Novas tecnologias são inventadas todos os dias com o intuito de facilitar a vida de todas as pessoas. No dia 13 de agosto, a Receita Federal lançou um aplicativo que promete facilitar a gestão dos contratos de trabalho dos empregadores domésticos.
O aplicativo eSocial Doméstico é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS. Ele permite que o empregador acesse e lance as informações de seus empregados domésticos direto do seu telefone celular.
Dessa forma, é possível ter maior agilidade em todo o processo. Além disso, o procedimento para baixar o aplicativo e começar a utilizá-lo é rápido e muito prático.
O eSocial doméstico ainda está em sua versão inicial, mas nos quatro primeiros dias após o seu lançamento teve mais de cinco mil downloads.
O que é o eSocial?
Se você é empregador já deve estar bem familiarizado com o eSocial. Mas se você pretende contratar um funcionário e ainda não conhece, este é um sistema do governo que unifica as informações dos empregados.
Ele foi criado com o intuito de modernizar as relações de trabalho no Brasil, combater a sonegação relativa aos empregados e garantir os direitos dos trabalhadores. Do ponto de vista do empregador, ele simplifica todo o processo e diminui o erro com cálculos, pois a guia é única.
Essa plataforma digital que tem mais de 1,5 milhão de empregados registrados, acabou de ganhar o seu aplicativo, que facilitará ainda mais o trabalho do empregador, já que ele poderá lançar todas as informações de seus empregados onde quer que esteja.
Funcionalidades disponíveis
Como o aplicativo ainda está em sua versão inicial, ainda não é possível executar todas as funções que estão disponíveis na versão web. No entanto, já é possível:
- fazer todo o gerenciamento da folha de pagamento dos empregados domésticos e geração da guia para o pagamento do DAE (Documento de Arrecadação do eSocial). O aplicativo ainda facilita o pagamento da guia pois copia o código de barras permitindo que o empregador pague no aplicativo de seu banco;
- reajustar o salário dos empregados preenchendo apenas os campos de novo salário e data do reajuste;
- imprimir o informe de rendimentos dos trabalhadores para que possam efetuar a declaração do imposto de renda;
Ainda é possível consultar o manual do empregador doméstico e perguntas frequentes.
Para começar a utilizar o eSocial doméstico, basta fazer o download do aplicativo, digitar o CPF, o código de acesso e a senha que já são usadas na versão web do sistema.
Funcionalidades que ainda não estão disponíveis
As funcionalidades mais importantes para o empregador já estão disponíveis no aplicativo, no entanto, ainda não é possível:
- admitir empregados pelo aplicativo;
- desligar ou realizar o afastamento de empregados;
- fazer rescisões;
- lançar férias ou adicional noturno.
Essas atividades ainda precisam ser feitas na versão web do eSocial, mas o governo já está trabalhando nas melhorias do aplicativo e em breve novas funcionalidades estarão disponíveis.
Você já baixou o eSocial doméstico? Deixe a sua experiência nos comentários.