6 dicas de produtividade para o seu home office

Índice

dicas para um home office mais produtivo

O sonho da maioria dos brasileiros é poder trabalhar em casa e dessa forma ter mais qualidade de vida. Essa já é a realidade de muitos profissionais que trocaram o escritório pelo home office.

Com a proliferação do coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a adotar este método de trabalho e seus funcionários passaram a trabalhar de suas casas. O que muitas pessoas não sabem é que trabalhar em casa é sim maravilhoso e nos dá muita qualidade de vida, mas é preciso saber gerir o tempo e as atividades de forma a não sair perdendo em produtividade.

A maior dificuldade em trabalhar em home office é justamente a liberdade que ele oferece e muitas pessoas não estão preparadas para lidar com ela. Mas não estar preparada não quer dizer que não é possível aprender e usar de algumas técnicas que aumentam a produtividade.

Neste artigo, iremos passar a você 6 dicas para aumentar a sua produtividade no home office, que com certeza farão toda a diferença no seu trabalho.

Dicas para aumentar a sua produtividade no home office

O home office requer adaptação por parte de quem o executa. Isso acontece porque o nosso cérebro está acostumado com um ambiente de trabalho e um ambiente doméstico. Quando chegamos em um escritório, ele reconhece que é hora de trabalhar. Assim como a nossa casa transmite a ideia de descanso.

Ao começar a trabalhar em casa, precisamos fazer alguns ajustes para que o nosso cérebro entenda quando é hora de trabalhar e quando é hora de descanso e lazer.

Para que continuemos produtivos, precisamos adotar algumas estratégias e usar algumas ferramentas de trabalho que facilitam a gestão do tempo. Abaixo estão 6 dicas que ajudarão você a aumentar a sua produtividade no home office:

1 – Determine o seu horário de trabalho

Por mais que o mais interessante do home office seja trabalhar em horários flexíveis, você precisa estabelecer uma rotina de trabalho caso queira manter a produtividade. Fazer home office não significa não ter hora para trabalhar ou trabalhar o hora que você quiser.

Até mesmo porque se você é colaborador de alguma empresa, talvez tenha que trabalhar em horário comercial ou estar alinhado com um horário de sua equipe de trabalho. Mesmo que você não tenha que reportar o seu trabalho a ninguém, precisa estabelecer um horário de início e um horário de término de maneira a estabelecer uma ligação com o seu cérebro para dizer que aquele é o momento de ser produtivo.

O comprometimento com os horários ajuda a estabelecer disciplina e a evitar distrações com pendências pessoais.

2 – Elimine as distrações

Quando trabalhamos em um escritório ou empresa, normalmente temos a nossa mesa ou um espaço de trabalho onde ficamos sozinhos ou com uma equipe de trabalho focada em suas tarefas. Nosso cérebro automaticamente entende que é momento de trabalhar e ser produtivo.

Estar em casa e no meio de nosso ambiente de descanso e  lazer pode trazer inúmeras distrações. É a televisão e o celular, os filhos pedindo atenção, o jardineiro cortando grama e o sofá confortável pedindo por um momento de relaxamento.

Além disso, você pode pensar que por estar em casa pode tirar alguns minutinhos para colocar a roupa suja para lavar ou fazer alguma outra atividade doméstica. No entanto, estas tarefas podem tirar o seu foco.

Após estabelecer o seu horário e rotina de trabalho, comprometa-se com ele e elimine todas as distrações. Avise a família que naquele momento você só pode ser interrompida em caso de urgência. Desligue a televisão e não fique checando as redes sociais.

3 – Se arrume como se você estivesse indo para o escritório

As pessoas realmente não costumam dar muita atenção para esta dica e ela é fundamental para que você consiga manter a produtividade no home office. Ao levantar-se da cama de manhã, vista-se como se você estivesse indo para o escritório. Coloque sapatos, maquie-se e então comece a trabalhar.

Pijama não é uma opção, a não ser que produtividade não seja importante para você. Além disso, pijama está associado a um momento de descanso e você não deve confundi-los nunca. Pode acontecer também de você ter que participar de uma reunião online e aí como fica?

Se você tem costume de tomar banho de manhã, melhor ainda. Após o banho coloque a sua roupa de trabalho (pode sim ser confortável) e comece o seu expediente.

4 – Separe um local somente para o trabalho

Por mais que você não tenha um escritório específico em sua casa, precisa criar um ambiente de trabalho. Pode ser um cômodo vazio que você não ocupe, uma mesa de trabalho que você coloque no seu quarto, mas de preferência que seja um espaço que você irá usar somente para isso.

O mais importante é que ele não tenha interferência externa, caso contrário você não conseguirá se concentrar e ser produtiva. Trabalhar sentada no sofá com o computador no colo não é uma possibilidade.

Mantenha esse ambiente organizado e com as suas ferramentas de trabalho. Caso ache importante, use plaquinhas na porta pedindo para não ser interrompida. É muito importante ter um local específico para o trabalho, dessa forma você associa ao escritório e consegue se manter produtiva.

5 – Use e abuse de boas ferramentas

Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar você a ser mais produtiva e organizada no home office. Você pode usar desde quadros brancos com post-its e agendas até ferramentas online como o Trello, o Slack e o Runrun.it.

Estas ferramentas de gestão de tarefas são excelentes para ajudar você a organizar as suas atividades e até mesmo a gerenciar uma equipe home office. Use e abuse delas.

6 – Não esqueça de fazer pausas e sair do trabalho no fim do dia

Por último e não menos importante, não esqueça  de fazer pausas durante o expediente e se desligar do trabalho no final do dia. Trabalhar muitas horas sem descanso diminui a sua produtividade.

No final do dia, sai do ambiente do trabalho e aí sim coloque o seu pijama!

Nem todos os profissionais estão acostumados com o home office ou acreditam que o ambiente doméstico é o melhor lugar para trabalhar. Mas ele pode ser o melhor lugar do mundo desde que você o transforme no seu ambiente de trabalho.

Seguindo estas dicas acima, você conseguirá manter a mesma produtividade do escritório e ter mais qualidade de vida, sem precisar gastar horas no trânsito. Também pode estar mais próxima de casa e da família. Basta fazer alguns ajustes!

Confira mais conteúdos no Blog Famyle!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on tumblr
Share on skype
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Crianças dando a mão

Categorias

Posts Recentes

Compartilhe em suas Mídias Sociais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Tags

Posts Relacionados

empresa limpeza

Empresa de limpeza

Se você está buscando informações de como contratar uma empresa de limpeza, esse texto pode te ajudar. Reunimos tudo que você precisa saber sobre a