logo-blog
Search
faxineira

Aspectos a considerar ao contratar uma faxineira

Índice

A disposição de empregos em um país está muito atrelado ao cenário político e econômico local, mas existe também a questão cultural, que acaba por dar mais importância para certos cargos e setores. E se existe uma profissão a ser reconhecida, é a de faxineira.

Seja pela importância desse tipo de profissional ou pelo alto número de pessoas a trabalhar com essa função no Brasil. Isso em número que vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas, levando em conta as mudanças que ocorrem nas formações familiares.

Já que hoje encontramos um cenário onde ambas as figuras de autoridade de uma casa passam a dedicar-se também às suas carreiras, substituindo uma ideia antiga de uma parte da casa que devia largar a sua faceta profissional dedicando-se somente à casa.

Algo que também não deixava de ser um trabalho, já que o processo de manter uma residência em ordem pode ser bastante árduo diante da necessidade de fazer faxinas com frequência ou até mesmo usar de uma escada aço inox para trocar uma lâmpada ruim.

Isso além de muitas outras responsabilidades que podem aparecer enquanto alguém toma conta da casa. E esse trabalho se amplifica caso exista a presença de crianças no imóvel, que fora a questão da bagunça, ainda é preciso acompanhar a sua educação.

Envolvendo então arrumá-los para escola, lavar seus uniformes, preparar o lanche dos pequenos e aproveitar o tempo deles fora de casa para fazer uma faxina no quarto das crianças. Atividades quase impossíveis de serem gerenciadas junto de uma carreira.

Sendo tais cenários alguns dos responsáveis pelos quais as pessoas cada vez mais dependem da prestação de diversos serviços para que seja possível ter um melhor controle da sua vida.

Seja na procura por um jardineiro para trabalhar com o seu paisagismo de jardim, um decorador para fazer a ornamentação do seu imóvel ou até recorrer aos serviços de uma faxineira, com tal profissional tendo a missão de organizar sua casa frequentemente.

O que acaba por destacar então a importância dos profissionais de limpeza no mundo moderno, um tipo de serviço que pode ser encontrado em diferentes formas no mercado, sendo importante conhecê-las para entender qual é a opção mais adequada para você.

Modelos associados ao serviço de limpeza

O mercado profissional conta com opções cada vez mais diversas, acompanhando principalmente as novas tecnologias que estão disponíveis para esse setor, ferramentas que acabam por não só mexer em certas atividades, mas também com a sua oferta.

E isso não se aplica somente ao setor digital, já que diversos são os mercados que podem ser beneficiados pela adesão às plataformas digitais, tal como um decorador, que em seu site pode exibir exemplos de aplicação de cimento marmorizado e outros materiais.

A partir da visualização desse material em um piso pode ser que um cliente acabe optando por tal opção, para assim garantir que a decoração da sua residência esteja completamente alinhada aos seus interesses de design para um espaço em particular.

Esse mesmo tipo de flexibilidade pode estar atrelada também ao setor de limpeza, levando em conta um novo comportamento dos consumidores, capazes de contratar por esse tipo de serviço através na internet após pesquisar sobre a performance desses profissionais.

Ao falar especificamente sobre a área de limpeza, além da qualidade exercida em trabalhos anteriores, é possível também contratar esse tipo de serviço através de diferentes métodos existentes em relação ao trabalho de uma faxineira.

Cabendo a um indivíduo estudar bem essas opções a fim de contratar aquele que seja mais benéfico para o seu perfil, assim como suas necessidades. Entre esses formatos é possível dar um destaque especial para três, sendo eles:

Diarista

Os serviços de uma diarista estão atrelados a um profissional que irá trabalhar e receber através de um sistema diário, ou seja, não é alguém que irá visitar a sua residência todos os dias, já que o seu modelo de trabalho se destaca por ser um formato mais esporádico.

Contando com uma flexibilidade que faz que tal prestador de serviço não seja uma contratada exclusiva, sendo possível destacar algumas características desse modelo de trabalho, como:

  • Pagamento diário;
  • Não trabalhar mais que duas vez por semana;
  • Cumprir apenas o que for solicitado no contrato;
  • Permitir ao contratante trocar o profissional de forma frequente.

Um perfil ideal para quem não possui muita coisa para limpar e precisa apenas de um auxílio para tirar a poeira da estante, repor um dispenser de papel higiênico interfolhado ou cuidar das suas plantas certos dias por semana.

Serviço terceirizado

Se por um lado não existe uma contratação formal de um emprego por meio do sistema de diárias, onde a contratação é apenas pelo serviço, no modelo terceirizado ocorre algo similar, porém com tais funcionários sendo contratados por uma empresa terceira.

É um modelo comum para o meio empresarial, no qual uma companhia fornecedora de lavadora elétrica de piso pode trabalhar de perto apenas com profissionais de venda e de marketing, repassando a gestão do setor de limpeza para uma companhia especializada.

Faxineira doméstica

Por último se destaca a tradicional opção da faxineira doméstica, ou seja, alguém a ser empregado de forma direta, tendo assim um elo empregatício com os seus patrões, atuando então dentro de uma jornada semanal de trabalho, seguindo todas as normas da área.

Sendo importante conhecer de perto as regras da lei 13.467/2017, popularmente conhecida como a “Lei das Domésticas”, um conjunto de normas voltado a proteger uma profissional a atuar em serviços leves de faxina e a limpar móveis de fibra sintética área externa.

Para escolher o modelo que seja mais adequado a você, é importante analisar as características de cada modelo de oferta, assim como as suas necessidades, ao mesmo tempo que podem existir diversas razões que o façam recorrer a uma faxineira.

Por que contratar uma faxineira?

A decisão de se recorrer aos serviços de um profissional de limpeza, com destaque em particular para atividades executadas por uma faxineira, pode ter origem em razões diversas, mas de uma forma geral esses são os tópicos mais comuns:

  • Conquistar um maior tempo livre;
  • Ter a segurança de contar com um profissional exclusivo;
  • Possuir uma casa muito grande;
  • Não ter tempo para limpeza por causa do trabalho.

Questões essas que fazem com que um indivíduo não só procure pela contratação de um serviço de limpeza, mas acabe por recorrer especificamente aos serviços de uma faxineira exclusiva, responsável por cuidar da limpeza de um local em uma jornada usual de trabalho.

Podendo ser responsável por limpar a casa todos os dias, tomar contas das crianças e até mesmo cozinhar algum tipo de macarrão artesanal. Contanto que essa profissional seja devidamente paga por exercer atividades que estão além do seu contrato de limpeza.

É importante também contratar um número de profissionais que seja adequado para o espaço a ser limpo dentro de um imóvel, afinal se apenas você não dá conta de arrumar sua casa, mesmo tendo tempo disponível, o mesmo pode ser dito sobre alguém da área.

Tal como ocorre em uma mansão ou até mesmo um apartamento de amplo espaço, no qual existe a necessidade de se contratar por mais de um profissional, de forma a garantir que esse serviço seja executado sem nenhum tipo de desgaste a essas faxineiras.

E para quem está decidido a contratar uma faxineira, é importante observar alguns aspectos em relação ao perfil dessa pessoa profissional.

O que devo procurar em uma faxineira?

Para contratar uma faxineira de qualidade é importante observar e até mesmo testar a capacidade apresentada por essa profissional, garantindo uma seleção adequada por meio dos currículos preenchidos para tal vaga, tal como ocorre em qualquer processo de seleção.

Até por se tratar de um serviço profissional, assim como qualquer outro. E para se assegurar sobre tal qualidade é sempre indicado observar as recomendações recebidas pela sua possível faxineira, por via de clientes anteriores para quem ela prestou serviços.

Outra opção também é contratar os serviços de uma agência profissional, algo mais comum em uma companhia que trabalha com a oferta do ofício de diaristas, contratando alguém cujo perfil profissional esteja alinhado às suas necessidades específicas.

Seja para garantir a limpeza frequente de um tapete de vinil em rolo, instalado em um estabelecimento comercial, ou então existindo a procura por alguém para somente tirar a poeira dos móveis da sua casa algumas vezes durante a semana.

O mais importante é encontrar alguém que esteja disposto a dar o melhor em relação ao seu trabalho, permitindo com que você encontre sua casa limpa todos os dias, podendo usar o seu tempo disponível para outras atividades a serem executadas dentro do seu cotidiano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades