logo-blog
Search
Baba

Como combinar as regras de trabalho com a Babá?

Índice

Se você é mãe de primeira viagem e não sabe bem como combinar as regras com a Babá, esse artigo vai te salvar. Leia com atenção e se ficar com dúvidas, consulte nosso Blog Grátis.

Como em toda relação de trabalho, é muito razoável que a babá, como funcionária, tenha ciência das suas obrigações e tarefas bem definidas, e também o que a família espera sobre seu trabalho.

O trabalho de babá é muito importante e ocorre muita proximidade, porque acontece dentro da sua casa, muitas vezes quando a família está ausente.

Desde o início converse de forma franca, sobre o que deseja que seja feito e o que não é para ser feito, para evitar mal-entendidos durante o trabalho.

Observe nas situações mais óbvias, como trajes inadequados, vícios ou receber visitas pessoais, e em outras mais sutis, como beijar seu filho ou deixá-lo assistir a vídeos ou mexer no celular, e explique de forma clara como se sente em relação a elas, inclusive sobre o uso de máscaras em determinadas situações.

Deixe tudo claro e acompanhe a reação da babá às suas ponderações. Essas preferências são muito pessoais.

Procure manter, desde o início, a relação de vocês no nível profissional. Respeite-a profissionalmente como gostaria que fosse tratada numa empresa, e ao mesmo tempo exija o mesmo respeito.

Direitos trabalhistas da babá em 2022 no Brasil

Os direitos do empregado doméstico estão descritos no site do eSocial, que também possui as ferramentas para que você faça as contribuições mensais necessárias.

O empregado doméstico tem os mesmos direitos que outros empregados. O patrão precisa, por exemplo, pagar vale-transporte, INSS, FGTS, férias de 30 dias com bônus de um terço do salário, décimo-terceiro.

A jornada máxima de trabalho é de 44 horas semanais. As horas extras precisam ser pagas, ou há a opção de fazer um banco de horas. O trabalho noturno (entre 22h e 5h) e acompanhamento em viagem também exigem pagamento extra.

Por isso tudo tem de ficar bem claro entre as partes. É bom estabelecer alguma maneira de controlar o horário de trabalho, como um caderno de ponto, em que sejam anotadas as horas de entrada e saída.

Fora salário, quais outros assuntos para combinar?

Alguns casos precisam ser conversados, por mais desagradável que seja mencioná-los para uma pessoa que você acabou de conhecer. Não tenha vergonha de ser específica sobre como quer que seu filho seja cuidado e como a pessoa deve se comportar na sua casa.

Afirme as regras com clareza, mesmo que pareça óbvio demais. Diga com todas as letras que o bebê não deve ser deixado sozinho em casa nunca, mesmo que esteja dormindo, mesmo que seja só por um instante.

Vida social

Deixe tudo acertado que não deseja que a babá receba pessoas na sua casa sem o seu consentimento prévio. E não deixe que leve seu filho para visitar pessoas.

Se já tiver confiança na profissional, é bom especificar os tipos de passeios que ela está autorizada a fazer com a criança fora de casa.

Você também pode especificar regras relativas ao uso do telefone celular durante o horário de trabalho, já que essa é uma fonte de distração. O uso recreacional (não para emergências) pode ficar reservado para os intervalos obrigatórios de descanso, determinados no horário de trabalho.

Privacidade

Babás executam trabalho de extrema confiança, tendo acesso a todo tipo de informação pessoal sobre você e sua família.

Fale abertamente que não deseja que sua vida privada faça parte de rodas de conversa no pátio do prédio ou no banco da pracinha.

Tenha você também discrição quanto ao que deixa à mostra pela casa, se não quiser divulgar detalhes de sua vida pessoal.

Do seu lado, pratique o mesmo tipo de discrição que gostaria que ela tivesse. Não fique comentando com outras pessoas do convívio de vocês sobre problemas e informações pessoais de que tenha ficado sabendo sobre sua funcionária.

Disciplina

Para o sucesso da relação, é fundamental que você e a babá tenham formas semelhantes de reagir ao comportamento da criança. Diga, por exemplo, que qualquer tipo de punição física está completamente descartada na sua casa, e explique bem como você e o pai da criança procuram controlar as variações de humor do seu filho.

Fumar

A maioria dos pais prefere que ninguém fume dentro de casa ou perto do bebê. Alguns não se importam se a babá fumar no jardim quando as crianças estiverem dormindo. Esclareça, desde o princípio, o que você não tolera.

Saiba, no entanto, que a mera convivência com uma pessoa que fuma já chega a ser prejudicial à saúde da criança.

Comunicação

Estabeleça uma rotina para se comunicar com a babá e saber o que está acontecendo com seu filho. Se tiver disponibilidade, entre em contato durante o dia e pergunte se ele comeu bem, a que horas dormiu etc., ou pegue o “relatório” ao vivo quando encontrá-la, no fim do dia.

Se você só cruza correndo com a babá, ou nem a encontra, uma opção é manter uma pequena agenda, parecida com as usadas em berçários, para que a profissional preencha todos os dias, com mais facilidade.

Você pode colocar espaços para informações como: a que horas dormiu e acordou, o que comeu, se comeu bem ou não, se fez cocô, se o cocô estava normal. Aí é só imprimir e mandar encadernar.

O que fazer para que a relação com babá seja um sucesso?

A verdade é que o assunto não se encerra uma vez que você encontre uma pessoa de que goste. Para que a relação funcione, além de boas referências, jeito com o bebê e disposição para ajudar da parte dela, você precisa ser uma boa chefe.

Converse bastante com a babá, explique em detalhes como cuidar do bebê, o que pode e não pode ser feito na sua casa e como entrar em contato com você ou seu parceiro em caso de emergências.

Tenha também sempre disponível o número do pediatra e de outras pessoas que podem ser acionadas (use nossa lista de telefones de emergência). Você pode pedir à funcionária que programe os números mais importantes no telefone dela.

Procure não sobrecarregá-la com outras tarefas da casa, como limpar a cozinha ou adiantar o jantar da família. Se para você é difícil cozinhar e olhar o bebê ao mesmo tempo, para ela também será.

É preciso combinar de antemão o horário de trabalho durante a semana e se ela vai trabalhar também nos fins de semana. Já vá pensando no que vai fazer nos dias de folga dela ou se ela precisar faltar por motivo de saúde, por exemplo.

No período inicial, é interessante que a babá seja supervisionada por outra pessoa. Nem sempre é possível, mas essa é a situação ideal.

Outra coisa que pede atenção a que os pais devem estar atentos é manter a hierarquia. Por mais experiente que seja a babá — ou enfermeira — e por mais inexperientes que sejam os pais, eles é que devem decidir as condutas com o bebê.

Mesmo que o bebê se adapte muito bem à babá, é provável que ele ainda sinta sua falta e demonstra isso na hora que você sair para trabalhar.Isso não quer dizer que ele não gosta da babá.

Por outro lado, se ele abrir um grande sorriso ao vê-la também não significa que já não liga mais para você.

Respeite a relação entre os dois, mas procure ter no final do dia um tempo especial para dedicar ao seu filho. Diga o quanto teve saudade, segure-o no colo e encha-o de carinho.

Quer contratar uma Babá?

Você quer contratar uma Babá e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a