logo-blog
Search
profissional doméstica de confiança

Como encontrar uma empregada doméstica de confiança?

Índice

Contar com uma empregada doméstica de confiança é algo que faz parte da cultura brasileira, tratando-se de uma relação que remonta até mesmo aos tempos coloniais. Mas da mesma forma em que a sociedade foi mudando, essa relação também precisou se modernizar.

Por causa da proximidade desses profissionais com a família da casa onde atuam é comum existir uma relação mais íntima, com essa empregada se tornando quase que uma integrante da família, principalmente quando pensamos em um serviço feito por vários anos.

Apesar dessa relação quase familiar, é importante nunca esquecer que se trata de uma associação profissional, cabendo a quem contrata por esses serviços arcar com todas as suas responsabilidades, o que inclui o pagamento de salários e todos os benefícios válidos.

Da mesma forma em que alguém paga corretamente para que um profissional possa instalar um adesivo jateado para vidro em seu escritório, o mesmo tipo de negociação formal deve ser mantido com todo tipo de contratação, inclusive nos serviços domésticos.

Por se tratar de um serviço a ser realizado dentro de sua residência, pode acontecer das pessoas acharem que essa relação profissional não possui o mesmo valor que qualquer outro tipo de contrato a ser realizado dentro do mercado de trabalho, o que é um erro.

Na verdade, por se tratar de um indivíduo que terá contato direto com a sua casa e sua família é importante garantir que essa relação seja a mais profissional possível, de forma a garantir a proteção de todos os envolvidos, indo desde a empregada até o seu patrão.

Quando o cenário muda para o setor empresarial, como os profissionais de limpeza que atuam na organização de um prédio comercial ou até de um condomínio, responsável por manter o piso vinílico em manta limpo, é comum perceber uma relação mais profissional.

Indo de contrastante à situação acima, quando olhamos para um profissional que vai atuar diretamente na sua casa, pode acontecer da situação ser vista com outros olhos, como se uma empregada doméstica não merecesse a mesma remuneração.

Muito mudou em relação a isso nos últimos anos, tudo graças aos direitos conquistados por essa classe trabalhadora, contudo, esse tratamento informal que foi sendo tão comum por tantos anos faz com que muitas famílias não se sintam confortáveis com tal contratação.

Claramente é importante refletir melhor sobre o assunto, afinal, tratam-se de pessoas que podem perder uma oferta de emprego unicamente por causa de um preconceito daqueles que de fato se mostram necessitados dos serviços a serem feitos por tais indivíduos.

Por que eu devo contratar uma empregada doméstica?

Existem diversos motivos que podem justificar a necessidade de ter uma empregada atuando em casa, sendo possível dar destaque a algumas motivações, entre elas:

  • Casas muito grandes;
  • Desejo de manter o seu imóvel melhor organizado;
  • Ter tempo disponível para focar em outras atividades;
  • Poder descansar nos dias de folga do trabalho.

Manter uma casa arrumada não é a mais fácil das tarefas, sendo algo que pode se tornar ainda mais difícil dependendo da posição do seu imóvel, tal como a proximidade com uma estrada, aumentando assim o número de poeira que pode acabar entrando pela janela.

Uma casa de praia pode ser o sonho de muitos, mas só de pensar em ter que proteger os seus móveis da maresia, além de ter que varrer frequentemente o chão para retirar a areia trazida da rua, esse desejo pode rapidamente perder parte do seu brilho.

E dependendo da complexidade da sua residência, com inúmeros quartos, além da presença de uma decoração diferenciada, desenvolvida por meio de uma montagem de estruturas metálicas, aí é que se torna necessário contar com ajuda para limpar tudo.

Nesses casos, quanto maior for o imóvel, maior deve ser também o número de empregadas a serem contratadas, tudo para garantir que a sua casa esteja sempre organizada, pronta para receber suas visitas ou até mesmo para relaxar após um cansativo dia de trabalho.

O mundo cada vez mais dinâmico também torna difícil dar para sua casa a atenção que ela merece, com o tempo tendo que ser dividido entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, sobrando pouco para tal arrumação, a não ser que alguém desista de suas folgas.

Tudo isso já é razão o suficiente para buscar a ajuda de uma empregada doméstica, ajudando assim a manter o seu piso sempre limpo, com sua escolha de ladrilho hidráulico de tonalidade branca mantenha o seu brilho, ao invés das sujeiras comuns do dia a dia.

Após ter certeza que você precisa dos serviços de uma emprega o seu próximo passo é saber exatamente por onde procurar por esse tipo de auxílio profissional.

Onde encontrar uma empregada hoje?

Muitas pessoas ainda possuem receio em contratar uma empregada por causa de uma falta de confiança, algo justo se lembrarmos dos casos recorrentes de roubos e furtos que são noticiados, prejudicando assim toda uma classe de profissionais de qualidade.

Para evitar isso é importante então recorrer a canais seguros, e eficazes que possam servir como o espaço ideal para encontrar uma empregada para atuar dentro da sua casa. Entre os caminhos a serem tomados é bom dar destaque para alguns como:

Site e aplicativos

Da mesma forma em que basta uma pesquisa nas redes por comércio de sucatas para entrar em contato com esse tipo de serviço, o mesmo pode ser dito sobre os serviços de uma empregada, existindo até mesmo plataformas exclusivas sobre esse serviço.

Além desses sites, no qual essas profissionais podem se inscrever, colocando-se disponível a atuar na residência dos seus possíveis contratantes, tal tipo de acesso pode ser feito até mesmo por meio de aplicativos, desenvolvidos para funcionar diretamente do seu celular.

Agência profissional

Os canais citados acima vêm se tornando bastante populares por causa da segurança que prometerem, com as credenciais desses funcionários sendo verificadas antes delas poderem integrar a lista de profissionais disponíveis a serem contratados.

Contudo, caso você ainda prefira recorrer a uma saída mais tradicional, então o ideal é se comunicar como uma agência de limpeza. Nesses locais é possível encontrar o melhor perfil para sua casa, achando por quem saiba limpar vidros temperados, por exemplo.

Recomendação de conhecidos

Outra saída é contar com a ajuda de pessoas conhecidas, pedindo por recomendações de quem já tenha trabalhado anteriormente com uma empregada. Esse tipo de conselho pode ser ainda mais prático quando alguém está buscando apenas por uma diarista.

Com a ajuda da internet é possível também pesquisar melhor sobre o perfil e histórico dessa profissional, de forma a realizar uma contratação que possa ser a mais segura e confiável entre ambos, criando assim um cenário amigável e também profissional.

Para se certificar de que essa contratação traga apenas soluções, evitando qualquer tipo de dor de cabeça, seja para qual for a sua posição dentro dessa relação profissional é importante também seguir algumas dicas que podem otimizar essa conexão.

Criando uma relação de confiança com sua empregada

Para ter certeza de que a empresa contratada é de confiança é indicado seguir algumas etapas de verificação não apenas sobre a integridade dessa profissional, mas também para que exista uma relação clara sobre os direitos e deveres de todas as pessoas envolvidas.

Em primeiro lugar é preciso esclarecer quais são as suas expectativas, deixando claro quais são as funções a serem exercidas, indo desde uma limpeza diária até uma faxina a ser feita em uma cobertura de policarbonato, fora a diferença de uma empregada a uma diarista.

Caso você procure apenas por quem para limpar sua casa uma ou duas vezes por semana, a melhor solução é recorrer aos serviços de uma diarista, ela que deverá ser paga exatamente pelo dia trabalhado, diferente da relação mensal com uma empregada.

Ao optar por uma empregada tradicional é importante também pagar todos os benefícios corretamente, indo além do piso salarial, sendo possível destacar itens como:

  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • INSS;
  • FGTS.

Isso é tudo mais o que o couber entre os direitos dessa profissional, além daquilo que for acordado entre o patrão e sua empregada, como o valor do vale-transporte, refeição, entre outras questões que permitam a ele dedicar-se fielmente aos serviços em sua casa.

No fim, o mais importante é sempre ter uma comunicação aberta e clara com sua empregada, pois além de ser uma funcionária, ela irá conviver diariamente com você e sua família, sendo importante confiar nela, tal como uma porta de enrolar manual em uma loja.

Somente ao estabelecer uma relação de confiança entre ambos é que o melhor tipo de serviço poderá ser garantido para a sua casa, deixando sua residência sempre limpa e organizada graças aos serviços fornecidos por essa profissional do lar.

Quer contratar uma Empregada Doméstica?

Você quer contratar uma Empregada Doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a