logo-blog
Search
10 coisas para fazer antes de contratar um cuidador

10 coisas para fazer antes de contratar um cuidador de idosos

Índice

Cuidar de uma pessoa idosa é um ato de carinho, mas sabemos que precisa ter zelo e cuidado. 

É muito comum acontecer de pessoas não preparadas cuidarem de idosos, pensando nisso fizemos este artigo falando sobre cuidador de idosos.

Selecionar o profissional ideal não é fácil, isso acaba gerando algumas dúvidas em quem está buscando este profissional. 

Veja quais as necessidades do paciente

Para evitar uma contratação equivocada é primordial que se pondere quais as necessidades do paciente. 

Dependendo do grau de complexidade é necessário que a cuidadora tenha uma formação em enfermagem e atendimento domiciliar. 

Estabeleça requisitos básicos ao cuidador

Uma das dicas para contratar um cuidador idosos que não pode ser ignorada é a realização de uma lista de pré-requisitos que o profissional deve ter. 

  • Ter carteira de habilitação para acompanhar o idoso em consultas médicas e outras atividades ou compromissos que exigem deslocamento;
  • Capacidade técnica de manusear aparelhos como por exemplo dispositivo para medir a pressão e o medidor de índice glicêmico;
  • Ter porte físico para erguer o paciente e deslocá-lo entre a cama e a cadeira de rodas, se necessário;
  • Não ser fumante;
  • Ser assíduo;
  • Preferência por gênero e/ou idade;
  • Entre outras peculiaridades pertinentes aos anseios da família.

Avalie suas necessidades

A disponibilidade de ajuda em casa varia de cuidados com acompanhantes para manter uma companhia sênior e assistência em tarefas domésticas leves ou recados, até enfermagem especializada para indivíduos com condições de saúde debilitantes. 

Se você não tiver certeza do melhor ajuste para seu ente querido, seu médico ou uma visita de avaliação inicial cuidador de idosos podem ajudar a determinar que tipo de atendimento é mais adequado à sua situação específica.

Pergunte sobre as verificações de antecedentes do cuidador

Não há nada de errado em ser exigente sobre quem você permite que cuide de um ente querido idoso. 

Certifique-se de pedir aos cuidadores os antecedentes criminais e referências.

Informe-se sobre o treinamento do cuidador

Pergunte quais requisitos de treinamento e certificação os cuidadores devem cumprir para o emprego, se houver. 

Certificações básicas como RCP e Primeiros Socorros podem proporcionar a tranquilidade de que o auxílio básico está disponível em caso de acidente enquanto o cuidador estiver de plantão.

Habilidades linguísticas especiais ou capacidade cultural, como treinamento para trabalhar como intérprete de libras pode ser importante para suas necessidades.

 Avaliar o processo de supervisão

Peça para conhecer cuidadores em potencial você provavelmente quer ter certeza de que o cuidador que você escolheu não é apenas bem treinado, mas também compatível com você e seu ente querido. 

Pergunte ao profissional sobre o processo de combinar cuidadores com clientes e certifique-se de que você e seu ente querido possam conhecer o cuidador antes do primeiro turno para garantir que a combinação seja adequada.

Peça referências

Para ter certeza sobre a proficiência de cuidador de atendimento domiciliar que você está considerando, você tem o direito de pedir referências. 

Os profissionais de atendimento domiciliar mais respeitáveis ​​poderão fornecer referências de clientes atuais ou parceiros de referência que possam atestar sua experiência.

Fale sobre um plano de cuidados

Quando você está pagando por alguém para fornecer atendimento domiciliar, provavelmente deseja ter certeza de que eles estão cumprindo as tarefas para as quais foram contratados.

Discuta um plano de atendimento com o cuidador de idosos antes do primeiro turno.

Com um bom plano de cuidados, você pode ter certeza de que seu ente querido está tendo suas necessidades essenciais atendidas, seja ajuda na manutenção da casa ou assistência no banho. Um plano de cuidados ajuda a garantir que nada significativo seja esquecido.

 Quer contratar um cuidador de idosos?

Você quer contratar um cuidador de idosos e não sabe por onde começar? 

Não se preocupe. O Famyle está aqui para te ajudar em tudo o que precisar e garantir que você encontre alguém que encaixe perfeitamente com suas necessidades! 

Crie uma vaga agora, corre baixar nosso aplicativo e deixe que a gente cuide de você e de sua família! 

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe!

Posts Relacionados

pessoa lavando as mãos

Todos os direitos das Empregadas domésticas

  Saber quais são todo os direitos das empregadas domésticas é fundamental antes de realizar uma contratação, isso porque, muitas vezes a sua necessidade não

Oprah Winfrey

7 mulheres empreendedoras e o que aprendemos com elas

Há séculos mulheres empreendedoras inspiram outras gerações com suas histórias de superação, conquistas e lições de vida. Muitas tiveram que lidar intensamente contra as adversidades

diarista

Critérios para Escolher uma Diarista Confiável

Ao selecionar uma diarista confiável, é essencial considerar vários critérios para garantir que suas necessidades domésticas sejam atendidas de forma satisfatória e consistente.  Desde a