logo-blog
Search
mãos de cuidador pegando mãe de idosa

Como entrevistar e contratar um cuidador de idosos

Índice

mãos de uma cuidadora de idosos pegando a mão de uma idosa

O cuidador de idosos é uma profissão que tem se destacado muito nos últimos anos em função do aumento da população idosa no país. Segundo dados de um estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de idosos deve triplicar no Brasil nos próximos 30 anos. Dessa forma, a necessidade de profissionais qualificados nesta área também tem aumentado muito e é preciso cuidado e atenção para entrevistar e contratar um cuidador de idosos adequado.

Mas como fazer isso? Que características esse profissional precisa ter para que atenda totalmente as necessidades do idoso?

Neste este artigo, elencamos todas as informações indispensáveis para que você consiga entrevistar e contratar um cuidador qualificado. Dessa forma, será muito mais fácil manter a rotina doméstica do idoso com todo cuidado e segurança que ele merece.

Como entrevistar um cuidador de idosos

Para pessoas que não estão habituadas com este tipo de procedimento, pode ser um verdadeiro desafio ter que entrevistar e contratar um cuidador de idosos. Afinal, colocar um estranho dentro da sua casa para cuidar de alguém que é muito importante para você pode gerar medo e ansiedade.

Por isso, você deve ter atenção total neste processo e, seguindo as dicas deste artigo, você conseguirá fazer tudo com muita tranquilidade e segurança e conhecer as melhores perguntas para entrevistar um cuidador de idosos, que vão te ajudar a uma boa decisão.

Precisa contratar cuidador de idosos?

Primeiros passos para uma boa entrevista

O primeiro passo é fazer uma entrevista estruturada. Para facilitar o processo, crie uma pauta para guiá-la durante a entrevista. Defina todas as informações que serão relevantes e coloque-as em uma sequência objetiva. Crie uma lista com perguntas relevantes sobre a experiência do cuidador e as funções que você precisa que sejam desempenhadas.

Uma boa forma de agilizar este processo é passar informações preliminares no primeiro contato com o candidato. Seja através de uma ligação, troca de mensagens de texto ou videochamada, descreva o trabalho a ser executado em detalhes. Passe informações sobre a carga horária, salários e benefícios e veja se há interesse por parte do candidato.

Muitas vezes os horários podem não bater, o candidato não ter a experiência necessária para cuidar do idoso ou não concordar com o salário que você está oferecendo. Essa é uma maneira de filtrar e chamar para uma entrevista pessoal somente aqueles candidatos que realmente estão interessados e se encaixam nos seus requisitos.

Para o momento da entrevista, se possível convide algum outro membro da família para participar e terem mais segurança no momento da escolha. Também é muito importante que o idoso esteja presente, tanto para ver a interação com o candidato quanto por questões de empatia também.

Para entrevistar e contratar um cuidados de idosos adequado às suas necessidades, você precisa fazer as perguntas certas, que permitam que você analise se ele se encaixa nas suas exigências. Por isso, o ideal é já ter esse questionário montado no momento da entrevista.

Ao montá-lo, leve em consideração todas as necessidades e exigências da função. O candidato precisará cozinhar para o idoso ou administrar medicamentos? Ele precisará trabalhar no turno da noite? O idoso possui limitações físicas ou psicológicas? Todos esses detalhes precisam ser considerados ao montar o seu questionário para entrevista.

 

Precisa contratar cuidador de idosos?

 

Sugestões de perguntas para entrevistar um cuidador de idosos

A seguir, separamos uma lista com perguntas essenciais:

  • em quais locais você já trabalhou anteriormente e quais eram os seus deveres?
  • você possui algum curso de aperfeiçoamento?
  • os pacientes que você cuidou anteriormente possuíam limitações médicas? De que tipo?
  • você tem experiência em administrar medicamentos?
  • como você se sente sobre cuidar de um paciente com necessidades especiais? Ou com memória debilitada?
  • já teve que lidar com alguma emergência de algum paciente anteriormente?
  • tem experiência em cozinhar para pacientes com restrições alimentares?
  • alguma das funções deste trabalho te deixa desconfortável ou você não faria?
  • você consegue transferir o paciente da cama para a cadeira de rodas e vice-versa?
  • poderia fornecer duas referências de trabalhos anteriores?
  • aceita as demandas que o cargo exige? Está disponível para início imediato?

Essa lista de perguntas deve ser construída com base nas suas necessidades de cuidados com o idoso. Se você não precisa que o cuidador cozinhe, não tem por que questioná-lo sobre o assunto. Se possui alguma necessidade especial, não esqueça de conversar a respeito com o candidato.

No momento da entrevista

No dia da entrevista, acomode o idoso ao seu lado e conduza a entrevista com calma e objetividade. Faça as perguntas do seu questionário e ouça o candidato.

Deixe-o à vontade e caso tenha alguma dúvida, questione de maneira sutil.

Caso seja necessário à função por exemplo, experiência com cadeirantes e acamados, peça uma demonstração de como o candidato executaria essa atividade.

Após a entrevista, avalie os pontos positivos e negativos do candidato com base em suas respostas nas questões da entrevista. Observar o comportamento do candidato também é muito importante. Ele passa segurança enquanto responde? Interagiu com o idoso durante a entrevista?

Mesmo que o candidato não tenha muita experiência na função, conhecer sobre ela é muito importante e pode ser um diferencial na hora de você tomar a sua decisão. Também é interessante se o candidato tiver cursos de aperfeiçoamento e especializações.

Se outro familiar pôde estar presente durante a entrevista, troquem as suas impressões. Pergunte ao idoso o que achou do candidato e, se ele for capaz, deixe que tome a decisão final.

Antes da contratação, não esqueça de verificar as referências passadas pelo candidato. Para uma função como a de cuidador de idosos é imprescindível a cautela e confirmação de boas referências.

Toda essa análise e impressões fará com que você contrate o melhor profissional possível.

Perfil de um cuidador de idososCuidadora de idosos com idoso

Para complementar as dicas sobre como entrevistar e contratar um cuidador de idosos, apresentamos a você um perfil adequado para o cuidador de idosos. Como já mencionamos, é preciso sempre levar em consideração as necessidades e as particularidades do idoso a ser cuidado.

Mas, algumas características são essenciais a este profissional, pois a sua sua função é, na maioria das vezes, muito desafiadora. No momento da entrevista e contratação, busque profissionais que sejam:

  • pacientes;
  • empáticos;
  • responsáveis;
  • que tenham especializações e conhecimentos de primeiros socorros;
  • discretos.

Quando buscamos um cuidador de idosos, nossa intenção é garantir a qualidade de vida do paciente, por isso, ao escolhê-lo, considere a pessoa mais qualificada para a função e com quem você e o idoso se sentiram mais confortável. Estes são fatores importantes para se levar em conta na hora de entrevistar e contratar um cuidador de idosos.

Passo a passo para a contratação de um cuidador de idosos

Bom, já vimos como entrevistar um cuidador de idosos adequadamente. Agora vamos falar sobre a contratação, assunto que pode trazer muitas dúvidas, seja quanto à função ou ao tipo de contrato de trabalho, de maneira que estejam de acordo ao cumprimento das leis trabalhistas.

A primeira dúvida que costuma surgir diz respeito a se o cuidador de idoso é ou não um empregado doméstico. Se ele praticar as funções dentro de uma residência ele é considerado um empregado doméstico e pode e deve se encaixar nesta categoria, independente dele ser um técnico de enfermagem ou formado em outra área.

E qual é o salário de um cuidador de idosos? Este fator variará de acordo com a capacidade técnica, a escala de trabalho, o salário mínimo regional e as habilidades do profissional.

Tipos de contrato de cuidador de idoso

A profissão de cuidador de idosos ainda não é regulamentada, sendo que a lei usada para normatizar este tipo de trabalho é a Lei Complementar no. 150/2013, derivada pela PEC das domésticas. Dessa forma, deve-se observar o tipo de contrato de trabalho que é desempenhado pelo cuidador, que varia conforme as necessidades da família e do idoso.

Os tipos de contrato de cuidador de idoso podem ser:

  • empregado regular: quando o profissional é contratado por uma empresa e o vínculo empregatício fica a cargo da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa forma, as empresas contratantes prestam atendimento domiciliar ao idoso e têm o dever legal ao cumprimento de todos os direitos previstos na CLT;
  • autônomo: neste caso a relação de trabalho é protegida pelo Código Civil Brasileiro e o desempenho da função tem de ser de maneira eventual, ou seja, os chamados “folguistas”. O folguista deve cobrir no máximo 2 dias por semana para não gerar vínculo empregatício;
  • doméstico: contratado pela família ou pelo próprio idoso, obedece a legislação derivada da PEC das domésticas. No entanto, até 2013, a legislação trabalhista excluía esse tipo de empregado da proteção da CLT. Dessa forma, não existia uma noção de direitos e deveres desse profissional.

Direitos trabalhistas do cuidador de idosos

Quanto aos direitos trabalhistas: se o cuidador de idosos é contratado por pessoa jurídica, a legislação vigente é a CLT. Se ocorre por pessoa física, a relação é regida pela Legislação do Trabalhador Doméstico.

Desta maneira, deve-se observar as necessidades da família e do idoso e o tipo de trabalho desempenhado pelo cuidador, para encaixá-lo dentro do tipo de contrato adequado. Na maioria das vezes pode ser mais prático contratar uma empresa terceirizada para fazer todo este processo.

Se optar por contratá-lo você mesma, deve seguir os moldes de como se contrata um trabalhador doméstico, ou seja, deve-se anotar na Carteira de Trabalho os dados: endereço, salário e cargo e cadastrar o cuidador no e-social como prestador de serviços domésticos.

Como pode haver variações nas funções desempenhadas, é muito importante que você faça um contrato de trabalho bem explicado, com todas as funções discriminadas para que tudo fique absolutamente claro para ambas as partes.

Coronavírus: cuidados especiais para entrevistar e contratar um cuidador de idosos

mascara de proteção contra COVID-19

Em função da pandemia do coronavírus que o mundo todo está vivendo, é preciso alguns cuidados especiais para entrevistar e contratar um cuidador de idosos. Neste momento o cuidador exerce um papel fundamental na vida do idoso que muitas vezes está isolado do resto da família e não pode sair de casa para atividades como ir ao supermercado ou à farmácia.

Dessa forma, nem pense em suspender os cuidados que o idoso necessita pelo medo de contágio. Ao invés disso, adote boas práticas de cuidados e higiene para garantir a segurança do idoso.

Durante o processo de seleção, opte em fazer as entrevistas por videochamada. Esse é um excelente recurso usado por grandes empresas do mundo todo. Servirá perfeitamente para entrevistar um candidato a cuidador. Casa opte por fazer entrevistas presenciais, adote todas as medidas de higiene como a utilização de máscaras e álcool gel.

Ao escolher um candidato, opte por aquele que more mais perto e não precise andar de ônibus para chegar ao trabalho. Também será preciso que você combine com ele algumas medidas que garantam a segurança do idoso, como higienização de produtos do supermercado e troca de roupa ao chegar da rua.

O mais importante é que você não interrompa a contratação de um cuidador pois pode influenciar diretamente na qualidade de vida e rotina doméstica do idoso.

Se você seguir à risca todas essas orientações, conseguirá não só entrevistar e contratar um cuidador de idosos, como selecionar um profissional qualificado e que atenda a todas as suas necessidades. Tenha em mente que este é um processo que precisa ser feito com calma e atenção. Seguindo nossas dicas, você terá sucesso na contratação do cuidador de idosos ideal!

Precisa contratar cuidador de idosos?

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal

Perfil Ideal de uma Personal Trainer

Quando se trata de escolher um personal trainer, encontrar o perfil ideal pode fazer toda a diferença na sua jornada de condicionamento físico.  Vamos explorar

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a