logo-blog
Search
encontrar uma babá de cachorro

Como se tornar um Pet Sitter?

Índice

Se você tem habilidade e gosta de lidar com animais como cães e gatos, uma boa alternativa de trabalho é tornar-se um Pet Sitter. A função se refere a cuidar de animais domésticos para famílias que viajam, trabalham fora ou vão passar algum tempo fora de suas casas e não tem condições de levar seu animalzinho junto.

Para que os bichinhos não fiquem sem cuidado, a função de Pet Sitter está cada vez mais em alta e popularizou-se inicialmente nos Estados Unidos, ganhando espaço hoje no mundo todo e principalmente no Brasil. Muitas famílias cuidam de seus animais domésticos tratando-os como um membro da família, e por isso pensar no cuidado deles quando se está fora de casa também tornou-se uma prioridade.

O funcionamento do trabalho é um tanto quanto simples, normalmente as Pet Sitters oferecem o trabalho de cuidado com alimentação, desenvolvimento de atividades e períodos de companhia para os animais, por períodos em que os donos não estão em casa seja por viagens ou trabalhos.

Alguns profissionais da área buscam especializações para oferecer serviços que são diferenciados, como banho e tosa em domicílio, adestramento e cuidados veterinários. Essa é uma ótima tática, pois valoriza ainda mais o profissional permitindo que esse possa conquistar mais clientes e ganhar mais com a profissão.

Não é obrigatoriamente necessário uma formação para trabalhar como Pet Sitter mas cursos de banho e tosa, auxiliar veterinário ou mesmo veterinária, aumentam suas capacidades e enriquecem o perfil do profissional, permitindo que seja oferecido outros serviços além dos cuidados básicos.

Contrate Pet Sitter qualificado perto de sua casa

Dicas para se tornar um profissional

Antes de mais nada, trabalhar como Pet Sitter exige muito carinho e dedicação, afinal os animais domésticos são muito preciosos para seus tutores e assim como uma babá, você será responsável pela vida e integridade do animal ao ser contratada.

Como dito anteriormente, não é necessário que tenha formações profissionais para atuar na área, mas um dos quesitos mais importantes é saber como lidar com os animais e como cuidar com afeto e respeito dos bichinhos.

A primeira dica é que você tenha afinidade e goste da área, afinal a atividade demanda muita dedicação e paciência, e por isso ter gosto pela profissão é indispensável. Além de gostar, a prática no cuidado com os pets também é necessária, pois algumas pessoas até gostam, mas simplesmente não têm jeito para a profissão e o melhor que você pode fazer, seja qual for a sua situação, é ter conhecimentos voltados para o cuidado com os pets.

Outra dica é que você construa uma marca para seu atendimento. É importante passar credibilidade e lidar com o seu serviço apresentando-o como uma empresa, com nome, identidade visual, redes de contato e referência, com certeza vai ajudar na hora da contratação pois irá passar mais confiança para as pessoas que estão buscando o serviço.

Organize também o seu tempo, é importante que você trabalhe com atenção durante os cuidados com os animais e por isso ter uma boa organização da sua rotina com certeza irá tranquilizar o processo de atendimento. Agende os seus atendimentos de acordo com sua disponibilidade verdadeira, afinal você assume um compromisso importante ao cuidar de um animal de  estimação.

Busque conhecimento sobre o comportamento animal, assim você saberá avaliar as reações dos animais a cada estímulo e interação, além de conseguir identificar qualquer alteração de comportamento que possa indicar que algo esteja errado com ele. Além disso, você saberá como lidar com situações de agressividade ou conflitos que possam acontecer, sem se desesperar e tomar atitudes equivocadas.

Contrate Pet Sitter qualificado perto de sua casa

Quais são as funções de uma Pet Sitter?

A maioria das atividades de trabalho é realizada na casa dos donos dos animais. Um Pet Sitter substitui o tutor no cuidado com os cães e gatos quando seu dono está ocupado com trabalho, estudo, etc. Às vezes, o profissional pode ficar responsável pelo pet durante uma viagem e isso exige disponibilidade de tempo. 

Em algumas situações especiais, o pet sitter pode cuidar do animal em sua própria casa e ser responsável pela alimentação, atividade física como passeios e brincadeiras, descanso e, finalmente, pela administração de medicamentos e realização de atividades terapêuticas. 

Um bom pet sitter, portanto, além de gostar muito de animais, não pode ter receio de desinfetar tigelas de água e comida, coletar fezes, lavar o chão com urina, limpar a caixa de areia, fazer algumas compras básicas, etc.

A Pet Sitter deverá desenvolver atividades com os animais, alimentar em horários corretos, passear, fazer companhia para o animal, cuidar de sua higienização, cuidar do ambiente de convivência do animal deixando limpo e organizado, em alguns casos deverá levá-lo em consultas ao veterinário, administrar medicamentos, comprar ração e petiscos quando os donos solicitarem, dar carinho e atenção para que o animal não se sinta estressado por ficar sozinho, e garantir seu bem-estar.

Contrate Pet Sitter qualificado perto de sua casa

Vantagens de Contratar uma Pet Sitter

Contratar um pet sitter significa dividir a responsabilidade de criar um bichinho sem ter que abrir mão do prazer de ter um gato ou cachorrinho por falta de tempo. O pet sitter ajuda a alimentar, entreter e cuidar dos animais de estimação. 

Se você tem um gato de estimação, também pode se beneficiar de contratar um pet sitter. Os gatos são desconfiados e avessos a estranhos. Ter um profissional cuidando deles – e até mesmo recebê-los em casa em caso de emergência – é uma garantia de que eles não vão ficar estressados ​​​​e têm o melhor atendimento.

Procure sempre profissionais capacitados para acompanhar seu pet. Verifique sua elegibilidade antes de permitir a entrada em sua casa. Acima de tudo, observe o comportamento do pet sitter em contato com os animais, que deve ser amoroso, mas exigente e responsável. 

Alguns sites especializados classificam os profissionais com base na experiência e nas qualificações dos pet sitters. A ideia é poder realizar as atividades com tranquilidade e ao mesmo tempo ter a certeza de que uma pessoa competente e qualificada está cuidando de nossos pets.

Aqui na Famyle você pode ter acesso ao perfil de diversos profissionais, que já passaram pela triagem de avaliação se suas experiências, antecedentes criminais, referências de trabalhos anteriores e capacitações. Dessa forma você garante uma contratação segura, pode ver a avaliação de atendimentos anteriores e faz a contratação de forma totalmente online.

Contrate Pet Sitter qualificado perto de sua casa

Quer contratar um Pet Sitter?

Você quer contratar um Pet Sitter e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades