img-famyle-logo-cor-horizontal
pet sitter

Como encontrar um bom Pet Sitter?

Índice

Talvez você já tenha ouvido falar em pet sitter, babá de animais, pet sitting, dog sitter ou babá de cachorro. Ou talvez esses são termos que soem como novidades, mas prometem ganhar bastante popularidade no país.

Sendo muito comuns em países como Inglaterra e Estados Unidos, esses termos são utilizados para designar a atividade de cuidar de um bichinho de estimação. De forma diferente de outras modalidades, é o cuidador que vai até sua casa prestar o serviço.

Neste artigo você vai aprender todos os detalhes sobre pet sitter, assim como dicas para escolher o ideal para seu pet.

Pet sitting: o que é?

O significado de pet sitting é cuidar de um pet no local onde ele vive, de forma que o cuidador vá até a residência do cliente.

Esse é um grande diferencial para dar mais qualidade de vida ao animal, porque em ambientes novos muitos podem estranhar e ficar mais ariscos, principalmente os gatos.

Existem casos nos quais os animais têm restrição para sair do lar, como no caso de uma patinha quebrada, por exemplo.

É preciso que seja uma pessoa treinada, que saiba usar o papel higiênico cai cai, que é extremamente útil para recolher as necessidades do pet e fazer o descarte correto.

Tudo isso sem contar na estrutura em que vivem, como no caso dos pássaros, que possuem seus viveiros. Isso ilustra bem a situação e reforça a necessidade desse trabalho.

Com todo esse cenário, você pode perceber como o pet sitting é extremamente útil para o universo dos pets, seja para cachorros, gatos, passarinhos, hamsters, répteis, porquinho-da-índia, entre tantos outros.

Esse serviço pode ser usado também para aquela plantinha especial que precisa de atenção na sua ausência. O fato é que todo ser vivo merece cuidado, carinho e conforto, e o pet sitting é exatamente a forma de zelar por estas criaturas que são membros da família.

É preciso que o cuidador designado, o pet sitter, saiba as quantidades corretas de aminoácidos nutrição animal. Também chamados de dog sitter, babá de animais ou babá de cachorro, o pet sitter é quem realiza o pet sitting.

É muito importante que sejam pessoas apaixonadas por animais, que passem por treinamentos para prover um bom trabalho.

É fundamental uma seleção rigorosa de quem vai exercer essa profissão, visando deixar as pessoas tranquilas de que seus pets estão em boas mãos. É preciso ter o cuidado com utensílios que podem assustar o animal, como lavadora elétrica de piso.

O que um pet sitter faz?

A ideia é que o pet sitter cuide do seu animalzinho de estimação quando você não pode fazê-lo. As babás de animais realizam tarefas cotidianas e pontuais, que visam o bem-estar do animal, como:

  • Lavar as tigelas;
  • Fornecer água fresca;
  • Preparar a comida e alimentar os animais;
  • Limpar o local das necessidades;
  • Trocar tapetinho ou caixa de areia;
  • Fazer o descarte e a higienização correta;
  • Trocar curativos, fraldas e realizar outras tarefas;
  • Administrar ou aplicar medicações (caso tenha experiência);
  • Fazer companhia, dar carinho e brincar.

Seja lá com o que for que você trabalha, como com brindes personalizados diferentes e tenha que fazer uma viagem, pode ficar tranquilo sabendo que seu pet está em boas mãos.

Como funciona?

Hoje existem sistemas que conectam as pessoas que precisam dos serviços e os pet sitters através de aplicativos.

Você realiza suas inscrição e escolhe o pet sitter que mais gostou com poucos cliques. Os usuários disponibilizam informações como localidade, perfil, preço, entre outros detalhes.

É possível conferir as avaliações de outros usuários sobre cada uma das babás para cachorro, agendar e fazer o pagamento pelo aplicativo.

O serviço do pet sitter

Ao ser contratado, o pet sitter se compromete a ir até a casa do animal e realizar as atividades requisitadas. Para um bom desempenho do serviço, é imprescindível deixar claro quais são as tarefas necessárias.

Os aplicativos usados para essa finalidade permitem um pré-encontro com o pet sitter, para que se possa fazer a análise da pessoa que você está contratando para ficar com seu pet.

O ambiente do animal é extremamente importante, tendo sua própria casinha que veio de um fabricante de casinhas plásticas para cachorro de confiança.

Por que contratar um?

Um dos primeiros pontos em que contratar um pet sitter ou uma babá de cachorros é que promove mais comodidade ao pet, pois ele permanece em seu território. Dessa forma não ficam estressados com o deslocamento ou por estarem em um ambiente desconhecido.

Cuidando de atividades rotineiras, o dog sitter pode oferecer água e comida fresca ao seu animal. Também faz parte do trabalho dar muito carinho ao pet, fazendo companhia para que não fique sozinho o dia todo.

Embora pareçam gestos simples, esses pequenos atos deixam os pets mais felizes e saudáveis. Para quem pensa que gato não precisa de tanta atenção, o trabalho de pet sitter pode mostrar outra visão.

Apenas de estar ali e trocar a caixa de areia já representa muito para os felinos, que podem se recusar a usá-la se estiver muito suja, além de diminuir o risco de doenças.

Ainda que os bichanos sejam independentes, também requerem toda atenção e carinho, sentindo falta quando os donos não estão em casa.

O pet sitter deve fazer uma análise de produtos alimentícios e escolher os alimentos mais frescos para fornecer ao animal. E de forma lúdica e recreativa, o pet sitter pode fornecer as mais diversas atividades para seu animal.

O seu passarinho, por exemplo, poderia ficar muito feliz de brincar na água fresca ou o hamster ficaria bem melhor em uma gaiola limpa.

Com tudo isso, com o pet sitting, mamães e papais de pet podem ter certeza que seus animais estão sendo bem cuidados, mesmo em sua ausência.

Como encontrar o pet sitter ideal?

Se você tem seu pet, sabe como é uma situação chata quando precisa viajar e não vai ficar tranquilo até saber que seu pet está em boas mãos durante sua ausência.

Existe a opção de deixá-lo em uma gaiola em algum veterinário de sua confiança, mas isso certamente deixará o pet estressado. Se você se preocupa com o bem-estar do seu animal, garantindo que ele se sinta bem e não se estresse, certamente vai contratar um pet sitter.

Mas então como encontrar a pessoa certa para providenciar o serviço de cuidado, amor e carinho para seu pet?

Por onde começar?

Assim como procurar informações sobre um cesto de lixo inox preço nas redes sociais e blogs, existem informações e avaliações sobre este serviço. Peça ajuda para seu veterinário de confiança, procure em revistas da área, leia blogs sobre animais, visite sites.

Pergunte por qualificações!

Entreviste com bastante atenção sua pet sitter, pois você procura alguém que se encaixe nos seguintes termos:

  • Seja confiável e responsável;
  • Tenha experiência em pet sitter;
  • De preferência tenha pets em casa;
  • Saiba cuidar de pets enfermos ou que precisem de medicamento;
  • Seja antenada em notícias pets;
  • Saiba modos de cuidados e limpeza;
  • Principalmente especificações da raça do seu pet;
  • Tenha bom relacionamento com animais;
  • Seja paciente com todos os tipos de animais;
  • Saiba seguir as regras que você impôs.

Todos esses tópicos devem ser analisados na hora de escolher a melhor pet sitter para cuidar do seu animal de estimação.

O que esperar?

Ao contratar um serviço de pet sitter, o profissional irá visitar sua casa, fazer perguntas e conhecer o lugar e o pet. As principais perguntas serão sobre:

  • Horário de alimentação;
  • Qual o tipo de comida que o seu animal consome;
  • A localização do tapetinho higiênico ou caixinha de areia;
  • Quantas vezes é para passear ou limpar a gaiola;
  • A hora e a quantidade da medicação, se necessário.

Também é pedido o número de telefone e o endereço do seu veterinário de confiança para algum caso de acidente.

O ideal pelo período de contratação é que se faça ao menos uma visita no dia para se assegurar que o pet se alimentou e não precisa de nenhuma intervenção médica de emergência.

O tempo da visita pode variar, mas o ideal é que seja pelo menos de uma hora para proporcionar um cuidado completo.

Se você trabalha numa empresa prestadora de serviços ambientais ou em qualquer outro segmento e vai precisar desse serviço, precisa confiar na pessoa que contratar.

Considerações finais

Existem alguns benefícios adicionais que podem ser oferecidos por um pet sitter, além de cuidar do seu pet, fazendo alguns serviços básicos na casa, como:

  • Abrir e fechar cortinas;
  • Acender e apagar luzes;
  • Tirar o lixo;
  • Pegar cartas;
  • Molhar as plantas.

Algo muito importante é quando ela for embora, se certificar de que todas as portas e janelas estão trancadas. Outra grande vantagem de ter uma pet sitter é a movimentação no local, casa ou apartamento, o que pode prevenir assaltos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

empregada doméstica

Motivos para contratar uma Empregada Doméstica

Contratar uma empregada doméstica pode trazer muitos benefícios que o empregador nem imagina. Porém, muitas vezes, por ser menos burocrático, a contratação de uma diarista

pet sitter

Fatos surpreendentes sobre pet sitter

Dentro do nosso cotidiano é comum sermos apresentados de forma frequente a fatos surpreendentes, isto é, informações que podem parecer estranhas à primeira vista, mas