logo-blog
Search
Empregada doméstica com rôdo

Empregada Doméstica: Como planejar o primeiro dia de trabalho

Índice

Estabelecer metas claras, explicando o que você deseja no primeiro dia da empregada doméstica é algo de extrema importância para a relação contratada e contratante.

O primeiro dia em qualquer trabalho é algo muito complexo e até mesmo, estranho. Isso porque essa é uma situação nova tanto para o contratante, quando para a pessoa que é contratada. Por isso, planejar o primeiro dia da empregada doméstica pode ser um desafio para algumas pessoas.

A empregada doméstica, não é uma simples colaboradora mas sim, alguém para quem você está abrindo a sua casa, e até mesmo sua intimidade. Por isso, deixar bem explícito o que você deseja dela e do serviço que ela irá prestar, será algo de grande relevância para evitar contratempos futuros.

Entenda como planejar o primeiro dia da empregada doméstica e estabelecer uma boa relação com ela desde o início.

Primeiro dia da Empregada Doméstica

Regra nº 1 – Esteja em casa no primeiro dia

A contratação de uma emprega doméstica geralmente é realizada porque necessita-se de alguém para tomar conta dos serviços da casa pois não se dispõe de tempo hábil para se realizá-los. (Veja nossa postagem sobre como entrevistar a empregada doméstica, e aqui os perigos da contratação por indicação).

E um dos erros mais comuns que uma pessoa pode cometer no primeiro dia da empregada doméstica, é deixá-la sozinha.

Como já foi dito, essa é uma pessoa que entrará em sua intimidade. Sendo assim, é necessário que você esteja lá quando isso acontecer, nem que seja por meio período.

Dessa forma, ela também sentirá mais confiança e você, certamente ficará mais confortável.

Empregada Doméstica para família

Regra nº 2 – Converse com ela antes de pedir para que ela realize algum serviço

Você provavelmente para contratar uma empregada doméstica, realizou uma entrevista.

De qualquer forma, aquele primeiro contato antes da contratação não é suficiente. Embora você possa ter falado o que realmente deseja, a situação agora é nova e é importante restabelecer alguns acordos. Então, a melhor coisa a se fazer é esclarecer tudo. Nesse caso, estamos falando de tudo mesmo.

Aborde com ela tudo o que você deseja do serviço prestado como por exemplo:

  • Pontualidade – o horário em que você espera que ela chegue e o horário que você espera que ela sai;
  • Data de pagamento – a forma como foi acordado o pagamento, se haverá ou não adiantamentos;
  • Por onde você gosta que comece o serviço;
  • Quais os serviços que ela deverá realizar – tudo isso de acordo com o combinado. Isso porque de acordo com o contrato estabelecido, ela poderá desenvolver alguns serviços ou não, e isso deve estar muito bem esclarecido entre ambas as partes;
  • Produtos de limpeza – onde ficam e como você espera que eles sejam gastos.

Todos esses pontos farão com que a comunicação fique mais clara, e que ela realmente satisfaça as necessidades da sua casa.

Regra nº 3 – Mostre todo o serviço que a empregada doméstica precisa fazer

Mesmo que a contratada tenha anos de experiência, é óbvio que ela não saberá exatamente tudo o que deve fazer.

Sendo assim, no primeiro dia da empregada doméstica, mostre tudo o que deseja que ela faça. Cada detalhe é muito importante.

Mostre para ela como você gosta que as coisas sejam realizadas, no que ela pode mexer, os objetivos em que ela não deve tocar, pois são muito pessoais. Enfim, ela precisa saber o que você espera do serviço dela.

Limpeza na casa

Regra nº 4 – Crie uma lista de trabalhos para a empregada doméstica

Para facilitar o trabalho da empregada doméstica, você poderá criar um pequena lista, para que ela não se perca. Isso facilitará ainda mais a comunicação de vocês.

A lista deve ser algo bem simples, servindo para que ela se norteie nesses primeiros dias.

Indique os dias em que os banheiros serão lavados, os dias em que o lixo deve ser posto na rua, os dias em que se deve lavar a cozinha, os dias em que ela deve lavar as roupas de cama e banho, os dias de lavar as outras roupas. Tudo isso fará que tanto você, quanto ela, se sintam mais satisfeitas.

Regra nº 5 – Ensine como os móveis devem ser limpados

O fato é que cada um possui um jeito de limpar os móveis. No entanto, existem aqueles móveis que requerem mais cuidado, como as pratarias, louças e móveis de madeira maciça.

Pode ser que a contratada não esteja familiarizada com esse tipo de trabalho então, você deverá explicar à ela.

Isso fará com que você não venha a se decepcionar mais à frente se algo não sair como o esperado.

Dessa forma, no primeiro dia da empregada doméstica, não se esqueça de deixar tudo isso bem detalhado.

Pessoa secando peça de fogão

Regra nº 6 – Dê orientação quanto aos equipamentos de proteção que ela deve utilizar

Pode ser que você, ao limpar a sua casa não os utilize, mas lembre-se de que a empregada doméstica é sua contratada, e por isso, é preciso que ela tome cuidado para que não se machuque no serviço.

Por isso, disponibilize para ela equipamentos de proteção como luvas e botas de borracha, impedindo assim cortes ou escorregões que podem ser muito graves.

Deixe claro o tempo que esses equipamentos tem que durar. Em geral uma bota de borracha pode durar de 1 a 2 anos, já as luvas de limpeza devem ser trocadas com uma certa frequência, 1 vez a cada 2 meses.

Com essas regras simples o primeiro dia da empregada doméstica será mais produtivo e você tem mais chances de ter contratado alguém que permanecerá muitos anos prestando serviços em sua casa.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário e diga o que você achou?  Conheça mais do Blog Famyle!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

copeira

Copeira em Ambientes Corporativos

A presença de uma copeira em ambientes corporativos desempenha um papel fundamental na manutenção do bem-estar e na eficiência das operações diárias.  Mais do que

personal organizer

Personal Organizer: Como se Tornar uma?

Se tornar um personal organizer pode ser uma jornada emocionante e gratificante para quem tem paixão por organização e deseja ajudar os outros a melhorar