logo-blog
Search
faxineira

11 dicas para contratar faxineira

Índice

Imagina chegar em casa e encontrar tudo de ponta cabeça, louça suja na pia, sapato de um lado, cesto lotado de roupas para lavar, banheiro sujo e quem sabe o cuidar da casa toma tempo sendo às vezes um segundo trabalho na nossa vida. 

Pensando nisso resolvemos dar uma dica para você saber como contratar uma faxineira com as principais dicas para você não contratar errado, de forma eficiente e segura, tanto para você e para sua faxineira. 

Comece sua busca pelas indicações de parentes e conhecidos

 Não é fácil encontrar uma faxineira que combine com o seu tipo de limpeza e que seja pontual, que acabe atendendo o que você necessita e deixe as tarefas do jeito que você gosta.  

E quando encontra a faxineira certo tem medo de indicar para as outras pessoas com medo de perder a preciosidade que tem, afinal, conseguir um profissional qualificado leva tempo e isso pode ser uma perda grande para você;

Peça sempre indicações de amigos e parentes de faxineiras, pois eles vão saber indicar alguém que trabalhou com eles e foi sempre certinho nas tarefas.

Apesar de usarmos muito o termo faxineira, hoje em dia há muitos homens nessa função e eles fazem um serviço mais pesado na casa, levantando móveis e arrastando objetos pesados, talvez seja uma opção para buscar se sua casa precisa de um trabalho assim. 

Pense nos horários e nas datas

Não dá para você contratar faxineira sem ter uma data estabelecida, seja estratégico em horários e datas, pois a trabalhadora tem outros serviços além deste, ela pode te deixar na mão se você não pensar em uma data certa para fazer o trabalho. 

Uma dica boa é sempre priorizar nas sextas-feiras, pois a casa fica limpa durante a semana e para o final de semana. Se você estiver para viajar, não adianta contratar, não vale a pena, contrate depois que você voltar da viagem. 

E sempre deixe tudo organizado um dia antes. Não tem como fazer faxina sem material de limpeza. 

Prepare sua casa para receber a faxina

A diarista não sabe muita coisa sobre os seus hábitos, onde você guarda seus objetos pessoais, sempre desenhe um mapa de onde estão as coisas para ela saber onde e o que guardar em cada lugar. 

Uma dica é, organizar a casa para que a diarista trabalhe melhor, talvez tirar algum tapete do lugar, juntas as cadeiras, isso vai facilitar o trabalho dela e deixar a sua casa ainda mais organizada.

Compre material de limpeza para a diarista

Nunca deixe faltar nada para a limpeza, ter os produtos em mãos é essencial para que o trabalho da faxineira seja mais prático, assim evita dela precisar fazer gambiarras na hora do trabalho que pode até manchar móveis e o chão. 

Peça para ela fazer uma listinha dos produtos que ela vai usar para você comprar no supermercado um dia antes.

Acompanhe a faxina e de dicas do que você gosta

Um exemplo prático é aquele que sempre escutamos, “ ahhh, a faxineira mudou tudo de lugar”, nos primeiros dias, acompanhe a faxina e mostre o que você gosta o que faça na casa, não deixe ela à deriva fazendo o que der e vier na cabeça.

Assim é claro que as coisas não vão ficar do jeito que você quer, afinal ela não tem como adivinhar o que você gosta ou não. 

Sinta segurança na faxineira

A confiança é primordial na relação com a faxineira, afinal, ela está entrando na sua casa onde você guarda coisas importantes, então converse bastante com ela e confie nela para deixá-la livre para estar em sua casa. Nunca atrase pagamentos, pague em dia, afinal, ela também tem que confiar em você.

Faça um contrato de serviço

Muita gente acaba não contratando uma empregada doméstica porque tem medo, pois acredita que tem questões trabalhistas envolvidas, bem, para que isso não ocorra de forma errada, faça um contrato com ela. Afinal ela não vai trabalhar todos os dias.

Ela deve trabalhar apenas como diarista;

Não deve chamá-la mais de duas vezes por semana na sua casa;

Não existe relação de chefe e empregado;

Não pode exigir horários fixos.

Veja se gostou do serviço para recontratar a faxineira

Depois que o serviço foi prestado, de uma olhada geral para ver se ela fez tudo o que você pediu. Se você gostou do que viu, muito bom, já temos uma parceira, é sinal que você achou a faxineira perfeita, da próxima vez já sabe quem contratar. 

Respeite a diarista

O trabalho de diarista é como um outro qualquer, nem por isso ela deve ser tratada com menos respeito, não custa nada oferecer um café como educação para ela. 

Deixe ela a vontade em sua casa, afinal ela vai lidar com a sua intimidade. A sua diarista é uma pessoa que também tem sonhos assim você, não custa nada praticar empatia com ela. 

Aproveite a casa 

Depois que você achar a faxineira ideal é só curtir a casa e tirar proveito de casa cantinho, afinal, não é sempre que a gente tem um tempinho para curtir o que é nosso. 

Sempre mantenha uma boa relação com a sua faxineira, pois não é fácil cuidar da sujeira dos outros e às vezes ela se depara com coisas que não são tão legais, mas se é uma profissional ela guarda sigilo total. 

Recomende

Uma faxineira depende de serviços autônomos, então não fique pensando se ela vai trabalhar para outra pessoa além você, recomende ela para os seus amigos, assim ela não vai te ver apenas como uma pessoa que presta serviços, mas sim com uma parceira em que ela pode contar para coisas mais difíceis. 

Agora que você já tem a sua parceira em mãos, não deixe de comentar o que você achou deste artigo e recomendar para outras pessoas que precisam dessas informações. 

Quer contratar uma Faxineira?

Você quer contratar uma faxineira e não sabe por onde começar? Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a