A relação entre um paciente e cuidador de idoso é algo lindo de se ver quando é bem estabelecida e saudável, trazendo ótimos resultados para ambas as partes, pois se trata de um trabalho muito delicado e importante.
A velhice é uma parte da vida que chega para todos, e muitos nem sempre contam com a devida rede de apoio ou saúde para passar por essa fase com força e vigor, e é aí que entra o lindo trabalho dos cuidadores de idosos.
A maioria deles faz o que faz por amor aos seus pacientes e por entenderem a importância que possuem na vida de cada um, não é à toa que muitos idosos veem seus cuidadores como filhos e filhas com o passar do tempo.
Mas infelizmente tornou-se comum ver cuidadores que não possuem um bom relacionamento com seus pacientes, o que cria um espaço de solidão para ambos e um clima onde nenhum dos dois se sente confortável.
Além de saber como usar uma cadeira de rodas para ajudar os pacientes que precisam dela, o cuidador precisa de outras habilidades que o faça construir um ótimo relacionamento com seus pacientes.
Por mais clichê que isso possa parecer, construir um bom relacionamento com seus pacientes é essencial para a alegria do dia a dia e para a satisfação dele com o seu trabalho e consigo mesmo com o seu desempenho.
Demandas da profissão e habilidades necessárias
Ser um cuidador de idoso vai além de apenas fazer companhia para ele todos os dias ou levá-lo para passear de vez em quando. Para ser um bom cuidador de idoso é preciso atender a determinadas demandas e habilidade, como:
Cuidados com a saúde física e mental
O cuidado com a saúde física e mental é essencial para que o paciente se mantenha saudável e disposto para aproveitar a sua velhice com o máximo possível de alegria e felicidade, entendendo que esse momento não é, necessariamente, o fim de sua vida.
Atenção a alimentação e horários de medicamentos
A alimentação é muito importante, por isso recomenda-se a compra de um bom pão francês congelado para assar, que é prático para o dia a dia do cuidador e do paciente, além da atenção aos devidos horários de medicamentos que devem ser seguidos à risca.
Alegria, companheirismo e disposição
E é claro que a alegria, o companheirismo e a boa disposição por parte do cuidador são características essenciais para que a relação dele com o paciente seja boa e saudável, fazendo com que ambos se sintam satisfeitos com a rotina.
Essas são apenas algumas das demandas que um cuidador de idosos possui e também algumas das habilidades que ele deve ter para oferecer o seu melhor aos pacientes, seja como profissional ou como um bom amigo.
Como ser um bom cuidador e estabelecer bons vínculos?
Para ser um bom cuidador de idosos e estabelecer bons vínculos com seus pacientes é preciso não apenas ser um bom profissional, mas também uma boa pessoa, que tenha empatia e compreensão sobre o que acontece.
Muitas vezes um idoso não precisa só dos cuidados com sua saúde física, mas de uma pessoa que prepare uma deliciosa massa talharim caseiro e almoce com ele no jardim de casa ou assistindo ao seu programa favorito.
Um bom cuidador de idosos é aquele que entende a importância e a necessidade do seu trabalho, que vai além de apenas cuidar da rotina daquele idoso ou idosa, mas a responsabilidade de fazer com que ele se sinta feliz.
A velhice pode ser uma fase muito triste e solitária para as pessoas, por isso contar com quem seja um bom profissional e uma pessoa ainda melhor é o remédio mais eficaz para muitos pacientes.
Benefícios de uma boa relação entre paciente e cuidador
Para finalizar, não poderíamos deixar de listar os benefícios de uma boa relação entre paciente e cuidador de idosos, que são:
- Intimidade e amizade;
- Boa comunicação;
- Relação direta com a família;
- Rede de apoio acessível;
- Brindes personalizados bloco de anotações;
- Passeios divertidos;
- Momentos especiais;
- Boas e reflexivas conversas.
Sendo assim, podemos entender que a relação entre cuidador e paciente é algo que traz inúmeros benefícios para ambas as partes, gerando uma relação que irá marcar a vida de ambos e trazer lições valiosas para toda a vida.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.