Não faltam motivos para contratar uma empregada temporária. Para começar esta lista podemos falar sobre ajudar nas tarefas domésticas no final do ano ou até mesmo para cobrir a ausência do seu funcionário regular ou por licença médica, licença maternidade ou férias.
O trabalhador temporário pode ser a solução para muitos problemas, mas você não pode criar um problema resolvendo outro.
Em primeiro lugar, toda relação de trabalho deve obedecer às leis aplicáveis. Assim como o trabalhador com contrato permanente, o trabalhador temporário tem seus direitos.
A patroa deve conhecer todas as suas funções para não se endividar na Justiça do Trabalho. Vamos falar sobre isso?
Como funciona a contratação da empregada temporária em 2022?
O contrato de trabalho temporário é regulamentado pela Lei 6.019/1974, mas depois que a Lei 13.429/2017 foi publicada, ele sofreu alterações. Agora ele permite que o funcionário trabalhe formalmente, garantindo todos os seus direitos.
O contrato deve ser feito por escrito, com um documento definindo todos os pormenores, como os dias trabalhados, funções, e outros detalhes. Mesmo que o contrato seja temporário, os direitos da empregada doméstica continuam os mesmos.
O período de experiência no contrato temporário da empregada doméstica me 2022
O trabalhador temporário pode passar por um período de experiência. É uma forma não só do empregador, mas também do empregado se adaptar à nova rotina e avaliar as condições e a afinidade entre as partes.
Devido à legislação, o trabalhador temporário tem muitos direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O período experimental não pode exceder 90 dias. O empregador pode dividir o prazo total do contrato Maid Experience em dois períodos.
Como funciona o contrato de trabalho temporário de empregada doméstica em 2022?
O contrato a termo pode durar até dois anos. O empregador deve cumprir as obrigações impostas pela lei orçamentária. Se o patrão está contratando por um período menor e precisa de mais tempo com a empregada, ele pode estender o contrato.
Deve ser observada a duração máxima de um contrato a termo certo. Além disso, o empregador deve comunicar ao eSocial a renovação do contrato e registrar o evento S-2206.
O prazo para atualização do sistema é o dia 7 do mês seguinte à assinatura da prorrogação do contrato. Da mesma forma, é necessário atualizar a data prevista de término do contrato.
Como trocar o contrato temporário para o sem prazo determinado?
O contrato com prazo determinado muda para prazo indeterminado automaticamente após passar o limite de dois anos consecutivos.
A empregada pode ser contratada em uma nova oportunidade pelo mesmo patrão, mas precisa esperar o intervalo de seis meses para firmar o contrato em regime temporário.
Ainda assim, se o chefe não quer esperar para recontratar a mesma doméstica tem como opção a contratação com prazo indeterminado, firmando assim o vínculo de trabalho.
Quais são os outros direitos da empregada temporária?
Não apenas a funcionária com contrato com prazo indeterminado tem direitos, como também a empregada temporária. Os direitos trabalhistas são assegurados para todas as empregadas domésticas. Assim, entre os direitos estão:
- piso salarial da categoria;
- décimo terceiro salário;
- depósito do FGTS;
- jornada semanal de até quarenta e quatro horas;
- descanso semanal remunerado (DSR);
- hora-extra;
- adicional noturno;
- seguro-desemprego;
- entre outros.
Como funciona a demissão da empregada temporária em 2022?
O contrato de trabalho temporário pode ser encerrado de duas formas. Ou quando chega a data limite do contrato ou quando uma das partes escolhe não continuar com a relação de trabalho. Sendo assim, vamos explicar como funciona cada uma delas a seguir.
O contrato chegou ao fim
Logo depois que o contrato chega na sua data limite, o patrão não paga a multa rescisória, assim como é dispensado o aviso prévio. De tal forma que quando o contrato chega ao fim, não há nenhum problema para que seja finalizado.
O lado positivo é que o patrão não receberá nenhuma multa quando chegar a hora de fazer as contas da doméstica. Os valores que se aplicam nas verbas rescisórias são:
- saldo de salário do mês trabalhado;
- proporcional de férias com a soma do terço constitucional;
- 13º salário proporcional;
- saque do FGTS.
O contrato temporário é rescindido
Quando o patrão resolve demitir a empregada temporária antes do término contratual, terá que pagar uma indenização à empregada.
A multa para a dispensa sem justa causa é o valor de metade do pagamento que ela teria direito até o término normal do contrato, mais a multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O cálculo ainda inclui os outros direitos iguais aos da rescisão por fim do contrato.
A doméstica pediu demissão
Isso também pode acontecer! Se acaso a empregada temporária pedir demissão, o cenário muda um pouco, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Alguns direitos se mantém os mesmos, como:
- saldo de salário;
- férias proporcionais com acréscimo do terço constitucional;
- 13º salário proporcional.
Em contrapartida, a empregada que pediu demissão precisa indenizar o patrão pelo tempo que iria trabalhar. O valor não pode ultrapassar o valor que ela receberia nas verbas rescisórias. Além disso, ela também não pode sacar o saldo do FGTS.
Quer contratar uma empregada doméstica?
Você precisa de ajuda na realização dos seus serviços domésticos? Sabia que é possível contratar uma empregada doméstica ou faxineira de um jeito bem simples e seguro?
A Famyle está aqui para te ajudar em tudo que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades!
Crie uma vaga e deixe que o Famyle cuide de você e de sua família!
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!