logo-blog
Search
babá

Babás para crianças autistas

Índice

Se você tem uma criança com necessidades especiais, como crianças autistas, sabe que encontrar uma babá qualificada simplesmente pedindo referências de pessoas que você conhece pode ser muito difícil, pois crianças com necessidades especiais requerem cuidados e atenção especiais.

Além disso, sabemos que as famílias possuem muitas inseguranças ao delegar o cuidado de uma criança autista com outras pessoas, sejam da família ou sejam babás. Confiar o cuidado dos filhos a outras pessoas é sempre um desafio, que se torna ainda maior quando se trata de crianças com necessidades especiais.

Se você está procurando babás qualificadas para cuidar de crianças com autismo ou necessidades especiais, separamos algumas dicas sobre como encontrar uma babá que atenda às da sua família, confira!

Contrate babá qualificada perto de sua casa

O que é o Autismo?

Primeiro é preciso entender o que é o autismo e quais as necessidades da criança portadora dessa condição. Os transtornos do espectro autista afetam o sistema nervoso e geralmente são diagnosticados nos primeiros três anos de vida da criança. 

São considerados transtornos do neurodesenvolvimento e envolvem dificuldade em adquirir, reter ou usar certas habilidades ou informações.

Cada criança com espectro autista possui condições únicas, e o seu comportamento, por mais parecido que possa ser ao de outras crianças autistas, terá suas próprias condições, especificidades e a melhor maneira de lidar com essa criança é compreender e acolher suas condições únicas.

Os sintomas mais comuns que são considerados durante o diagnóstico de crianças autista são:

Pouco contato visual:

As crianças com espectro autista normalmente terão dificuldade em manter contato visual com frequência. Algumas poderão ter dificuldades de manter o contato por longos períodos e outras poderão apresentar dificuldade com qualquer momento de contato visual, mesmo que curtos.

Dificuldade de expressão:

Crianças com espectro autisa, podem ter dificuldade em usar e compreender a linguagem corporal, gestos e expressões faciais. Por isso, é muito comum que essas pessoas tenham dificuldade em compartilhar seus interesses e demonstrar emoção ou sentimentos, o que pode ser interpretado erroneamente como indiferença.

Conflitos com mudanças na rotina:

É muito comum que crianças autistas façam birras, chorem muito ou fiquem mais agressivas quando sua rotina ou o ambiente em que vivem passa por mudanças. Essas mudanças podem ser pequenas e nem sempre visíveis claramente para os cuidadores e podem incluir a troca da embalagem de seus alimentos preferidos ou a realização de trajetos diferentes do habitual para sair de casa.

Comportamentos repetitivos:

Os comportamentos repetitivos estão entre os sintomas mais comuns de crianças com espectro autista. Eles podem variar desde balanço do corpo, abanar das mãos, estalo dos dedos, andar nas pontas dos pés, movimentos da cabeça, entre outros. Normalmente se estendem por longos períodos e podem ser vistos como “manias” pela família, mas pode ser um forte indicativo da existência do autismo.

Além da repetição de movimentos, é possível identificar repetição de palavras também, ou sons em momentos de felicidade, brincadeiras e até mesmo estresse.

Sensibilidade a sons, cheiros, luzes e contato físico:

Ambientes movimentados e barulhentos, fogos de artifício, luzes piscando, cheiros fortes, toques ou o uso de certas roupas podem causar grande interesse ou até reações inesperadas, como choro e irritabilidade.

As reações podem ser leves, moderadas ou intensas e por isso a melhor forma de identificar essas sensibilidades é com o acolhimento e observação da criança nessas situações.

Contrate babá qualificada perto de sua casa

Como escolher uma babá para o meu filho autista?

babá

Escolher a babá ideal para cuidar de uma criança com transtorno de espectro autista pode ser um grande desafio, mas separamos algumas dicas de como entrevistar e fazer a escolha certa da babá.

A entrevista é um passo muito importante na escolha da babá para a criança. É nesse processo que será possível sentir ou não a confiança na profissional e entender sobre suas experiências e formações.

Ao entrevistar uma babá para crianças autistas ou com quaisquer outras necessidades especiais é importante recolher informações como:

  • Experiência: a babá já trabalhou com crianças especiais? Quais eram as necessidades da criança que ela cuidou?
  • Conhecimento: a babá sabe o que é o autismo? Possui alguma experiência de contato com crianças ou adultos autistas? 
  • Formação: a babá possui alguma formação acadêmica ou técnica que se tratem do cuidado pedagógico? Ou até mesmo já participou de palestras e eventos que tratavam de questões relacionadas ao autismo e condições especiais?
  • Dinâmica: quais são as formas que a babá lida com as adversidades? Crianças autistas reagem de maneiras diferentes como dito anteriormente, e é importante saber como a babá planeja lidar com os momentos de crise e sensibilidade da criança.

É importante descobrir se a babá está qualificada para o trabalho, mas também é extremamente importante que ela tenha o máximo de informações possível sobre seu filho.

Portanto, certifique-se de que ela deixe claro suas expectativas sobre o que ela deve fazer, quais tarefas são necessárias e onde ela precisa prestar mais atenção. 

Quando as tarefas, expectativas e informações sobre seu filho estão alinhadas com a babá, a probabilidade de um mal-entendido ou falta de comunicação se torna muito menor.

Contrate babá qualificada perto de sua casa

Como uma babá pode ajudar no desenvolvimento da criança autista?

Como o autismo afeta o desenvolvimento das crianças, o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais eficaz. 

O tratamento do autismo tem como objetivo principal a estimulação da criança para que ela se desenvolva da melhor forma possível dentro de seus limites e deve levar em consideração as necessidades de cada criança pois, como já dissemos, cada criança com autismo é única. 

As várias formas de tratamento incluem terapias como por exemplo, psicoterapia, fonoaudiologia, fisioterapia e ergoterapia. No entanto, o tratamento não deve se limitar a isso. Todos no círculo social da criança podem fazer sua parte para seu desenvolvimento, incluindo a babá que cuida da criança. Aqui estão algumas coisas que a babá pode fazer para ajudar:

Exercícios físicos:

Os exercícios físicos devem ser desenvolvidos na forma de jogos como pega-pega, morto ou vivo ou coreografia, e são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades sociais e motoras. Lembre-se de não ditar uma única forma de brincar e sempre deixe espaço para a criança orientar a atividade, desenvolvendo assim sua autonomia.

Exercícios sensoriais:

Estimular a atividade sensorial é uma ótima ideia. No entanto, lembre-se de que algumas crianças com autismo podem ser excessivamente sensíveis a sons, texturas e sensação de aperto, por exemplo. É por isso que é tão importante aprender mais sobre a criança antes de começar a trabalhar. Algumas atividades sensoriais que você pode fazer com a criança são: soprar bolhas, brincar com areia, massinha de modelar, pintar e desenhar.

Exercícios educacionais:

Atividades educativas são aquelas que envolvem alguma forma de raciocínio lógico, escreva seu nome, saiba sua idade, relacione formas, reconheça cores e assim por diante. Uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo em crianças com autismo é com um livro interativo e personalizado.  

O livro personalizado deve ser composto de acordo com a faixa etária da criança e deve conter atividades que a criança possa resolver tocando e interagindo com o livro.

Interação com a criança:

Em todas as atividades acima, é importante sempre manter contato visual com a criança e incentivá-la a olhar nos seus olhos também. Isso cria um ambiente de confiança e a criança associa esses momentos de diversão à interação social. Com isso ela aprende que lidar com outras pessoas e crianças é algo positivo e prazeroso, o que representa um grande avanço em seu desenvolvimento social.

Contrate babá qualificada perto de sua casa

Conclusão

A criança com espectro autista precisa de cuidados especiais e a família precisa de uma rede de apoio segura e de confiança. Escolher uma babá pode ser uma ajuda não somente para os pais e a família, mas pode ser um grande e importante contribuição para o desenvolvimento da criança. Com a Famyle você pode acessar o perfil de diferentes babás e cuidadores, e assim fazer uma escolha segura para contratar a melhor babá para sua criança. Acesse nossa plataforma e fale conosco.

Quer contratar uma babá?

Você quer contratar uma babá e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

personal organizer

5 Sinais de Que Você Precisa de um Personal Organizer

Um personal organizer pode ser a solução perfeita para quem deseja transformar espaços desorganizados em ambientes funcionais e agradáveis.  Se você constantemente se sente sobrecarregado