Controle de ponto da empregada doméstica

Índice

Aqui na Famyle nós costumamos falar muito sobre a famosa Lei Complementar 150/2015, também conhecida como PEC das Domésticas. Ela entrou em vigor em 2015 e foi um passo importante para o estabelecimento de direitos e deveres para as pessoas que exercem atividades domésticas, além de valorizar a profissão e assegurar a legalidade do trabalho, por parte do empregador.

O controle de entrada, saída e horas trabalhadas de uma profissional doméstica é um dos pontos em vigor na PEC e para que você garanta estar fazendo tudo da forma correta, neste  artigo falaremos sobre o controle de ponto da empregada doméstica.

O que diz a lei sobre controle de ponto?

O Art. 12 da Lei Complementar fala sobre a obrigatoriedade de registro do horário de trabalho do empregado, não importando se o registro será manual, através das conhecidas folhas ponto, ou ainda mecânico ou eletrônico. Basta que a forma utilizada seja idônea.

Ainda sobre o assunto, a Lei também trata dos intervalos obrigatórios, que devem ser respeitados e também registrados no ponto.

O Art. 13 determina que o intervalo para repouso ou alimentação deve ser de, no mínimo, 1 hora e, no máximo, 2 horas. Se houver acordo escrito entre as partes, o intervalo pode ser reduzido a 30 minutos. Em casos onde a empregada resida no local de trabalho, existe a possibilidade de dividir o horário de intervalo em dois períodos, desde que cada um tenha, no mínimo 1 hora, podendo chegar a 4 horas no total.

Todas as alterações devem ser registradas no controle de ponto, obrigatoriamente.

Quais são as principais formas de fazer o controle de ponto?

O controle manual, em situações de atividades domésticas, continua sendo uma das formas mais utilizadas por empregadores. O livro ponto pode ser adquirido em papelarias e lojas de materiais de informática, por exemplo, e já possui todas as informações necessárias para controle de dias, meses, horário de entrada e saída. As marcações devem ser feitas diariamente pela empregada, de preferência com assinatura em cada dia de marcação.

Mesmo ainda não sendo tão conhecido, existem hoje aplicativos para smartphones que podem facilitar a vida de empregados e empregadores. Com eles a profissional pode marcar seu ponto de entrada, intervalo e saída no próprio aparelho. A vantagem é que o empregador também pode utilizar o app e acompanhar as horas trabalhadas da empregada.

Em residências onde existem mais de uma pessoa trabalhando, ainda existem as opções de pontos eletrônicos, instalados em locais de fácil acesso e que permitem que o empregado faça seu controle de ponto através de código ou biometria.

Pontos importantes sobre o registro de tempo

– Conscientize o profissional doméstico sobre a importância do controle de ponto, como forma de garantir a segurança e a legalidade do trabalho;

– Através da marcação, o trabalhador tem a garantia de que suas horas estão sendo registradas corretamente e, consequentemente, sua remuneração também será calculada da maneira devida.

Importância do controle de ponto para o empregador

– A marcação e controle dos horários de entrada e saída, permitem também o controle de intervalos, folgas, faltas e descansos remunerados, o que facilita a organização do trabalho do empregador, na hora do fechamento da folha ponto;

– Também para o empregador, a segurança jurídica deve ser levada em consideração. Ter o registro completo do ponto da profissional doméstica, é uma maneira de se resguardar em caso de acionamento na justiça. Você pode usar a folha ponto como documento que prova as horas trabalhadas.

Conclusão

É natural pensarmos que o controle de ponto é necessário apenas em empresas onde existe um número grande de funcionários. Afinal de contas, com apenas um ou dois empregados domésticos em casa, você acredita que pode manter as entradas e saídas mais flexíveis.

No entanto, o controle de ponto é essencial para manter a legalidade do trabalho doméstico, mas para que você tenha garantias de que as horas trabalhadas estão sendo pagas corretamente, além de manter o ambiente de trabalho organizado para esses profissionais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a