logo-blog
Search
empregada doméstica

Confira 5 Dicas Valiosas para Melhorar a Relação com a Empregada doméstica

Índice

A empregada doméstica passa grande parte do dia em sua casa interagindo com você e sua família. Portanto, você precisa construir um bom relacionamento entre empregador e empregado. Isso garante que ninguém ultrapasse a linha e que o trabalho continue sendo feito da melhor maneira possível. 

No entanto, este é um processo delicado e você deve prestar muita atenção para evitar mal-entendidos. Pensando nisso, preparamos para você este post com 5 dicas para melhorar a relação patrão-empregado. Leitura feliz!

1. Trabalhe positivamente na comunicação com a empregada

O primeiro passo é trabalhar na comunicação patrão-empregado. Aqui você não precisa entrar na atitude da empregada que faz parte da família. No entanto, apenas tente manter um vínculo saudável e próximo com ela. 

Assim você se comunica mais facilmente. Assim, é mais fácil para uma das duas partes poder comunicar algo, se necessário. Por exemplo, se algo te incomoda. 

Uma relação saudável e respeitosa entre empregador e empregado prolonga consideravelmente o período do contrato. Além disso, ajuda a deixar o ambiente de trabalho da empregada mais confortável e garante espaço pessoal para você e sua família. 

Portanto, o trabalho positivo de comunicação é a chave mais importante para construir um vínculo saudável e duradouro.

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

2. Valorize mais o profissional contratado para serviço de empregada doméstica

Valorização da empregada doméstica, também é importante para fortalecer o vínculo entre empregador e empregado. Além disso, tratá-los com gentileza e elogiar seu trabalho quando bem feito ajuda na autoestima. Para estimulá-lo, melhorar seu relacionamento e desempenho no trabalho. 

Portanto, sempre preste atenção aos esforços de seus funcionários no trabalho e sempre os elogie por fazer o melhor. Dar feedback positivo é fundamental, por isso, procure sempre os aspectos positivos do serviço prestado. 

Além disso, essa dica vale para a humanização do funcionário que trabalha em sua casa. Não esqueça que assim como você, você é uma pessoa que gosta de ser tratada e respeitada enquanto trabalha.

No entanto, essa dica garantirá bom humor e autoestima de ambos os lados. Dessa forma, o ambiente fica mais saudável.

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

3. Estabeleça condições mais flexíveis sempre

Todavia, é importante sempre estabelecer regras para que ninguém ultrapasse os limites. Como a empregada doméstica trabalha dentro do seu ambiente pessoal, é comum que, às vezes, ela invada a sua privacidade, mesmo que não intencionalmente.

Sendo assim, estabelece regras para regularizar isso. Todavia, voltando à primeira dica, sempre priorize uma boa comunicação nesses processos. Desse modo, quando for conversar sobre as regras com a empregada, seja flexível, para que as duas partes entrem num consenso.

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

4. Seja pontual com os acordos entre patrão e empregada

Desde o contrato de trabalho, são feitos acordos entre patrão e empregada, estabelecendo os deveres de cada um. Portanto, lembre-se do que foi tratado nessa etapa e nunca quebre o que foi combinado. Isso vai desde as regras combinadas até as tarefas a serem feitas pela empregada.

Além das condições comportamentais estabelecidas no que foi combinado entre as duas partes, as tarefas definidas também precisam ser honradas. Sendo assim tome muito cuidado ao mudar o roteiro de atividades da sua empregada durante a semana, mês ou dia.

Caso a empregada comece a exercer funções que não estavam estabelecidas no contrato, ou que não fazem parte do que cabe uma doméstica fazer, isso se enquadra como acúmulo de funções. Sendo assim, você, como empregador, pode ser punido judicialmente por meio de ações trabalhistas.

Portanto, no contrato, defina todas as tarefas necessárias e faça um cronograma de todas elas. Assim, a empregada sabe o que precisa ser feito mensalmente, semanalmente e diariamente. Todavia, caso surjam novas necessidades, converse com a sua empregada e faça mudanças no cronograma.

Todavia, use sempre o bom senso nessas situações. Sendo assim, caso precise que a empregada faça novas tarefas, substitua outras sem tanta importância. Assim, a funcionária consegue realizar as atividades sem caracterizar o acúmulo de funções.

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

5. Formalize conforme a lei de 2023 sua empregada doméstica.

Um passo crucial para manter boas relações empregador-empregado é o registro. Simplesmente registrando sua dona de casa na carteira de trabalho, você garante a ela todos os direitos e vantagens. Então, apesar de todos os problemas de trabalho, é uma maneira de mostrar que você se importa com seu colega de trabalho. 

No entanto, com a implementação da Lei Complementar nº 150, o registro dos trabalhadores domésticos tornou-se obrigatório. Portanto, qualquer empregador doméstico que se recuse a assinar a carteira de trabalho estará sujeito a multas e danos. 

Por isso, o primeiro passo que você deve tomar na hora de contratar uma empregada doméstica é assinar o visto de trabalho dela. No entanto, se você já contratou um funcionário por um determinado período de tempo, poderá registrá-lo posteriormente.

Desta forma, você atualiza toda a documentação do empregado. Mesmo que seja tarde, é importante tomar essa decisão. No entanto, o pós-registo pode dar muito trabalho, ainda mais quando a duração da irregularidade é longa. Por isso, pode ser de grande ajuda contar com a ajuda de empresas da área. 

Contrate empregada doméstica qualificada perto de sua casa

Quer contratar uma Empregada Doméstica?

Você quer contratar uma Empregada Doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

pet sitter

Tecnologias que Facilitam o Trabalho dos Pet Sitters

As tecnologias modernas têm transformado significativamente o trabalho dos pet sitters, tornando-o mais eficiente e seguro.  Ferramentas como aplicativos de agendamento, câmeras de monitoramento e