blog
Search
cuidador de idoso

Cuidador de idosos 3 vezes por semana em 2022

Índice

Se você está à procura de informações sobre cuidador de idoso, esse post vai te ajudar. Reunimos as informações mais importantes de 2022 para te ajudar com sua pesquisa. Leia e compartilhe com os amigos.

Como é ser um cuidador de idoso em 2022?

Ser um cuidador de idosos é honroso e satisfatório! O trabalho de um cuidador é proporcionar o bem estar a alguém que necessita de atenção especial e isso é muito respeitável.

Embora a profissão seja muito gratificante, há momentos em que o estresse, o cansaço, a frustração, a irritação e o nervosismo podem surgir, mas isso acontece para todas as profissões que escolhemos.

Quando se escolhe ser um cuidador, é necessário formação e treinamento para impedir que os sentimentos negativos atrapalhem o trabalho e prejudiquem a saúde de quem estamos cuidando! Se você está pesquisando sobre cuidador de idosos 3 vezes por semana, esse artigo vai te ajudar.

O que é preciso ter para ser um cuidador de idoso em 2022?

Com o aumento da demanda por cuidadores, a demora na regulamentação da profissão e os altos índices de desemprego no país, muitas pessoas começaram a se intitular cuidadores e atuar no cuidado com a saúde das pessoas.

Precisamos entender que, assim como é para todas as demais profissões, é necessário um curso de capacitação e aperfeiçoamento das habilidades para se tornar um cuidador. Além disso, a profissão também exige que o profissional tenha conhecimentos sobre os aspectos do envelhecimento, das doenças, nutricionais, ética e postura, noções de enfermagem para higiene e medicação, espiritualidade, direitos humanos e os aspectos legais da profissão e dos cuidados.

Quando um idoso necessita de cuidados, ele não pode ter alguém que se auto intitula cuidador, pois cuidou da avó, da mãe, etc. A pessoa que tem experiência em cuidar de um familiar idoso não é cuidador profissional, é um cuidador familiar.

Quais as funções do Cuidador de Idosos em 2022?

O trabalho do Cuidador de Idosos tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida da pessoa assistida, prestando cuidados paliativos. Para tanto, ele realiza uma série de tarefas relacionadas diretamente ao trato com o idoso ou com o ambiente em volta dele.

É importante conhecer o que é e o que não é função do cuidador. Para mais detalhes, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

Atribuições do cuidador de idosos

5 funções que o cuidador não faz (não deve fazer)

Resumimos, abaixo, as principais atividades desempenhadas pelo cuidador de idosos em ambiente domiciliar:

CUIDADOS COM A HIGIENE – quando o paciente tem limitações motoras ou mentais para realizar a própria higiene pessoal, o cuidador é capaz de auxiliar, seja na escovação dos dentes, no aparo das unhas, no aparo de pelos e barba, no banho, nas idas ao banheiro ou na troca de fraldas, dentre outras atividades cotidianas;

CUIDADOS COM O AMBIENTE – visando o bem estar da pessoa assistida, caso ocorram incidentes como enurese (incontinência urinária) e desarranjos intestinais na cama, o profissional pode realizar a remoção dos lençóis e até mesmo a lavagem da roupa de cama, desde que pré-acordado com a família;

CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO – se o idoso tem dificuldades para se alimentar sozinho ou preparar seus alimentos, o cuidador dá suporte. Inclusive, essa pode ser uma solicitação médica em casos de debilidade física como Mal de Parkinson e/ou Mal de Alzheimer;

CUIDADOS COM A MEDICAÇÃO – os medicamentos de uso oral podem ser administrados pelo cuidador para que sejam respeitados os horários e quantidades, e tal administração deve ser registrada adequadamente em cadernos de registro de atividades, como o Diário do Cuidador gratuito da Acvida;

CUIDADOS COM O BEM ESTAR GERAL DO IDOSO – como o próprio nome diz, o cuidador cuida e faz companhia ao idoso, o que contribui para o seu bem estar geral. O profissional estimula a autonomia, a motivação, a autoestima, a socialização e a prática de atividades físicas de acordo com as limitações da idade. Em resumo, é função do cuidador manter garantir a manutenção das AVD ‘s (Atividades de Vida Diária) do idoso assistido.

Principais diferenças entre Técnico de enfermagem e Cuidador em 2022

cuidador de idoso

O cuidador de idosos é sim um profissional de saúde, apesar da lacuna da falta de regularização da profissão. Este profissional presta serviços essenciais às famílias com idosos, serviços estes que tendem a ser cada vez mais importantes com o envelhecimento da população.

Como pôde ser observado, existem semelhanças e diferenças entre o trabalho do técnico de enfermagem e o trabalho do cuidador de idosos, quando ambos trabalham em domicílio.

Um não é melhor do que o outro profissional de saúde, são simplesmente diferentes. Enquanto o cuidador foca em garantir que o idoso tenha a melhor qualidade de vida que sua condição permite, o técnico/enfermeiro, em geral, foca na manutenção da própria vida. Mais detalhes em dois artigos onde destrinchamos o tema.

Serviços de cuidadores X Serviços de Home Care

Como o cuidador de idoso auxilia no tratamento por Home Care

Quanto ganha um cuidador de idoso que trabalha 24 horas?

Este trabalho pode ser cansativo e algumas pessoas podem achar difícil desempenhar suas funções com o vigor necessário, especialmente após alguns anos de experiência. O salário médio de um cuidador de idosos que trabalha 24 horas é de R $2.500 por mês. Confira algumas Informações complementares:

As horas extras são pagas apenas quando acordadas entre as partes

A jornada pode ser alterada por conveniência do idoso e/ou cuidadora.

O cuidador trabalha exclusivamente para o idoso, entregando sua carteira de trabalho no momento da admissão (por exemplo: se for contratado pelo regime CLT).

Os cuidadores estão sujeitos às mesmas leis que todos os outros profissionais da área de saúde (vacinação obrigatória, manuseio de medicamentos registrados em farmácia etc.).

Qual é o salário de um cuidador de idoso noturno?

O salário do cuidador idoso noturno não é igual ao diurno. No Brasil, por exemplo, eles recebem um salário mensal de R $1500. Cuidadores noturnos de idosos recebem melhor pagamento do que cuidadores diurnos, pois costumam ser o único ponto de contato dos idosos. Eles devem estar disponíveis durante esse período.

No Brasil, cuidadores noturnos, que trabalham das 19h às 7h, podem chegar a ganhar um salário médio mensal de R $3.500. Esses trabalhadores também recebem benefícios como vale-transporte e vale-refeição.

Qual a carga horária de um cuidador de idoso?

Para que seja cumprida a lei das 44 horas semanais, é necessário que todos os cuidadores tenham 7 horas de trabalho semanais de segunda a sábado e 1 hora de descanso diária.

Conclusão

Se você busca contratar um cuidador de idosos, o aplicativo Famyle é o mais indicado. Conheça clicando aqui.

O Famyle foi considerado a melhor startup brasileira e cresce a cada dia sua base de clientes e prestadores de serviços. Com tecnologia moderna, garante integração com diversos agregados como Google Jobs entre outros.

A Famyle é uma dessas empresas, que cuida de toda a burocracia com documentos, além de oferecer um suporte personalizado. Assim, você fica livre de toda a parte cansativa de ser um empregador e fica com mais tempo livre para o trabalho e família

Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que