logo-blog
Search
empregada doméstica

Como contratar uma empregada doméstica de confiança em 2022?

Índice

A doméstica passa boa parte do dia dentro da sua casa, se relacionando com você e sua família. Sendo assim, você deve estabelecer uma boa relação entre patrão e empregada. Dessa forma, você consegue garantir que ninguém passe dos limites e o trabalho continue sendo feito da melhor forma possível.

Todavia, esse é um processo delicado e você deve prestar muito atenção para que não haja mal entendidos. Pensando nisso, nós preparamos esse artigo para você ficar por dentro de como ter sucesso na hora de contratar uma profissional doméstica.

Qual é o conceito de confiança?

Confiança pode ser definida como um estado em que um ser se sente com coragem para encarar desafios, pode ser também, ter fé em alguém ou alguma coisa, e também o de fazer com que as pessoas tenham fé em você. 

Essas são algumas maneiras de expressar a palavra Confiança.

A importância da confiança entre Empregador e Empregada doméstica

Em uma contratação de serviço,  é necessário que as pessoas confiem umas nas outras e para isso é preciso de muita disciplina e muitos meios diferentes como dinâmicas, treinamentos e simulações em situações reais e etc.

Para o trabalho ser realizado de forma eficiente, se trabalha junto com confiança nos processos e entre si, mas nem todas as pessoas tem toda essa confiança e acabam prejudicando o serviço mesmo que sem perceber.

Meios práticos são uma escolha muito boa para que as pessoas de uma organização se destacam no quesito da confiança, por exemplo: Um método antigo, porém muito eficaz é o da cadeira de pessoas, esse método é bem fácil, são necessárias 4 pessoas, 4 cadeiras e uma pessoas para retirá-las. 

As pessoas devem se deitar nas pernas das outras e não perder a resistência, e confiar que as outras pessoas não perderão as delas.

Isso é apenas uma pequena dinâmica que vai direcionar uma conversa mais aprofundada sobre a confiança que o gestor deve ter com as suas equipes sobre confiança.

Avalie habilidades da Profissional Doméstica

Após entrevistar as candidatas e colher referências, chegou a hora de avaliar os serviços da pessoa escolhida.

Utilize o contrato de experiência, que pode ser de 30 dias prorrogáveis por mais 30 ou 60 dias, e peça para que ela realize os serviços envolvidos na rotina, e avalie os resultados.

Perceba como ela lava, passa, limpa, cozinha, trata sua família e seus animais de estimação. Verifique o quanto de produto usa em cada tarefa de limpeza e na preparação dos alimentos.

Veja se o trabalho flui de acordo com o que você espera e se não há desperdício de água, produtos ou ingredientes.

Conheça a diferença entre diarista e doméstica

É importante saber a diferença entre ter uma funcionária e uma diarista.

As diaristas são trabalhadoras autônomas e exercem a atividade profissional por conta própria. O exercício é remunerado por “diárias” de até duas vezes por semana, no máximo, e não possui vínculo empregatício com o patrão.

As empregadas domésticas, por sua vez, trabalham mais de duas vezes por semana. O serviço pode ser prestado a um indivíduo, uma família ou um grupo de pessoas como moradores de uma república.

Vale lembrar que as empregadas domésticas possuem uma série de direitos trabalhistas garantidos, os quais são geridos atualmente dentro do eSocial.

Como todo empregado regidos pela CLT, elas devem cumprir todas as exigências estabelecidas na contratação.

Se você está convencida de que a opção mais adequada para a sua rotina é contratar uma empregada doméstica, saiba agora quais são os custos para manter essa colaboradora e planeje seu orçamento adequadamente. Até a próxima!

Realize uma comunicação de forma positiva entre ambos

O primeiro passo é trabalhar a comunicação entre a pessoa que está contratando a doméstica e a empregada doméstica. Aqui, não precisa entrar naquele pensamento de empregada que faz parte da família. Todavia, basta tentar manter um vínculo saudável e próximo com ela.

Dessa forma, vocês se comunicam com mais facilidade. Assim, é mais fácil que uma das duas partes consiga comunicar algo sempre que necessário. Quando algo estiver incomodando, por exemplo.

Uma relação saudável e respeitosa entre patrão e empregada faz com que o contrato dure por muito mais tempo. Além disso, ajuda a manter o ambiente de trabalho mais agradável para a empregada e garante o espaço pessoal para você e sua família.

Portanto, trabalhar a comunicação de forma positiva é a chave principal para estabelecer um vínculo saudável e duradouro.

Sempre se coloque no lugar do outro e valorize.

A valorização da empregada doméstica também é fundamental para fortalecer o vínculo entre ambos. Além disso, tratá-la com gentileza, elogiando o trabalho quando bem feito ajuda na auto-estima dela. Assim, você estimula, melhorando a relação de vocês e o desempenho do trabalho.

Portanto, sempre fique atento aos esforços de sua empregada no trabalho e então, sempre elogie por estar se empenhando da melhor forma. Dar feedbacks positivos é crucial, então fique sempre de olho nos pontos positivos do serviço prestado.

Além de tudo, essa dica vale para a humanização da funcionária que trabalha na sua casa. Não se esqueça que, assim como você, é uma pessoa que gosta de ser bem tratada e respeitada enquanto trabalha.

Contudo, essa dica assegura o bom humor e a autoestima de ambas as partes. Dessa forma, o ambiente se torna mais saudável.

Qual o limite máximo para o dia de trabalho da empregada doméstica?

Assim como na rotina normal, a doméstica deve ter uma jornada máxima de 8 horas diárias. A empregada pode fazer hora extra, entretanto não pode ultrapassar de 2 horas por dia. 

Por isso, é importante organizar a rotina da empregada doméstica. As horas extraordinárias são pagas com valor de 50% a mais.

Quer contratar uma empregada doméstica?

Você quer contratar uma empregada doméstica e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

pet sitter

Tecnologias que Facilitam o Trabalho dos Pet Sitters

As tecnologias modernas têm transformado significativamente o trabalho dos pet sitters, tornando-o mais eficiente e seguro.  Ferramentas como aplicativos de agendamento, câmeras de monitoramento e