logo-blog
Search
relação positiva e produtiva com a babá

Como entrevistar uma candidata a babá folguista?

Índice

babá noturna

Uma babá folguista é uma profissional que trabalha em regime de folga, ou seja, ela cuida das crianças durante um período determinado, geralmente nos finais de semana, feriados ou outras ocasiões em que os pais precisam de um tempo livre ou se ausentam da casa.

A babá folguista pode ajudar na rotina familiar de diversas formas, proporcionando aos pais a oportunidade de terem tempo para si mesmos, para atividades sociais, ou simplesmente para descanso, afinal de contas, ser pais está longe de ser uma tarefa fácil. 

Isso nos mostra que contar com uma babá folguista pode ser uma grande ajuda para os pais que precisam de uma pausa em sua rotina diária e que desejam garantir que seus filhos estejam em boas mãos durante sua ausência.

Elas ajudam não só as crianças a saberem o que fazer com as embalagens plásticas personalizadas que ganharam, mas também ajudam no seu desenvolvimento, sem contar no suporte durante a rotina para os pais ou responsáveis. 

Entretanto, assim como a contratação de qualquer outro profissional, para colocar uma babá dentro de sua casa é preciso ter muito cuidado com os mínimos detalhes e com tudo o que envolve esse processo, e é justamente com isso que iremos te ajudar hoje. 

Dicas para entrevistar uma candidata a babá folguista 

Fazer uma entrevista está longe de ser uma tarefa fácil, ainda mais quando falamos da entrevista de uma profissional que cuidará dos seus filhos, por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Confira: 

Faça algumas perguntas abertas

A primeira delas são as famosas perguntas abertas, ou seja, são aquelas perguntas que deixam a candidata mais à vontade para falar um pouco mais sobre si, suas experiências, visões e opiniões sobre determinados assuntos e sobre o seu trabalho. 

Perguntas que vão desde o conforto dela ao usar um porta crachá PVC o dia a dia até mesmo suas qualidades e defeitos no dia a dia de trabalho são algumas perguntas abertas que podem te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a profissional. 

Dê exemplos de situações 

Outra dica muito valiosa nesse processo é dar exemplos de algumas situações do dia a dia em que a babá pode precisar tomar decisões rápidas para proteger a criança ou evitar que algo aconteça, é aí que você consegue conhecer ainda mais sobre ela.

Por exemplo, pergunte como a babá lidaria ao presenciar a criança tendo alguma atitude raivosa ou malcriada, simples perguntas como essas te ajudam a ter mais confiança no trabalho da profissional a partir de suas atitudes. 

Peça referências e histórico profissional

Provavelmente, essa profissional já deve ter trabalhado em algum outro lugar antes de ir para a sua casa, por isso, é importante pedir as devidas referências e o histórico profissional neste outro lugar para saber o que outras pessoas falam de seu trabalho. 

Pense que uma pessoa que procura pelo melhor serviço de instalação de câmeras de segurança do mercado, busca pessoas que já consumiram o serviço para saber se ele é bom mesmo. A fórmula é igual quando falamos da contratação de uma babá.  

Pergunte sobre a personalidade e valores

Por último, mas longe de ser menos importante, lembre-se de quebrar um pouco o gelo e sair apenas das perguntas profissionais. Para isso, pergunte sobre a personalidade do candidato e conheça um pouco mais sobre o seu jeito de ser e os valores que ele defende. 

Tudo isso, quando aplicado em conjunto, te ajuda a encontrar o candidato ideal para cuidar de seus filhos e mais do que isso, um grande amigo para as horas que precisar, ajudando sua rotina e sua vida. 

A importância de estar atento às expressões não verbais 

Para finalizar este conteúdo, estar atento às expressões não verbais do candidato durante uma entrevista é extremamente importante, uma vez que essas expressões podem fornecer informações adicionais e complementares às respostas verbais. 

As expressões faciais, a postura corporal e os movimentos podem indicar o nível de conforto e confiança do candidato, sua sinceridade ao receber o conjunto da confecção de uniformes para empresas que você preparou e até mesmo seus valores e atitudes. 

Algumas das principais e mais comuns expressões que você deve se manter atento são: 

  • Contato visual;
  • Postura corporal;
  • Expressões faciais;
  • Gestos;
  • Tom de voz;
  • Movimentos corporais;
  • Expressões de linguagem corporal. 

Estar atento às expressões não verbais do candidato pode ajudar os entrevistadores a ter uma visão mais completa e precisa do candidato, avaliando não apenas suas habilidades e experiências, mas também sua personalidade, atitude e adequação para a posição.

Considerações finais 

Dessa forma, você conseguirá encontrar a babá ideal para sua rotina e para seus filhos, fazendo com que ela seja não só mais uma contratada, mas uma grande parceira da família. 

Quer contratar uma babá folguista?

Você quer contratar uma babá  e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

infantil

Cuidado infantil: Como se preparar para emergências

Preparar-se para emergências durante o cuidado infantil é uma responsabilidade crucial para pais, cuidadores e profissionais da área da saúde.  Diante da imprevisibilidade dos incidentes