logo-blog
Search
faxineira

Como orientar sua faxineira na limpeza de sua casa?

Índice

Se você tem uma faxineira que cuida da limpeza da sua casa, é importante que você saiba como orientá-la para que ela possa realizar as tarefas de forma eficiente e de acordo com suas expectativas. 

Se você deseja que ela mantenha o piso da casa sempre limpo e brilhante, por exemplo, pode ser útil indicar o uso de produtos específicos, como a cera auto brilho, que é fácil de aplicar e proporciona um acabamento impecável.

Por que é importante orientar sua faxineira? 

Isso ajuda a evitar mal-entendidos e desentendimentos no futuro, o que pode levar a uma limpeza bem-sucedida e até mesmo ao término do contrato de trabalho.

Orientando sobre lista de tarefas e horários 

O primeiro passo é definir horários e tarefas para a faxineira. É importante para que ela consiga realizar todas as atividades de maneira eficiente e não se sinta sobrecarregada.

Alguns exemplos de tarefas que podem ser incluídas são:

  • Limpar as superfícies da cozinha, incluindo fogão, pia e bancada;
  • Limpar o banheiro;
  • Limpar os pisos de todos os cômodos;
  • Trocar as roupas de cama e toalhas.

Certifique-se de explicar a ela quais são as tarefas prioritárias e por que elas são importantes.

Ao finalizar a orientação, dê um tempo para que a faxineira possa esclarecer dúvidas e questionamentos. É importante que ela se sinta à vontade para perguntar e entender tudo o que foi passado, para que possa realizar o trabalho de forma satisfatória.

Fornecendo os materiais de limpeza

Para garantir que sua faxineira possa realizar a limpeza de sua casa de forma eficiente, é importante fornecer todos os materiais de limpeza necessários, incluindo produtos de limpeza, panos, esponjas, aspirador de pó e outros itens que ela possa precisar. 

Se você tem uma piscina em casa, também é importante escolher uma boa distribuidora de produtos para piscina para garantir a qualidade da água e evitar problemas de saúde.

Monitorando o trabalho da faxineira

Uma vez que sua faxineira comece a trabalhar em sua casa, é importante monitorar o trabalho dela para garantir que ela esteja cumprindo as tarefas de acordo com suas expectativas. 

Se você notar que algo não está sendo feito corretamente, converse com ela e explique o que precisa ser feito de forma diferente.

Dando feedback

O feedback deve ser dado de maneira construtiva e não agressiva, para que a faxineira não se sinta desmotivada ou ofendida.

Por exemplo, se a faxineira fez um bom trabalho limpando os banheiros, mas deixou a cozinha de lado, você pode reconhecer o bom trabalho nos banheiros e apontar que a cozinha precisa de mais atenção na próxima vez.

Além disso, é importante ser específico ao dar feedback. Em vez de dizer “você precisa limpar melhor a cozinha”, é mais efetivo dizer “é necessário limpar melhor o fogão e a pia, pois ainda ficaram resíduos”.

Ensinando uma organização

A faxineira pode não saber onde cada objeto deve ser salvo, e isso pode dificultar a limpeza. Por isso, é importante ensinar a faxineira como a casa deve ser organizada.

Por exemplo, se você guarda as panelas perto do fogão, explique que isso facilita na hora de cozinhar, pois você não precisa andar pela casa procurando as panelas.

Além disso, é importante que a faxineira saiba como lidar com objetos pessoais e de decoração, como quadros, vasos e tapetes. É recomendado que ela pergunte ao proprietário da casa antes de manuseá-los ou mover esses objetos, para evitar danos ou problemas.

Cuidados com produtos de limpeza

Mostre quais produtos devem ser usados e explique a diferença entre os produtos. Explique que o limpa-vidros é ideal para superfícies de vidro, como o vidro para luminária, mas não deve ser usado em superfícies de madeira, pois pode danificar o material.

Outra dica importante é orientá-la, por exemplo, se a casa tem crianças ou animais de estimação, é importante usar produtos menos agressivos ou evitar certos tipos de produtos. 

Além disso, é importante verificar a validade dos produtos e descartar aqueles que foram vencidos.

Segurança no trabalho

É importante lembrar que a segurança da faxineira durante o trabalho é fundamental para que ela possa executar as tarefas de forma eficiente e sem riscos. 

Além de fornecer luvas ou até mesmo um dispenser sabonete espuma automático, é preciso avaliar as condições do ambiente, como pisos escorregadios e objetos cortantes, e tomar medidas para minimizar os riscos de acidentes.

Conclusão

Podemos concluir que orientar sua faxineira na limpeza de sua casa é crucial para garantir um ambiente limpo e organizado, além de manter uma relação de trabalho saudável e produtiva com sua faxineira e priorizar a segurança da faxineira durante o trabalho. 

Além disso, é importante ter em mente que a orientação deve ser feita de forma respeitosa e empática, levando em conta as habilidades e limitação da faxineira. 

Quer contratar uma Empregada Doméstica?

Você quer contratar uma Empregada Doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades