O cuidador é responsável pelo cuidado de um idoso, geralmente empregado por uma família que não tem tempo ou condições para dedicar tempo ao cuidado de um familiar idoso.
O cuidador o acompanha durante o dia todo e muitas vezes tem que trabalhar no período noturno.
O idoso às vezes necessita de uma pessoa que lhe auxilie em alguns casos por causa de sua condição de saúde, seja física ou mental. O ideal é adaptar a casa quando isso acontece, para a segurança do idoso. Talvez essa situação pode ser temporária (por exemplo, se a pessoa acabou de fazer uma cirurgia), mas há situações em que se estendem até o fim da vida.
Em 2022, existem muitos profissionais que prestam serviços nessa área, mas na maioria dos casos a pessoa que exerce a função de cuidador é um familiar, como filha ou neto.
Dentre outras tarefas, o cuidador tem a responsabilidade de
- Auxiliar o idoso nos cuidados pessoais (higiene)
- Incentivar e ajudar na alimentação leve e saudável
- Assessorar na locomoção e realização de exercícios físicos
- Controlar as medicações
- Estar sempre atento ao estado de saúde do idoso
Percebe-se que muitas pessoas, até mesmo o cuidador, comete o erro de tratar do idoso como se fosse criança, o que é inadequado e pode constrangê-lo e afetar sua autoestima.
Ouça a opinião dele e considere seus desejos. Quando a pessoa é lúcida, ela é plenamente capaz de tomar todas as suas decisões e isso deve ser sempre respeitado.
Quer contratar um cuidador de idoso?
Você quer contratar um cuidador de idoso e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família!
Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!