img-famyle-logo-cor-horizontal
destralhar

Como destralhar pode valer a pena

Índice

Saber como destralhar algumas coisas da sua casa é essencial para que você tenha certeza de que pode contar com um espaço bem organizado e limpo para viver em paz e com oportunidades de consumir com mais consciência. 

A ação de destralhar ainda é algo que gera muitas dúvidas, pois se trata de um novo conceito de mercado, e ele nada mais é do que a ação de fazer uma limpa nas tralhas que se acumulam com o passar do tempo, seja em casa ou na empresa. 

Quando falamos de tralhas, nos referimos a alguns objetos que ficam parados em um espaço e que já não servem para mais nada ou que simplesmente já não usamos mais, na maioria dos casos, eles podem ser caracterizadas por: 

  • Roupas;
  • Sapatos;
  • Acessórios;
  • Móveis;
  • Aparelhos;
  • Livros;
  • Entre outras coisas. 

Tendo entendido isso, é normal que muitas pessoas pensem em como fazer essa ação de uma forma organizada e também como o ato de descartar aquilo que já não serve mais para você pode ser algo bom em sua vida. 

É preciso entender que tudo acontece aos poucos, para que você, de fato, comece o processo de destralhamento, é importante que conte com pessoas para te ajudar e uma boa fábrica de sacos plásticos para embalagem que te permite guardar o que for descartado. 

Muitos subestimam o processo de destralhamento, mas a verdade é que ele é muito importante hoje em dia, isso porque vivemos em uma era onde as pessoas consomem em uma velocidade absurda, e muitas vezes, são coisas que elas não usam com frequência. 

As pessoas que consomem sem parar, tendem a acumular coisas em suas casas, que nem elas mesmas se lembram quando as veem novamente, esse é apenas um dos sinais que comprovam a importância desse processo nos dias atuais. 

Tendo isso em vista, hoje iremos te ajudar a fazer um processo de destralhamento de forma prática e acessível, além dos benefícios que ele pode trazer para você, e como alinhar esse processo com profissionais que podem te ajudar. 

4 dicas de como fazer o destralhamento 

Em casos de processos de destralhamento onde muita coisa será descartada, contar com o aluguel de caçamba de lixo é essencial para que esse material seja destinado da forma correta e não traga prejuízos para o meio ambiente. 

Agora, quando o processo é realizado dentro da sua empresa, onde você sabe que os descartes serão em alta quantidade, contar com algumas dicas práticas faz toda a diferença nesse processo. Confira:

  1. Divida todo o processo por etapas 

A primeira dica ainda começa na teoria, ou seja, na organização do que precisa e do que será feito, para isso, é válido separar o processo por etapas ou até mesmo cômodos da casa ou empresa. 

Dessa maneira, você conseguirá focar todos os seus esforços em um espaço por vez e terminar o processo com a certeza de que realizou o destralhamento de forma eficiente e produtiva para sua rotina e espaço. 

  1. Pense bem sobre o que usa ou não 

Além disso, contar com um bom desinfetante bactericida para limpar os móveis e ambientes também é essencial nesse processo, assim como a reflexão sobre aquilo que você usa ou não, o que gera dúvidas na hora do descarte. 

Por exemplo, existem pessoas que não abrem mão de uma peça de roupa simplesmente porque a acham muito bonita, mas ela já não serve mais, mesmo com dor no coração, saber descartá-la é essencial para liberar espaço no guarda-roupa. 

  1. Aplique a técnica da ideia de mudança 

A técnica da ideia de mudança nada mais é do que conceito que defende a ideia de te fazer imaginar que está se mudando de casa e, para isso, tira todos os móveis e objetos do lugar para fazer uma limpa no ambiente. 

Muitas vezes, é durante um processo de mudança que as pessoas se dão conta do que já não usam mais e o que pode ser descartado, por isso, mesmo que você não vá, de fato, se mudar, aplicar essa ideia pode te ajudar a se livrar do que já não serve mais para você. 

  1. Saiba se o que separou pode ajudar alguém 

Por fim, mas não menos importante, contar com uma boa climatização de ambientes após uma faxina e processo de destralhamento faz toda a diferença na casa, assim como a leveza de saber que seus objetos serviram para ajudar outras pessoas. 

Em alguns casos, as roupas, móveis, livros e outros objetos que você deseja destralhar, ainda estão em bons estados, você só não os usa mais, entretanto, eles podem servir para ajudar outras pessoas que estão precisando daquilo. 

Com isso, você consegue se livrar de algo que está lhe ocupando espaço e ainda ajudar outras pessoas através dessa ação. Dessa forma, você conseguirá passar pelo processo de destralhamento de forma mais leve e organizada. 

Com que frequência devo destralhar minhas coisas? 

Uma dúvida muito frequente em torno da ação de destralhar é a frequência com a qual esse processo deve ser feito, afinal de contas, existem pessoas e empresas que sempre precisam se livrar do que não usam mais. 

Isso depende de caso para caso, pois uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, que entende a importância do consumo consciente, dificilmente juntará tralhas em seu escritório para que seja limpo todo mês. 

Agora, se você é uma pessoa que se considera consumista e toda semana compra algo novo para você ou sua casa, fazer essa limpa, pelo menos uma vez ao mês, torna-se essencial para a sua rotina. 

Com isso, vemos que não existe uma frequência exata e muito menos obrigatória para que você faça o processo de destralhamento, o importante é evitar que ele não passe dos 6 meses, caso contrário, o trabalho será ainda maior. 

Dessa forma, você conseguirá manter o seu ambiente sempre limpo e organizado, evitando problemas, desorganizações e acúmulo de sujeira e objetos que podem deixar o espaço ainda mais sujo e desconfortável com o passar do tempo. 

Benefícios de destralhar 

Partindo para os benefícios dessa ação, é importante frisar que em alguns casos, a coleta de resíduos perigosos se torna essencial quando for percebida a presença de algum material que possa colocar a sua vida em risco durante a limpeza. 

Através dessa ação, você traz ainda mais segurança para sua vida e garante que todo o processo será feito da melhor maneira possível, para que, assim, você alcance os benefícios da ação de destralhar, como:

Ambiente mais limpo e organizado 

Um deles e o que podemos considerar como um dos mais importantes, é justamente a conquista de um ambiente bem mais limpo e organizado para que você possa viver e trabalhar em paz e com qualidade. 

Ninguém se sente confortável vivendo em um ambiente repleto de coisas que acumulam sujeira e pó, por isso, a ação de destralhar te ajuda a colocar tudo isso em ordem e manter o seu espaço da melhor forma possível para te atender. 

Mais consciência de consumo 

Outro benefício muito importante é a consciência de consumo, que faz com que a pessoa tenha mais noção sobre o que ela gasta e com que ela gasta, entendendo que investir em uma mão de obra pintura é melhor do que tentar fazer isso sozinha. 

Além disso, essa consciência também faz com que a pessoa pense e repense antes de comprar algo que, daqui a um tempo, pode ficar parado em algum canto da casa e acabar se tornando uma tralha que será descartada com o tempo. 

Oportunidade de ajudar pessoas 

Por fim, mas longe de ser menos importante, esse processo ainda ajuda na geração de oportunidades para que você consiga ajudar pessoas que estejam precisando de objetos que você está descartando de sua casa ou empresa. 

Isso significa que, além de se livrar de algo que não usa mais, ter um ambiente mais organizado e mais consciência de consumo, você ainda pode exercer sua solidariedade e ajudar pessoas que precisam daquilo. 

Seja um perfil de borracha para acabamento ou até mesmo um cobertor, existem pessoas que podem estar precisando disso e, com a simples ação de destralhar sua casa, você consegue ajudá-las. 

Saiba como dividir as tarefas do processo com uma faxineira

Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre como você pode dividir as tarefas desse processo com uma faxineira, caso você já possua uma ou deseje contratar uma exclusivamente para te ajudar com isso. 

Bom, a forma mais simples de dividir esse processo é separando os espaços que ficaram sob a responsabilidade de cada um e destacando para a faxineira o que ela pode descartar e o que é importante consultar com antecedência antes do descarte. 

Contar com ajuda profissional durante esse processo faz toda a diferença, por isso, procure por uma faxineira de sua confiança e alinhe com ela a melhor forma de realizarem tal ação juntos. 

Dessa forma, você garantirá um processo de destralhamento que seja rápido e eficiente, deixando o seu ambiente ainda mais agradável, livrando-se daquilo que não serve mais e ainda podendo ajudar outras pessoas através dessa ação. 
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas