logo-blog
Search
cozinheira diarista

Cozinheira profissional: Saiba tudo sobre essa profissão!

Índice

Ser uma cozinheira profissional não é uma tarefa fácil. Isso porque, exige muita dedicação a essa profissão que é tão importante em todos os sentidos. Em primeiro lugar, é preciso ter amor em cozinhar. Isso fará total diferença.

Afinal, cozinhar não é apenas misturar um monte de ingredientes, diríamos que fazer comida é uma arte que envolve:

  • Técnica;
  • Dedicação;
  • Estudo;
  • Paciência. 

A profissão de cozinheiro é muito importante, pois é através da comida que ocorrem os encontros, sejam entre familiares, amigos, amores. Enfim, é sempre em torno de uma boa alimentação que ocorrem as melhores experiências.

Portanto, se tem aptidão para cozinhar ou trabalha de instalação de aquecedor a gás e está pensando em mudar de ramo, você veio para o lugar certo. Nesse artigo, encontrará todas as informações importantes sobre essa grande profissão. Boa leitura!

Profissão de chefe de cozinha

Existe um grande equívoco das pessoas acharem que a profissão de um chefe de cozinha é algo simples e fácil, como simplesmente usar uma churrasqueira a gás ou cozinhar algumas coisas, pelo contrário, essa é uma carreira que exige muito da pessoa.

O caminho percorrido de um cozinheiro até se tornar um chefe de cozinha é longo e árduo. Por isso, se realmente deseja seguir nessa profissão, em primeiro lugar, é preciso que tenha certeza.

Ter aptidão para cozinhar já é meio caminho andado, mas isso não é o suficiente para te manter engajado e firme na profissão.

Para se tornar um bom cozinheiro, você irá passar horas suando no fogão, lendo livros, estudando técnicas, conhecendo fábrica de panelas para saber qual é a mais adequada para determinado prato, testando e errando diversas receitas. Enfim, é uma longa jornada.

Por isso que se realmente deseja seguir esse caminho, precisa estar ciente que irá demandar muito esforço, dedicação e comprometimento

O que faz um cozinheiro?

É de responsabilidade da cozinheira profissional o preparo de pratos, que vão desde uma refeição mais elaborada a entradas, sopas, saladas, sobremesas e acompanhamento. Além disso, ele precisa se certificar de todos os produtos que fazem parte da receita.

Com isso, ele precisa verificar a procedência dos alimentos, se todos estão em perfeito estado de conservação, observar o saco para alimentos congelados, a temperatura do ambiente, a fim de manter os alimentos seguros para a ingestão.

O cozinheiro também fica responsável junto a sua equipe de auxiliares, de organizar o estoque e todo o ambiente, fazendo a limpeza desse local.

Sendo assim, um cozinheiro que trabalha em um restaurante japonês, por exemplo, após o término da sua função, terá que lavar a louça, jogar fora as embalagem para sushi, deixar todos os utensílios organizados para o próximo dia.

Com isso, fica claro que a profissão de cozinheiro não é simplesmente cozinhar, é preciso se dedicar a cozinha como um todo. Por isso, é um trabalho que demanda muita concentração. Além disso, todos os pratos devem ser feitos com a mesma qualidade.

É exatamente essa dedicação aos detalhes que faz com que os clientes voltem ao local, uma comida boa e um bom atendimento também conseguem fidelizar o consumidor em Guarulhos.

Existem duas formas de trabalhar em uma cozinha, a primeira é quando você é um cozinheiro e segue as ordens de um chefe que irá te direcionar a executar as receitas.

Porém, existem alguns estabelecimentos que não possuem um cargo de chefe de cozinha, neste caso, é o próprio cozinheiro que assume este papel. Com isso, será sua responsabilidade coordenar os trabalhadores e acompanhar a produção dos pratos.

É de responsabilidade de um chefe ou de um cozinheiro coordenador de cozinha a escolha do cardápio, fazer a produção dos pratos, escolhas dos ingredientes e temperos que serão usados nas receitas.

O que um chefe deve ter?

Sem dúvidas, o primeiro requisito para ser um chefe de cozinha é estudar bastante. Só o conhecimento irá levar um cozinheiro a se tornar um grande chefe. Além disso, é importante que essa pessoa tenha noções básicas de administração.

Pense que um chefe de cozinha irá lidar com fornecedores de todo tipo, como de pote de acrílico para festa, de verduras e legumes, carnes, peixes. Enfim, ele precisa saber organizar um estoque, para que nada acabe no meio de uma receita ou evento.

Um bom chefe tem conhecimentos teóricos necessários para assumir uma cozinha e toda rotina necessária para que a mantenha funcionando.

Existem algumas vagas específicas que exigem que o chefe tenha conhecimento em inglês e francês. Isso depende da linha de culinária que você pretende seguir e em quais restaurantes pretende trabalhar.

Além de estudar muito, para tornar-se um chefe, é preciso ter experiência, pois de nada adianta saber tudo na teoria se não colocou nada em prática. Por isso, antes mesmo de ter um diploma, é preciso ser um bom cozinheiro.

E como se constrói essa experiência? Você precisa colocar a mão na massa e trabalhar em todos os setores da cozinha. Assim, saberá exercer todas as funções, além de acompanhar de perto a rotina desses lugares.

Com isso, terá contato com a entrega de alimentos, instalação de gás residencial para a cozinha, rotina dos funcionários do restaurante, de como pode parecer que isso é sem importância, mas lembre-se que é preciso estar atento aos detalhes. Por isso, é fundamental que passe pelos seguintes cargos:

  • Cozinheiro;
  • Auxiliar de cozinha;
  • Encarregado de cozinha; 
  • Ajudante geral. 

Entre outras funções que sejam pertinentes e agreguem valor a sua carreira, lembre-se que tudo é construção.

Como se tornar chefe de cozinha?

Agora que já entendeu toda a complexidade da profissão, que ser um chefe de cozinha é muito mais que cozinhar ou saber sobre o prato descartável acrílico preço e fornecedores de alimentos, vamos ver o passo a passo para tornar-se um profissional dessa área.

Procure um curso de gastronomia

Essa informação pode ser meio óbvia, mas realmente é importante ter uma graduação na área de gastronomia. Sabemos que muitos chefes não são formados, mas as instituições conseguem oferecer aquilo que você irá demorar muito para conseguir sozinho.

Em uma faculdade ou curso técnico em gastronomia, é possível ter noções de técnicas, saber executar diversos pratos, além de ter ajuda dos professores para conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Sem contar que esses ambientes permitem que você explore, crie e reinvente várias formas de cozinhar, encontrando seus estilos e desenvolvendo aptidão.

Desenvolva experiência

Como já dito, a experiência é crucial para que se torne um bom chefe, só convivendo com uma cozinha de verdade e vendo os desafios diários enfrentados por esses profissionais, que te tornará uma cozinheira profissional com excelência.

Sem contar que poderá começar com um cargo pequeno e ir subindo na hierarquia do restaurante, tornando-se chefe de cozinha daquele estabelecimento. Com isso, a sua jornada de crescimento irá acompanhar o lugar.

Desenvolva o seu talento

Saber que você gosta de cozinha e desenvolver isso ao longo dos dias é o que te tornará um bom chefe, pois de nada adianta frequentar diversos cursos, se não põe a mão na massa.

Por isso, é essencial que coloque em prática todas as técnicas que aprendeu. Dessa forma,  você saberá o que realmente é bom, além de melhorar suas habilidades e treinar aquilo que não é tão bom assim.

Só dessa forma saberá de fato cozinhar. A teoria não leva ninguém a lugar algum, por isso elabore pratos, aprenda técnicas e teste tudo que for preciso.

Escolha um tipo de culinária que te agrada

Caso realmente queira ser um chefe de cozinha, precisa escolher a linha culinária que irá seguir, se será algo voltado para a cozinha francesa, comida oriental, brasileira. Enfim, o universo gastronômico é imenso, só é preciso saber o que mais te agrada.

Quando sabe em qual tipo de culinária é realmente bom, consegue estudar e se dedicar mais. Isso te tornará um expert naquele assunto, fazendo com que se destaque. Então, é importante sim saber cozinhar de tudo, mas só a especialização te tornará um chefe.

Quanto ganha um chefe de cozinha?

O salário de um chefe varia muito e depende do lugar de atuação desse profissional. Caso seja um restaurante mais simples, ele irá ganhar um pouco menos, já para aqueles estabelecimentos mais rebuscados com premiações, esse valor tende a ser superior.

De acordo com o Guia de profissões da Catho, o salário de um chefe de cozinha é em torno de R $2.000,00 aqui no Brasil, para aqueles profissionais que são contratados por hotéis esse ganho pode chegar a mais de R $5.000,00.

Caso o chefe de cozinha tenha o seu próprio restaurante, os ganhos costumam ser mais altos, pois a renda é de acordo com o estabelecimento e esse profissional será seu próprio patrão.

Quer contratar uma Cozinheira?

Você quer contratar uma Cozinheira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar