logo-blog
Search
cozinheira

Contrate uma cozinheira e melhore seu estilo de vida

Índice

Quem deseja contratar uma cozinheira sabe que esse é um processo bem minucioso, pois você estará colocando uma parte importante da sua casa e da sua rotina nas mãos de outra pessoa, por isso é necessário muito cuidado. 

Uma cozinheira nem sempre é uma mulher, como a maioria está acostumado a ver, pois muitos homens também são talentosos e sabem preparar ótimos pratos para te deixar com água na boca e uma rotina mais tranquila.

O fato é que ter um cozinheiro em casa pode fazer toda a diferença na sua rotina, trazendo mais praticidade, organização e saúde para você e sua família, mas é preciso ter cuidado nesse processo.

Assim como é preciso ter cuidado na hora de contratar uma boa distribuidora de carnes nobres, contar com um profissional da cozinha dentro da sua casa precisa ser uma escolha bem-feita e que te traga paz na decisão.

Entretanto, para ter uma cozinheira de mão cheia dentro de casa é preciso entender quais são as funções desse profissional, isso para que você não confunda as responsabilidades de outros profissionais com essas funções e não acabe sobrecarregando eles.

Por isso, hoje você irá conhecer a fundo o papel do cozinheiro, quais são as suas funções principais, a importância desse profissional, como manter um bom relacionamento e os benefícios de tê-lo dentro da sua casa.

Entenda as funções de uma cozinheira

Entender quais são as funções de um cozinheiro é muito importante para que você não ache que outro profissional, como uma babá ou uma empregada doméstica, pode realizá-lo, assim como o cozinheiro também não pode fazer mais do que suas funções.

Claro que existem exceções, onde, em um caso de emergência, o cozinheiro pode fazer algo além da sua função, mas são situações bem atípicas e raras, que são combinadas com o contratante posteriormente.

A cozinheira, além de contar com produtos de qualidade como um bom macarrão artesanal, também precisa de um espaço apropriado para que ela possa trabalhar com acessibilidade, praticidade e tranquilidade.

E dentro deste cenário, o profissional pode exercer as suas funções, que vão desde cozinhar as refeições do dia a dia até mesmo preparar marmitas e pratos para deixar prontos aos moradores da casa ou seja qual for o lugar que o profissional estiver.

Muitos também acham que lavar a louça e limpar toda a bagunça após o preparo de uma refeição também é função da cozinheira, mas é aqui que muitos se enganam, pois essa é uma tarefa da empregada doméstica ou diarista do lugar.

É preciso entender que o cozinheiro é o profissional que se limita à função de cozinhar, ele irá preparar os alimentos, as refeições e até mesmo montar os pratos e marmitas, tudo o que foge disso já não é sua função.

Existem alguns cozinheiros que topam fazer a compra dos alimentos para o contratante por conhecer quais as melhores marcas e opções, mas nesse caso é necessário que ele conte com um elevador de carga alimentos caso a compra seja grande.

Mas é importante entender que essa também não é uma função do cozinheiro, mas se for combinado um pagamento a mais ou até mesmo uma parceria entre ambas as partes, não há problemas em que isso ocorra.

Entretanto, é importante entender bem essas funções, pois se um cozinheiro exercer funções que não são as suas e não se sentir confortável com isso, ele pode até mesmo abrir um processo contra o seu contratante.

Isso porque ele está operando em atividades que não são a do seu cargo, e isso é proibido em lei e se não for acordado entre ambas as partes, pode gerar grandes e graves problemas para quem contratar a cozinheira.

Por isso, além de contar com uma boa sílica gel para alimentos para ajudar a cozinheira na rotina de produção, entender e deixar bem claro suas funções é necessário para que todos saibam o que devem ou não fazer.

A importância de ter uma cozinheira

Muitos também se perguntam a importância de ter esse profissional dentro de casa ou até mesmo dentro de um escritório, pois alguns acham que a presença dele não é tão necessária no dia a dia.

Bom, antes de tudo precisamos entender que comer é uma necessidade humana. Podemos viver sem um marido, sem uma casa ou até mesmo sem uma faculdade, mas sem comida não sobrevivemos mais do que alguns dias.

E não precisamos apenas de comida, mas também de alguém para prepará-la, afinal de contas, comer uma carne dura ou um grão de arroz cru está longe de ser algo delicioso, e cozinheira ou cozinheiro é a pessoa especialista nesse assunto.

Esse é o profissional que consegue fazer um pão francês congelado para assar em poucos minutos ao mesmo tempo que prepara um almoço delicioso, o que significa que ele é um profissional que sabe como otimizar os processos.

E isso também é muito importante na rotina de qualquer pessoa, pois muitos que trabalham o dia todo ou trabalham, estudam e ainda cuidam dos filhos sabe que cozinhar é uma atividade que requer muita atenção, disposição e paciência.

Por isso, esse profissional não é importante apenas por criar deliciosas refeições, mas também por ajudar milhares de brasileiros todos os dias com suas rotinas malucas que nem sempre oferecem uma brecha para comer algo gostoso feito em casa.

Além de tudo isso, a cozinheira é uma profissional que pode trabalhar tanto todos os dias quanto em algumas semanas dentro da sua casa, fazendo patos que fiquem para o resto da semana, sem que seja necessário sua presença lá todos os dias.

Assim como contar com uma boa máquina de café expresso vending traz muita facilidade para o dia a dia de quem ama tomar um delicioso cafezinho, ter uma cozinheira também traz muitos benefícios para a sua rotina, e iremos falar mais sobre eles à frente.

Como manter um bom relacionamento?

Aqui precisamos entender que a cozinheira também é uma pessoa por trás do título da profissional, por isso precisa ter um bom relacionamento com o contratante e para que o ambiente seja agradável para todos.

Sendo assim, selecionamos algumas dicas para te ajudar a construir e manter um relacionamento de qualidade com esse profissional que tanto faz pela sua casa ou empresa. Confira:

Entenda como ela se sente

Nem sempre uma cozinheira irá se sentir 100% confortável dentro de uma casa que não seja a dela ou em uma rotina muito diferente da que ela está acostumada, por isso é importante entender como ela se sente com tudo isso.

Sendo assim, converse com ela para entender como ela se sente dentro daquele ambiente, crie um relacionamento perguntando sobre a vida dela, o que ela já passou e pedindo até mesmo indicação da melhor alga marinha para sushi.

Simples ações como essas fazem a pessoa se sentir mais aberta e confortável no lugar, o que gera um espaço de intimidade e aconchego tanto para você quanto para ela, fazendo o trabalho ser mais prazeroso para o profissional.

Veja o que é necessário

Muitas vezes a cozinheira sabe que está faltando algo na cozinha, mas por ser nova no ambiente, não ter intimidade com o contratante ou até mesmo por ser muito tímida, acaba não falando isso.

Sendo assim, nessa hora é importante que você esteja de olho na sua cozinha, na sua geladeira, armário e dispensa para saber se a profissional possui realmente tudo o que precisa para realizar o serviço.

Caso não, procure por bons lugares para fazer as suas compras, como um atacadista de peixes, onde você consegue comprar em maior quantidade e por um preço mais em conta, fazendo a rotina da cozinheira ser ainda melhor.

Esteja aberto a ouvir e aprender

Muitas vezes, a maioria das cozinheiras são mulheres que aprenderam a cozinhar na escola da vida. São mulheres que pararam de estudar e tiveram que começar a trabalhar muito cedo e construíram suas famílias também muito novas.

Sendo assim, esses profissionais podem não ter um diploma pendurado na parede, mas não significa que são pessoas que não sabem nada, pelo contrário, essas são as pessoas que às vezes sabem mais do que muitos executivos importantes.

Por isso, esteja sempre aberto a ouvir o que a pessoa tem a dizer e a te ensinar, não apenas sobre a cozinha, mas sobre a vida. Com isso, a profissional se sentirá importante em sua função e você terá lições valiosas para levar consigo para o resto da vida.

Benefícios de ter uma cozinheira

Com as dicas dadas acima você conseguirá criar e manter um relacionamento saudável com sua cozinheira e obter os diversos benefícios que essa profissional pode trazer para a sua vida e espaço, como:

  • Praticidade na rotina;
  • Otimização de processos;
  • Mais tempo de descanso;
  • Mais saúde e qualidade de vida;
  • Organização da alimentação;
  • Mudança de hábitos.

Dessa maneira, você contará não apenas com uma simples profissional, mas com uma pessoa disposta a te ajudar a organizar sua rotina e ter uma vida mais saudável, contando com deliciosos pratos e uma pessoa confiável para te ajudar com isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades