logo-blog
Search
cuidador de idoso

Cuidador de Idoso – O Profissional do futuro

Índice

Segundo estudos do IBGE, a população idosa no Brasil triplicará até 2050. Isso significa que o cuidador de idosos, responsável pela saúde, segurança e bem-estar do idoso, se tornará um profissional muito requisitado num futuro próximo.

Essa realidade é agravada pelo fato de muitas famílias não terem a disponibilidade ou o preparo necessário para cuidar adequadamente de seus idosos. 

Mas você sabe o suficiente sobre essa profissão? 

Cuidar de idosos pode ser uma tarefa muito gratificante, mas traz um certo nível de complexidade.

As tarefas do cuidador podem variar dependendo do estado de saúde e estilo de vida do idoso. No entanto, apontaremos alguns dos papéis que você pode assumir ao ingressar nesta profissão – lembrando sempre que os detalhes dos papéis serão acordados com a família e com o próprio idoso.

Ajudar o idoso a fazer sua higiene pessoal, trocar fraldas, tomar banho e escovar os dentes;

Acompanhar o idoso oferecendo atividades que o entretenham e lhe tragam bem-estar e alegria, como: conversar, caminhar, realizar  tarefas manuais, banhos de sol, etc.;

Administrar as medicações necessárias de acordo com a dosagem e horários determinados pelo médico do idoso;

Auxiliar o idoso nas tarefas domésticas, inclusive auxiliando no preparo e no serviço de refeições ;

Garantir que o ambiente em que o idoso se hospeda permaneça limpo e organizado, prevenindo acidentes e garantindo qualidade de vida;

Garantindo o bem-estar em geral, vigilância para que se sintam confortáveis ​​e bem alimentados, medicados adequadamente e estimulados a manter sua autonomia ao mesmo tempo.

É muito triste  quando descobrimos notícias de idosos severamente maltratados que foram colocados aos cuidados de cuidadores , sem o devido preparo  e perfil para esse tipo de trabalho, cometem atrocidades contra aqueles que não conseguem se defender .

Nem todas as pessoas envelhecem da mesma forma. Enquanto alguns idosos chegam à velhice com boa saúde, bom ânimo e disposição, outros vivenciam a passagem dos anos com muita amargura, sofrendo de inúmeras doenças e deficiências – que podem afetar seu modo de vida e como lidam com o mundo.

O Cuidador de Idosos deve ter consciência dos desafios que enfrentará nessa profissão, pois ela exige uma série de características capazes de aperfeiçoar a qualidade de vida do paciente e a relação entre cuidadores e residentes.

Portanto, a paciência é uma qualidade importante para o cuidador compreender as limitações do idoso e ajudá-lo da melhor forma possível.

A empatia ajuda o cuidador a tratar o idoso como gostaria de ser tratado quando se encontra numa situação de fragilidade, por exemplo, providenciando o tratamento que deseja que os seus pais ou avós tenham.

A atenção é uma das qualidades muito importantes do cuidador, ministrar as medicações corretas nos horários adequados.

Alguns conhecimentos específicos, bem como um perfil adequado  também irão auxiliar para dar banho, lidar com idosos acamados e com mobilidade reduzida.

Para ser um Cuidador de Idosos, não é necessário ter curso superior, apenas um curso de qualificação específica.

O curso de Enfermagem é o que melhor enriquece o currículo, pois possibilitará o profissional a aferir a pressão arterial e a temperatura. 

Caso necessário, poderá intervir em emergências e prestar os primeiros socorros adequados.

Quer contratar um Cuidador de idoso?

Você quer contratar um Cuidador de idoso e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a