img-famyle-logo-cor-horizontal
higiene doméstica

Aprenda a organizar a higiene doméstica e pessoal 

Índice

Tomar conta de uma casa é uma tarefa que pode se mostrar mais complicada do que parece, com seus desafios sendo reconhecidos apenas por quem é responsável por manter a higiene doméstica desse local, por meio das limpezas e faxinas frequentes.

Um desafio que pode crescer de dificuldade não só de acordo com o tamanho do imóvel, mas também da quantidade de pessoas que moram ali. Isso porque mais pessoas na mesa de jantar significam também um maior volume de pratos e talheres na pia para lavar.

Dependendo do tamanho desses indivíduos aí a sua responsabilidade em relação à casa pode se tornar ainda maior, já que a sujeira feita por uma criança pode ser muito maior se comparada a de um adulto.

E assim como existem aquelas atribuições comuns e diárias, como retirar o lixo e varrer o chão, também há aquelas atividades que vão se apresentando com o tempo, como a necessidade de recorrer a uma empresa de limpeza de ar condicionado para limpá-lo.

E quanto menor for o seu planejamento de limpeza, maiores serão os desafios em manter uma casa limpa, já que o seu número de afazeres não costuma esperar pelo bom-humor de quem está responsável por limpar um cômodo, como os adolescentes com seus quartos.

Na mesma medida que as tarefas de casa podem se acumular, ainda existem os fatores externos que estão sempre presentes, como as suas responsabilidades no trabalho, que podem ocupar todo o seu tempo, deixando pouco momentos disponíveis para essa limpeza.

Mas isso se trata de algo que já esperado, pois o que realmente pode atrapalhar a arrumação da sua casa são aqueles imprevistos, como um cachorro de rua que morde o seu saco de lixo e espalha todo ele em frente da sua casa.

Para o caso citado acima, a compra de saco inviolável personalizado pode ser essencial, tal com aqueles usados para provas, mas adaptado para manter o seu lixo intocável e assim evitar mais um local a ser limpo, aumentando o nível da sua faxina.

De uma forma geral, é possível dizer que a garantia de uma arrumação bem feita depende especialmente de uma boa organização. E isso vale tanto para quem arruma a casa por contra própria como para quem contrata a ajuda de um serviço profissional.

Logo, para quem tudo fique perfeito na sua residência não apenas no dia de faxina, mas de forma contínua, é essencial a construção de um bom planejamento de limpeza.

O valor de organizar seus afazeres domésticos

Desde pequenos somos ensinados na escola sobre a importância de cuidar da sua higiene pessoal, até mesmo para evitar a formação de doenças. O mesmo pode ser dito sobre a limpeza da sua casa, necessária para evitar o acúmulo de insetos e bactérias.

Mas enquanto atividades como tomar banho e escovar os dentes soam como responsabilidades comuns, quando se trata da limpeza da casa essa mesma importância muitas vezes não acaba compartilhando o mesmo tipo de atenção por parte das pessoas.

O que não deixa de ser um grande erro, já que acúmulo de sujeira é capaz até mesmo de prejudicar o funcionamento de equipamentos diversos, com o filtro de sucção de uma máquina deixando de agir corretamente graças a alta quantidade de elementos sólidos.

E se até mesmo os aparelhos domésticos podem deixar de funcionar ao serem expostos a tanta poeira, o que dizer então do nosso corpo humano? Sendo essa uma relação que explica a conexão direta existente entre a higiene pessoal e a doméstica.

Tudo isso acaba por destacar a importância em agir para garantir a melhor organização possível da sua casa. Até mesmo para viver em um ambiente mais confortável, onde alguém saiba onde procurar por algum objeto que esteja precisando, por exemplo.

E ao garantir que a sua faxina ocorra da melhor forma possível, em um ritmo constante, passa a ser possível ter acesso a uma série de benefícios, tudo graças à sua organização nesse sentido, facilitando o acesso a práticas como:

  • Evitar acúmulo de sujeira;
  • Reduzir o tempo necessário para uma faxina;
  • Manter o ambiente organizado;
  • Evitar a falta de ânimo para sua arrumação.

As vantagens citadas são resultado direto da organização a ser adotada por um indivíduo, sendo importante adotar práticas para que tornem possível evitar até o mau funcionamento de um ar-condicionado, como uma sujeira no tubo de silicone transparente.

E uma forma de se garantir uma melhor organização da limpeza da sua casa pode estar na adoção de um cronograma de atividades. Uma lista que pode ser seguida tanto por você como pela empregada doméstica que pode ter sido contratada para esse tipo de atividade.

Montando um cronograma de limpeza

Ao contar com a criação de um cronograma é possível organizar melhor a sua vida, e quando o seu objetivo é justamente o de manter uma organização, só que da sua casa, então tal tipo de agenda acaba conquistando uma importância ainda maior.

E para que a sua faxina possa ocorrer da melhor forma possível é necessário então contar com um bom cronograma, com isso sendo algo que pode ser conquistado a partir das ações a seguir:

Listar suas atividades

Antes de colocar sua mão na massa, primeiro é preciso saber exatamente o que pode ser feito para manter sua residência sempre organizada. Nesse sentido é preciso listar desde coisas simples, como lavar a louça, até atividades maiores, como limpar as telhas da casa.

Para cada tipo de lar as responsabilidades podem ser diferentes, principalmente durante eventos específicos, como durante a realização de uma obra, onde o aluguel de caçamba de lixo pode se mostrar como uma atividade necessária, por exemplo.

Definir suas prioridades

Tendo essa lista em mão, o próximo passo é verificar a importância associada a cada uma das atividades listadas, definindo quais são as suas prioridades, assim como o tempo necessário para cumprir cada uma dessas tarefas presentes em seu cronograma.

Dentro dessas prioridades é possível citar a necessidade limpar a garagem apenas uma ou duas vezes ao mês, enquanto tirar a poeira dos móveis pode ser uma atividade semanal ou até mesmo diária, tudo isso devendo ser definido com atenção.

Reconhecer os diferentes tipos de arrumação

Quando se fala sobre essas prioridades de limpeza, é importante reconhecer também a diferença entre três pontos em específico, sendo eles a realização de uma limpeza, manutenção e faxina, assim como a diferença entre cada uma delas.

Enquanto a limpeza lida com atividades mais rotineiras, como passar o pano no chão, a faxina se trata daquelas ações mais pesadas, como lavar o banheiro, tirar a teia de aranha do teto ou até mesmo organizar a bombona 20 litros jogada na garagem.

Junto a tudo isso, existe também as atividades de manutenção, ou seja, aquelas que são garantidas no seu dia a dia, como lavar a louça, varrer a casa, questões que agem diretamente para garantir a arrumação de um imóvel de forma prática e contínua.

Estabelecer o melhor calendário

Para finalizar o seu cronograma de limpeza a questão das datas e horários é a que deve ser considerada, sendo importante definir o melhor dia e ritmo de arrumação para cada atividade, optando por fazer uma faxina semanal ou quinzenal.

Um calendário importante de ser debatido, principalmente por quem for contar com a ajuda de uma diarista ou outro tipo de profissional contratado, levando em conta o tempo disponível de trabalho dessa pessoa.

Mas além desse cronograma, estabelecendo o melhor dia para limpar até mesmo objetos mais escondidos, como uma bomba para fonte de jardim, é preciso ter atenção também a outro tipo de prática, no caso a escolha dos materiais de limpeza a serem usados.

O que não pode faltar na sua despensa

Pouco adianta contratar um profissional de limpeza se ele não possui acesso às ferramentas necessárias para garantir uma arrumação de qualidade. Nesse sentido é essencial a presença de itens físicos para essa faxina, como vassouras, rodos e panos.

Junto desses instrumentos existem também os produtos químicos, onde além de um detergente desinfetante é necessário contar com a ajuda de outros materiais, como:

  • Álcool;
  • Sabão de coco;
  • Limpador multiuso;
  • Limpa-móveis.

Além dos produtos que podem ser comprados no mercado, existem também as soluções caseiras que podem ser de bastante utilidade para garantir uma limpeza, tal como o uso de vinagre e bicarbonato de sódio para retirar sujeiras impregnadas em cantos da casa.

A tecnologia também pode ter seu papel nessa faxina. Algo que vale tanto para o uso de um aspirador de pó como de uma agenda eletrônica para listar suas tarefas. O importante é contar sempre com uma organização de afazeres, para manter sua casa limpa e arrumada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on reddit
Share on whatsapp

Tags

Posts Relacionados

organização

5 passos para um espaço rapidamente organizado

A palavra-chave para uma faxina de qualidade pode estar na organização que a pessoa responsável por tal tarefa adotar para a realização deste trabalho. Algo

babysitting

8 Erros a evitar durante o babysitting em 2022

Você sabe o quanto você pode aprender como trabalhar com babysitting?  Em primeiro lugar, você pode ajudar a construir habilidades parentais que podem ser usadas